A Coroa – A Seleção #05 – Kiera Cass

Passamos três volumes acompanhando America passando por sua Seleção, e a vimos encontrar seu próprio final feliz com o amor de sua vida. Agora, depois de passados vinte anos, é a vez de sua filha mais velha, Eadlyn, que acaba vivenciando uma experiência bem semelhante à de sua mãe, mas só que ao contrário, porque desta vez é ela a Princesa que vai precisar escolher um dos Selecionados para se tornar seu marido.   
Eadlyn era contra a competição a princípio, pois não acreditava que conseguiria encontrar nela alguém para amar ou viver uma história de amor como a de seus pais, que são apaixonados ainda hoje. Mas, por conta de algumas ocasiões urgentes que precisavam de distração, ela concorda em fazê-la enquanto o rei tenta encontrar uma solução para ajudar seu povo.
Nossa protagonista só não esperava que as coisas pudessem mudar tanto do início daquilo tudo até o final, e que ela se tornaria alguém completamente diferente, mas sem deixar seu cargo ou a importância dele de lado. Em meio a tantos acontecimentos importantes, bons e ruins, Eadlyn precisará encontrar uma forma de colocar tudo nos eixos como nunca antes esteve, e contará com o apoio e auxílio de sua família, dos que são próximos a eles, e também daqueles que não pensou que iriam modificá-la tanto: os candidatos a seu coração, os participantes da Seleção. E, em meio a tudo isso, ela percebe que, sim, todos podem ter seu próprio final feliz e que o amor pode estar onde a gente menos espera.
Assim que recebi meu exemplar em mãos, comecei minha leitura porque estava louca para saber o final desta série que eu acompanho há tantos anos (desde 2012), e também tive medo de pegar spoilers sem querer, visto que é um livro tão famoso e as pessoas comentam em todas as redes sociais, o que acabaria estragando minha experiência de leitura (já aconteceu comigo antes, e isso é realmente muito ruim). E li bem rápido, porque a escrita da autora é tão deliciosa e fluida que o tempo passa e a gente nem mesmo percebe. Gosto muito mesmo de sua forma de narrativa e já não vejo a hora de conhecer outros de seus mundos (Kiera, por favor, escreva mais obras logo!).
E agora, depois de lido, posso afirmar: eu realmente adorei esse livro! Acho, inclusive, que a autora acertou em ter finalizado com este volume, porque, assim, tivemos um final mais fechadinho para a trama. Além do mais, curti muito as atitudes que foram tomadas pela protagonista, sua postura, evolução e crescimento.
Eadlyn não começou sua história sendo uma pessoa fácil ou mesmo alguém que facilmente conquistaria os outros, inclusive o seu povo a achava arrogante. Mas foi lindo poder ver tudo o que ela aprendeu ao longo do caminho, como usou cada uma destas coisas para crescer como ser humano, buscando sempre o melhor para todos ao seu redor. Mesmo que eu não tenha adorado a personagem no começo, eu entendia sua forma de agir, e fiquei feliz de vez o resultado depois de cada etapa que vivenciou.
Preciso confessar que estou emocionada por Eadlyn ter escolhido ficar com o garoto que eu estava torcendo, porque isso quase nunca ocorre, visto que sempre torço pelo errado, tirando algumas exceções, mas porque estas são mais óbvias. Só que aqui ela tinha tantos pretendentes (alguns que eu nem mesmo lembrava direito sobre), que fiquei entusiasmada de que, mesmo sem ter dado grandes indícios certeiros antes de que ele era seu preferido, eu tenha acertado.
Quando soube que Kiera Cass iria continuar escrevendo livros de “A Seleção”, transformando a trilogia em série, mas protagonizado por outra personagem, fiquei com receio de que ela acabasse fazendo mais do mesmo, mas fico realmente contente em poder afirmar que a autora não foi repetitiva em momento algum e conseguiu inovar nestes dois livros, fazendo-os totalmente diferentes dos três primeiros, mesmo com suas semelhanças.
Ainda prefiro a trilogia original, porque a considero mais emocionante e mais interessante. Lembro que eu ficava ávida por mais a cada virada de página e a cada término de livro, o que não aconteceu nestes dois últimos livros, talvez porque a princípio Eadlyn não tenha sido a mais agradável das pessoas, mas acho que o enredo em si também tem a ver com isso, afinal, gostamos muito de ver as mudanças da personagem ao longo da trama, mas não é algo assim tão inédito por aí. , Muitos livros começam exatamente da mesma forma, mesmo com o pano de fundo diferente: um protagonista que não é muito fácil e nem muito carismático, que acaba enfrentando diversas coisas em sua vida que o fazem enxergar o mundo com outros olhos, transformando-se em alguém melhor no final.
Resumindo, esta duologia final é muito legal, só que não poderia chamar de inovador ou um grande destaque entre outros títulos no mercado. Mas nem por isso diminui seu apelo ou faz com que eu não tenha gostado de ter lido, pelo contrário, adorei e leria de novo. Só acho que a trilogia original foi melhor.
Desta vez, todas as pontas soltas foram amarradas, e a conclusão a que nossa protagonista chegou ao final foi bastante satisfatória e acho que um modo correto de lidar com tudo. Só acho que em alguns momentos, principalmente quando chegava ao fim, as coisas foram bastante corridas.
Além do mais, todas as conclusões a que chegou, ela não teve dificuldade em conseguir alcançá-las, visto que todos aceitaram facilmente (incluindo seu pai e sua mãe a respeito de algo muito importante!), e até mesmo o amor, que Eadlyn, claro, descobre, foi meio inusitado. Como comentei anteriormente, gostei muito de com quem ela terminou, mas não tinha tido grandes evidências de sua predileção por nenhum dos pretendentes até o momento em que ela percebeu que sentia tudo por ele, e que gostaria de passar sua vida ao seu lado. Então, mesmo adorando, queria ter tido um pouco mais de cenas entre os dois, e uma exploração maior destes sentimentos que ambos sentiam.
Eu amo as cores desta capa e o pano de fundo dela está maravilhoso, parece realmente iluminado e fica incrível em fotografias, mas não consigo gostar da pose desta menina e muito menos do vestido que ela está usando, que não condiz nem um pouco com a personalidade de Eadlyn, sua posição na monarquia, ou com o enredo do livro. A editora lá de fora tinha acertado tanto com todos os outros volumes, que eu sempre amava o novo mais do que o anterior, que realmente fiquei bastante decepcionada com o tratamento com o último livro de uma série tão querida. Principalmente levando em consideração que pessoas do mundo inteiro reclamaram quando a mesma foi divulgada e, mesmo assim, a editora internacional não quis modificá-la para agradar a maioria dos leitores, o que foi uma pena.
Este é o último livro da série “A Seleção”, que possuiu cinco exemplares, “A Seleção”, “A Elite”, “A Escolha”, “A Herdeira” e este, “A Coroa”, mais alguns contos extras. Estes últimos podem ser encontrados em e-books ou na versão física “Felizes para Sempre”, lançada recentemente aqui no Brasil, porém alguns deles também poderiam ser encontrados na edição anterior, “Contos da Seleção”, que já parou de ser publicada, porque todos os contos encontrados lá também são encontrados nesta nova edição, além dos novos. Tem resenha de todos eles aqui no blog e, para conferirem, basta clicar nos títulos. Da autora, ainda tem resenha de “A Sereia”, seu livro solo, e comentei sobre “O Príncipe”, um dos contos presentes nestas duas edições de extras, em uma resenha separada (podem clicar nos títulos para ler minhas opiniões também).
Para os fãs da série, “A Coroa” é uma ótima finalização, que fecha pontas soltas e traz uma conclusão mais conveniente a respeito do papel de Eadlyn diante do povo, em que ela procura ajudar e apoiar todos ao seu redor. Além do mais, é sempre um prazer rever personagens antigos que tanto gostamos e acompanhar o crescimento de uma protagonista poderosa, que deixa de ser arrogante e passa a se tornar alguém melhor, preocupada com a população.
Aos que ainda não leram nenhum livro de “A Seleção”, mas buscam tramas leves, envolventes, com personagens carismáticos e uma distopia bem bacana, não deixem de ler estes volumes escritos por Kiera Cass, que já conquistaram tantos leitores no mundo e estão só esperando para encantar vocês também.
Avaliação






Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Já li os 3 primeiros livros e AMEI, mais bem amadinho, Kiera está ganhando meu coração com essa série rs
    Tenho A Herdeira mas não tive coragem de ler ainda, acho que vou esperar ter A Coroa para ai sim ler ;D
    A história de Eadlyn parece ser bem interessante.
    E pelo que ando lendo parece ser uma leitura que flui super bem, adoro isso.
    Pela sua resenha fiquei ainda mais curiosa a respeito dessas continuações.
    Beijos,
    Caroline Garcia
    caarol.garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de ler A Coroa, para saber o desfecho mas confesso que é com aquele aperto no coração.
    Essa série conquistou meu coração e agora </3
    Tenho muito medo de ler resenhas por causa de spoilers, mas a sua só me convenceu de que eu preciso correr pra comprar esse livro!
    Parabéns pelo blog e pela resenha.
    Joice Alano
    joice-alano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Espero mesmo que feche a série bem, porque amei os outros 3 e esses dela tinham tudo pra dar certo também. Mas achei o primeiro com uma garota tão imatura e boba....é legal ver que conforme a leitura ela já mostra sinais de melhora e espero que nesse ela tenha mudado bastante e que o fim seja prazeroso pra mim. Depois daquele final do primeiro estou louca pra saber o que acontece. Parece bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Desde que a Herdeira foi lançado q eu to me segurando para ler. Eu sabia que ia precisar do final. Mas depois das resenhas dele fiquei com medo de não gostar muito (Falaram tão mal da Eadlyn).
    Mas sua resenha me convenceu que vou gostar sim \o/
    Ambos estão na lista de desejados esperando uma boa alma que me presenteie rsrsrsrs

    Abs
    http://blogmundodetinta.blogspot.com.br/
    blogmundodetinta@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tive receio de ler a herdeira, ouvi bastante opiniões diferentes, tanto pelo livro em si quanto pela personagem, até que criei coragem e li, nada comparado aos três primeiros, mesmo assim, foi ok. Agora estava em duvida se leria A Coroa, mas você me fez querer dar uma chance !
    mt obrigada, bjos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sua resenha, você pontuou bem os detalhes e pontos altos da trama!!!
    Eu amei, li no kindle no dia do lançamento, e curti muito desfecho, pois também estava com medo de a Kiera "estragar tudo" com esses novos livros.
    Amei o fato da Eadlyn ir se esforçando, abrindo mão do orgulho e dos próprios gostos e desejos para conquistar e ser amada pelo seu povo, além de aprender mais como realmente é ser rainha.
    Ela precisou de coragem, postura, abrir mão de muita, muita coisas e fiquei muito feliz por tudo ter terminado bem.
    Apesar de também ter achado muito rápido alguns acontecimentos, assim como, o romance. Eu estava torcendo para que o rapaz que ela escolheu, fosse mesmo o escolhido, porém, acho que teve pouquíssimas cenas fofas entre eles, cenas que culminariam nesse amor.
    Mesmo assim, amei!
    bjãaooo
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li a Herdeira apesar de já ter adquirido o livro, parte porque eu achei os 3 primeiros livros tão bons que fiquei com receio de que esse fosse estragar a história e parte porque todas as resenhas que eu havia lido não foram muito positivas em relação a personagem principal, o que me desmotivou bastante. Mas gostei muito da sua resenha e penso em vencer o medo e dar uma chance para os dois :)<3
    licia.alcova@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. Estou doida pra ler esse livro, curto muito essa série, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  11. Apesar de não ter lido (ainda) "a seleção", espero que este livro seja tão bom quanto falam.
    Ps.: Amei a sua resenha, você escreve muito bem e sabe pontuar os aspectos positivos e negativos do livro. :)

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha,adoro essa serie e já li os 3 primeiros e já tenho o 4, mas ainda não tive a oportunidade de ler, espero que A Herdeira e A Coroa sejam tão bons quanto os outros.

    ResponderExcluir