Encrenca - Non Pratt

Desde quando vi que este livro iria ser lançado pela Verus Editora aqui no Brasil, fiquei super empolgada com sua sinopse, que parecia trazer uma história bem gostosa e daquele tipo que nos faz refletir. Então, assim que me foi possível, eu quis começar esta leitura. Agora, venho comentar tudo o que eu achei sobre “Encrenca”.
Nesta história, conhecemos a protagonista Hannah Sheppard, uma menina de apenas quinze anos, mas que já viveu a vida intensamente. Isso porque, apesar da pouca idade, ela já teve relações com muitos garotos e acabou ganhando a fama de uma menina rodada. Fútil e popular, Hannah tem uma vida normal, pais separados, uma irmã menor e uma melhor amiga que é exatamente como ela.
Quando acabou descobrindo que estava grávida com apenas quinze anos, sua vida mudou de cabeça para baixo, pois, sem poder revelar para ninguém quem era o pai da criança, as pessoas começaram a achar que nem ao menos sabia, e agora ela passa maus bocados, sofrendo bullying na escola e ninguém, nem mesmo a sua melhor amiga, resolve apoiá-la neste momento tão difícil.
Aaron é um menino novo, que acabou de se mudar para o colégio de Hannah e que guarda consigo um segredo do passado, e a culpa por isso acaba corroendo-o por dentro. Ele e Hannah acabam criando uma amizade, e quando o boato da gravidez se espalhou por toda a escola, ele resolve assumir a paternidade, mesmo não sendo o pai, a fim de ajudar a sua amiga e redimir os erros do seu passado.
A partir daí acompanhamos os nossos protagonistas passando por várias decisões juntos, que jovens de quinze anos não deveriam passar sozinhos. Decisões como: se devem ter o filho ou abortar, como contar para os pais, como passar por este período, essas coisas, tudo de uma forma bem clara. Vemos como ambos, apesar da pouca idade e dos segredos (ele sobre o passado e ela sobre quem é o pai), conseguem ser bem maduros e lidar muito bem com tudo que estão passando.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista dos dois personagens principais, Hannah e Aaron, o que eu gosto bastante, já que assim conseguimos entender melhor tudo o que eles estão passando e sentindo, nos aproximando cada vez mais deles e nos dando uma visão mais ampla da história. Na parte narrada por Aaron descobrimos, em vários momentos, pedaços do seu passado, nos mostrando, assim, o que tinha ocorrido com ele, e qual era o segredo que ele carregava.
A narrativa é rápida, fluida e consegue nos mostrar de uma forma leve e franca, problemas que as pessoas podem passar, independente da idade, e como ter o apoio de alguém é sempre muito importante na vida. Gostei bastante de acompanhar nossos protagonistas, e de ver os seus respectivos crescimentos com o passar das páginas.
Acho esta capa bem fofinha e adoro que tenha relação com o conteúdo do livro. A diagramação está bem confortável para uma leitura fácil devido aos espaçamentos e ao tamanho da fonte do texto. As páginas são amarelas.
Esta obra de Non Pratt é daquele tipo de livro que nos faz pensar a todo instante em relação à vida de uma maneira geral, e de como precisamos de apoio. É uma história encantadora que consegue nos prender do início ao fim com personagens muito bem construídos e um pano de fundo brilhante. Recomendo este volume para todas as pessoas, pois é uma trama que consegue transmitir, de uma maneira leve, assuntos não tão leves, além de nos fazer refletir bastante.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário: