Meus Tempos de Ansiedade - Scott Stossel

Esse volume conseguiu chamar a minha atenção e despertar a minha vontade de leitura somente pelo título. Conheço algumas pessoas, muito importantes para mim, que sofrem de ansiedade, e a cada dia que passa novas pessoas estão sofrendo desse mesmo mal. Muitas vezes os indivíduos até mesmo sofrem calados por terem medo de falar que estão nervosos com algo ou que estão sentindo alguma coisa por estarem ansiosos. Por isso, assim que tive a oportunidade comecei esta leitura, e agora venho comentar um pouco sobre o que achei.
Com certeza esse é um tema bem complexo, já que cada um sofre de um jeito ou de um tipo, mas é sempre interessante a gente ler mais sobre esses temas, até mesmo para poder ajudar o próximo, tentar entender o que aquela pessoa que você conhece está passando, ou até mesmo por coisas que você mesmo esteja enfrentando em seus dias. Este livro começa relatando um ataque de pânico/ansiedade que o autor teve em seu casamento, e, a partir desta data, ele começa a pesquisar mais sobre o assunto, inclusive para conseguir entender de uma forma geral sobre o que passou.
Vemos, então, que o autor sofreu diversas vezes por ter uma fobia de viajar de avião, nos relatando como era o pânico que sentia, chegando até mesmo a ser palpável e angustiante a sua dor. Além disso, ele tinha outras ansiedades como o fato de não conseguir ser o centro de atenção de nada, ou seja, ele não conseguia apresentar nenhum tipo de trabalho que necessitasse de uma exposição pública, e nem nada do tipo em que tivesse que ser o centro das atenções. E ele também tem emetofobia, que é o medo de vomitar, mas não que fosse realmente vomitar, ele apenas tinha o medo de que isso acontecesse.
Mas não pense que esse é apenas um livro sobre um relato de um cara ansioso, que passou por maus bocados em sua vida. O autor utiliza as coisas que passou para falar sobre o assunto, e ninguém melhor para falar sobre um tema tão importante assim como alguém que realmente passou por tudo isso, e sabe como é sentir os sintomas. Ele analisa a ansiedade de tal maneira que aborda diversos temas e muitas pesquisas sobre esse assunto.
Foi bem interessante acompanhar as análises de Scott Stossel, e ver como sua esposa sempre esteve ao seu lado, mesmo com todas as coisas ruins que ele passou. Por isso, a última página é um agradecimento a ela, por ter ficado ao seu lado em todos esses momentos tão difíceis.
A capa é simples, mas intrigante e significativa com relação ao conteúdo do mesmo, então eu a curti bastante. A diagramação foi confortável para minha leitura, mas a fonte não é muito grande, o que pode incomodar alguns leitores, e as páginas são amarelas.
Recomendo “Meus Tempos de Ansiedade” para todo mundo que quiser conhecer um pouco mais sobre esse tema que aflige tantas pessoas do mundo, e que é um considerado até mesmo o mal do século. Acompanhamos um relato sobre a vida do autor, que teve muita coragem para revelar todos os seus sentimentos e pensamentos, além de suas pesquisas em relação a esse tema e suas opiniões sobre o mesmo, tudo narrado com senso de humor e seriedade ao mesmo tempo.
Avaliação








Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Esse não conhecia e achei bem interessante porque tenho/já tive leves casos de ansiedade, mas nada tão forte como parece ter no livro. É interessante por ele mostrar relatos do que sentiu ao passar por isso. É cada coisa...
    E parece ser fácil de ler, bom e com doses de humor. Legal pra saber mais do assunto mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante o tema abordado nesse livro.
    Sofro disso algumas vezes, principalmente no trabalho :(
    Fiquei curiosa a respeito do livro e leria ele sim, com certeza.
    Beijos,
    Caroline Garcia
    caarol.garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir