Tarzan - Edgar Rice Burroughs

Gosto bastante de ler os clássicos, principalmente aqueles que fizeram parte da minha infância e me lembram de uma época muito boa onde eu acompanhava esses heróis. Muito difícil alguém não ter escutado falar de Tarzan alguma vez na vida, já que existiam desenhos, filmes, bonecos, etc. Mas eu nunca havia lido o livro, escrito por Edgar Rice Burroughs, então, assim que tive a oportunidade, comecei a leitura desse clássico, que foi lançado pela Editora Zahar em uma edição belíssima.
Neste volume conhecemos John Clayton, um inglês que foi designado para investigar o tratamento que os negros estavam recebendo na África pelos oficiais, fazendo com que ele deixasse a Inglaterra juntamente com a sua esposa grávida, e ambos fossem nesta missão. O que ele não poderia contar é que, por conta de um motim, o casal seria abandonado no meio de uma costa no continente Africano, com vários animais selvagens. Mas eles acabam conseguindo construir uma cabana, para que, assim, consigam sobreviver na floresta. Porém, outra tragédia ocorre com esta família, fazendo com que eles percam seu filho que nasceu a pouco, deixando-o sozinho nesta floresta perigosa.

A antropoide Kala perdeu seu bebê há pouco tempo, então, quando ela viu o pequeno humano perdido na floresta, adotou-o como se fosse o seu próprio filho, tirando-o do perigo da vida selvagem. Mesmo com muitos de sua espécie olhando feio para ela, Kala ensinou ao pequeno Tarzan tudo o que um macaco deveria saber para sobreviver, e mesmo ele tendo uma infância difícil, já que desconhecia a sua origem e não se encaixava tão bem assim junto dos seus, Tarzan cresceu e se tornou um grande guerreiro capaz de enfrentar diversos perigos para proteger aqueles que ama.

Com uma narrativa rápida e fluida, essa edição lindíssima da Zahar conta também com a obra integral, uma apresentação sobre o livro, notas de rodapé que nos ajudam a entender melhor o enredo, e uma pequena cronologia sobre vida e obra do autor, Edgar Rice Burroughs.

Gostei bastante desta história e adorei acompanhar Tarzan desde a sua infância até o seu momento adulto. Foi realmente interessante poder acompanhá-lo vivendo, como humano, junto com outra espécie, e como foi que ele se comportou, o que aprendeu sozinho e como foi seu desenvolvimento. E também curti muito ver o lado selvagem e o humano coexistindo dentro dele.

Os personagens que conhecemos nesta trama são ótimos, sendo cada um deles incrível, e gostei bastante da descrição de todos eles. Apesar de achar a Jane um pouco impulsiva em alguns momentos, chegando até mesmo a se arrepender das suas atitudes, mesmo sendo descrita como racional, gostei de ver como ela acabou se relacionando com o protagonista.

A única questão que me incomodou foi a visão do autor a respeito do povo da África e algumas outras coisas neste estilo, mas entendo que ele viveu em uma época bem diferente da minha (a história foi publicada pela primeira vez em 1912) e, consequentemente, tinha uma maneira diferente de ver o mundo, muitas vezes sendo preconceituoso.

Esta edição pertence a coleção Clássicos Zahar, e é comentada e ilustrada. Sou completamente apaixonada por estas obras lançadas pela editora porque, além de serem clássicos incríveis, possuem comentários pertinentes ao conteúdo, nos auxiliando a entender melhor o que está sendo narrado, ou abrindo nossos olhos para algo que não vemos de primeira, além de agregar conteúdo.

As ilustrações foram feitas por Hal Foster para uma clássica adaptação da história para HQ. Seus traços são finos e simples, mas curti bastante, principalmente porque completam o enredo de forma incrível, dando vida às palavras do autor.

O projeto gráfico da edição ficou por conta da tão adorada por mim, Babilonia Cultura Editorial, responsável por vários outros títulos da Zahar. Amo todas as capas e com esta não foi diferente, as cores são fortes, curti bastante as silhuetas de Tarzan (na frente e atrás), a folha de guarda é uma graça, as páginas são amarelas e a capa é dura.

Duas curiosidades que acabei descobrindo é que este livro na verdade faz parte de uma série bem extensa (de acordo com o Goodreads tem mais de vinte volumes), mas este exemplar não depende dos demais para ser entendido. E a outra é que já foram feitas algumas adaptações cinematográficas da obra (eu só conhecia a da Disney), inclusive uma nova está prevista para ser lançada no meio deste ano, "A Lenda de Tarzan", com Alexander Skarsgård no papel do protagonista.

Recomendo esse volume para todo mundo que gosta dos clássicos, e quer conhecer um pouco mais sobre a história de Tarzan, o rei da selva. Essa edição da Zahar é a mais bonita dessa história lançada aqui no Brasil, por isso, além de trazer uma trama incrível, ela fica muito bonita na estante, fazendo com que nós, amantes de livros, fiquemos malucos para poder colocar a obra em nossa prateleira.

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário