Cozinha de Estar – Rita Lobo

Se existe algo que eu gosto bastante é livro de receitas. Eu posso não ser tão boa assim na cozinha, mas conhecer novos pratos é sempre ótimo. E ver como algumas pessoas conseguem elaborar coisas tão incríveis é melhor ainda. Rita Lobo é um exemplo disso. Ela criou o site Panelinha em 2000, o qual dirige até hoje, mas sua carreira começou bem antes. Formada em gastronomia nos Estados Unidos, Rita escreve sobre comida desde 1995, quando estreou na Folha de S. Paulo, atualmente apresenta o programa que criou, Cozinha Prática, no canal GNT, e é autora de diversos livros.
Neste exemplar, “Cozinha de Estar”, vamos encontrar receitas bem práticas para receber convidados, ideias de pratos, de quais combinam entre si, dicas, muitas fotos ilustrativas, texto simples e direto e muito mais. Mas não é só de receitas que o livro trata, então ainda encontramos maneiras de elaborar cardápios corretos e coisas a serem feitas “Antes Mesmo de Colocar a Água para Ferver” (primeiro capítulo do livro).
Nesta parte, ela dá dicas de como arrumar a mesa, caso estejamos buscando algo um pouco mais formal ou mais arrumado, então fala de “Material Básico para Mesa”, comentando sobre pratos, talhes, copos, e tipos destes, além de outros materiais utilizados, como bandejas, baldes, etc. Depois fala sobre como arrumar a mesa, como sentar os convidados, planejamento, checklist, e mais.
Em seguida encontramos um capítulo sobre como começar (limpeza, afiar facas, organização), que também fala de pesos e medidas, eletrodomésticos e utensílios, com muitas dicas sobre cada um dos itens, para ninguém colocar defeito.
E depois as receitas começam. No próximo capítulo encontramos caldas, sopas e algumas outras entradas. Depois passamos para “Saladas e Outros Acompanhamentos”, seguido de “Pratos Principais e Alguns Truques de Produção Culinária”, passando por “Sobremesas” e finalizando com “Drinques para Quebrar o Gelo”. Ou seja, é realmente um livro beeeem completo para quem quer servir um jantar, almoço, ou outro evento bem especial.
O mais bacana de tudo é que a autora está sempre fazendo comentários antes de cada uma das receitas que encontramos na obra, que ajudam bastante quem quer e quem vai prepará-las, e tem uma forma muito boa de apresentar o modo a ser feito.
No prefácio, Rita nos conta um pouco sobre o processo de escrever este livro, que começou em 2004, pouco antes de ela descobrir que estava grávida – chegando à conclusão que esta obra, então, foi escrita a quatro mãos (coisa fofa!). Ela também fala que queria fotos dos pratos, que não eram encontrados na primeira edição (tinha ilustrações), pois ajuda na hora do preparo, principalmente para os cozinheiros iniciantes, e que ela modificou alguns dos que tinha incluído inicialmente e alterou algumas receitas, além de ter mudado sua forma de cozinhar para uma maneira mais prática, que era a ideia do livro, entre outros detalhes. Adoro estes textos, porque aprendemos mais sobre o processo que a autora passou para desenvolver seu projeto até chegar ao resultado final, e também nos coloca mais próximos, mais íntimos dela como profissional e também como pessoa.
Algo bem legal é que todas as fotografias foram produzidas exclusivamente para este exemplar com materiais do acervo do próprio Panelinha, que ela garimpou mundo afora, inclusive em feiras de antiguidade, e também alguns de lojas de São Paulo. Eu fiquei completamente apaixonada pelas imagens (vou atualizar o post com fotos) dos fotógrafos Gilberto Oliveira Jr., Charles Naseh e Romulo Fialdini.
Antes de tudo começar, há uma carta de apresentação de Angélica Santa Cruz, diretora de redação da revista Lola, falando sobre Rita e este livro, e sobre sua experiência com ela antes mesmo de se conhecerem.  Algo que disse que eu concordo plenamente é a seguinte frase: “A Rita é que tem a adorável malandragem dos bons professores e consegue convencer as pessoas de que elas aprenderam tão rápido porque têm habilidade especial para aquilo”.
A edição impressa está linda, com o formato 24,6 cm x 19 cm, páginas em papel couché (estilo folha de revista, porém mais grossa) e ótima qualidade de impressão. Adoro esta capa e o fato de o exemplar estar rechiadíssimo de fotografias maravilhosas, que me deixam com água na boca com vontade de experimentar quase todas (menos as que possuem ingredientes que não curto, mas até estas são lindas de olhar).

Da autora, eu já tinha lido e resenhado outro exemplar maravilhoso de receitas, “Pitadas da Rita”, também publicado pelo selo Panelinha. Amei tanto quanto este, e vocês podem conferir minhas opiniões na resenha que fiz, recheada de fotos, clicando no título.
“Cozinha de Estar” é um verdadeiro prato cheio para quem gosta de livros de receitas, quer receber convidados com estilo, ou gostaria de prestigiar a talentosa Rita Lobo. É um livro para ler e ser lido, com receitas deliciosas para serem saboreadas sempre. Recomendo muito.
Avaliação




P.S.: O selo Panelinha pertencia à Companhia das Letras, porém, agora não encontrei informações sobre o mesmo no site da editora. Como eu recebi este livro em parceria com eles, e não tenho certeza do que pode ter acontecido, resolvi postar a resenha neste especial sobre a Companhia das Letras mesmo assim.


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Também adoro um bom livro de receitas. Mas não tem nada atual aqui em casa, o que a gnte pega mais mesmo é na internet. Adorei essa dica. Ele parece reunir uma ótimas receitas e se for fácil de fazer é ainda melhor, porque tem umas que não rola nem tentar xD

    ResponderExcluir
  2. Livro interessante. Minha mãe iria gostar rsrs
    Tenho pavor de fogão acredita?
    Consigo só fazer um brigadeiro e mesmo assim me apavoro toda kkkk
    Mas gosto de ler livros de receitas, só por ler mesmo :)
    Beijos,
    Caroline Garcia
    caarol.garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir