Pitadas da Rita – Rita Lobo

Sou apaixonada por livros de receitas. Não sei se vocês sabiam disso, mas sempre que vejo um fico louca para tê-lo. Quando é bonito, então, não resisto! Hahaha Eu não conhecia este “Pitadas da Rita” ainda, mas, quando estava passeando pelo site da Companhia das Letras, ele logo me chamou a atenção e fiquei com muita vontade de testar vários dos pratos ensinados e fotografados nele. Além do mais, esta obra foi a ganhadora do prêmio internacional Gourmand 2014, principal para obras de culinária e bebidas do mundo, então minha curiosidade a respeito do conteúdo ficou ainda mais aguçada.
Com meu exemplar em mãos, pude constatar o quanto ele é realmente interessantíssimo, com receitas incríveis e trabalho gráfico perfeito, então também posso afirmar que é um dos melhores livros de receitas que eu tenho em minha estante e estou apaixonada.
A obra é recheada de comentários maravilhosos da autora, – por isso o título “Pitadas da Rita” –, que com certeza nos ajudam bastante na hora da preparação das receitas, seja com dicas sobre o preparo do prato, alguma técnica para facilitar o processo ou fazê-lo ficar melhor, uma ideia para compor o prato ou até a mesa na hora de servi-lo, entre outros. E, como a própria autora define na Introdução: “[...]uma pitada é, acima de tudo, uma vontade de acrescentar algo especial ao momento”.

Ainda no sumário já podemos encontrar pequenas observações de Rita sobre algumas receitas imperdíveis, o que nos incita a já correr para olhá-las primeiro, como, por exemplo, “Esta pitada é imperdível!” – sobre o tópico ‘Legumes Crocantes’, ou “Modéstia à parte é espetacular!”, sobre o ‘Hambúrguer’, e muitos mais.

Para quem ficar preocupado com o conteúdo destas Pitadas, já aviso que não há necessidade para medo, pois toda e qualquer dica encontrada aqui foi testada e aprovada previamente tanto por Rita quanto pela equipe dela, que estão sempre pesquisando ingredientes, ideias, cardápios, utensílios, entre outros detalhes além das receitas, claro. Tudo isso contando com medidas-padrão e ingredientes acessíveis, e ainda nos mostrando passo a passo para não correr o risco de tentarmos algo em casa e sair errado.

Rita ainda comenta que fez este livro para ser lido de duas formas: a primeira delas é sorteando páginas ou receitas que deseja fazer no momento, a outra é lê-lo do começo ao fim, página por página, pois ela dividiu as receitas e pitadas por cores, sendo quatro delas, ou seja, quatro capítulos, cada uma representando uma intenção. A primeira, Azul, para você “se libertar e viajar na cozinha”, seguido por Verde, “a cor do consumo consciente”, o capítulo seguinte é representado pelo Amarelo, “uma cozinha ensolarada, afetiva [...] com jeitão de casa de mãe”, e finaliza com o capítulo do Vermelho, “as preparações são cheias de intensidade, têm um toque de insanidade e pitadas que transformam pratos do dia a dia em comida especial, cheia de charme”.

Um fato que achei muito interessante, além de dividir os temas por cores, o que é bastante original e criativo (e eu adorei mesmo!), é que a autora não seguiu uma ordem linear de apresentar os pratos. Ou seja, não traz as receitas naquela ordem de sempre (a forma reduzida): Drinques, Entrada, Prato Principal, Sobremesa. Ela as apresentou de forma aleatória, deixando o exemplar mais agradável já que não segue um padrão fechado, e, por que não, divertido?

A autora também fez um ótimo trabalho com sua forma de apresentar as receitas, com um pequeno texto antes de falar dos ingredientes, tudo bem informal, como se Rita Lobo estivesse de verdade do nosso lado conversando com a gente e nos ajudando enquanto preparamos aquele prato especial (porque com este livro, todos os pratos são especiais). E essa é uma sensação muito boa, imagina uma profissional destas em carne e osso junto com a gente na hora da preparação de uma receita? Um sonho, claro! Que quase se torna real com seu exemplar de “Pitadas da Rita” na sua companhia.

O mais bacana de tudo fica por conta da exposição de cada receita individualmente, pois além de conhecermos o prato da forma usual, com ingredientes e modo de preparo, e o pequeno texto que comentei aqui acima, ela também escolheu uma trilha sonora para cada prato e este é um diferencial incrível, além de todas as receitas conterem fotografias lindas e inspiradoras. E eu acho este um aspecto importantíssimo, porque odeio quando não conheço a receita e não tenho uma base visual de como ela deveria ficar depois de concluída.

Para incrementar ainda mais o conteúdo deste exemplar, Lobo escreveu algumas crônicas ou, como a própria escritora as chama, ‘croniquetas’, em algumas páginas espalhadas sobre, como já é de se esperar, comida. Estes textos são mais livres e ela bate um papo com a gente e conta sobre alguma coisa que vivenciou ou algo que sabe, por exemplo, e também servem como inspiração ao leitor.

Para quem não conhece a autora, Rita Lobo criou o site Panelinha em 2000, que você com certeza já deve ter acessado alguma vez (ou várias, provavelmente) para conferir alguma das receitas disponíveis, que são muitas. Ela também é autora de outros livros e possui um canal no Youtube com vídeos de receitas, dicas e outros especiais relacionados ao assunto. Rita inclusive já ganhou prêmios, apresenta receitas na televisão e o site Panelinha ganhou um programa de rádio com uma hora de duração. Agora, desde 2013 para ser mais específica, ela virou publisher e começou a editar livros de outros autores e o Panelinha também virou selo editorial pela Companhia das Letras.

Sobre a belíssima parte gráfica eu tenho muito a dizer. Primeiro a capa é singela e linda, e a versão impressa conta com capa dura e verniz localizado nos textos (título, nome da autora, etc.). Logo quando abrimos nosso exemplar, encontramos uma folha de guarda magnífica com as fotos dos pratos finalizados e bem coloridos – com as cores que ela escolheu para o conteúdo. As folhas são grossas e com uma impressão de ótima qualidade e conta com detalhes gráficos, como quadrinhos para destacar as pitadas, coloridos seguindo o padrão de cor do capítulo, assim como o jogo de cores dos objetos que compõem as fotografias das receitas, tanto do prato finalizado quanto das etapas de algumas delas. O texto está em um tamanho confortável para a leitura, assim como os espaçamentos.

Se você curte livros de receitas, gosta de se aventurar na cozinha ou conhece alguém assim, este magnífico exemplar de Rita Lobo é um verdadeiro presente. Sem dúvidas ele me inspirou bastante e tenho certeza de que as próximas refeições que eu for fazer vão ser muito melhores.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário