O Descompasso Infinito do Coração - Batidas Perdidas #02 - Bianca Briones

Clara é mãe de dois meninos pequenos, não tem uma relação muito próxima com o pai por casa da terrível madrasta, é rodeada de amigos incríveis e fiéis, vive um casamento morno, e possui uma baixíssima autoestima, inclusive por conta de quilinhos a mais que engordou ao longo dos anos, mas vive em sua zona de conforto muito bem. Até que vê toda a sua vida tranquila ruir completamente quando descobre a traição de seu marido, fazendo com que tudo mude drasticamente.
Bernardo é mais novo que Clara, mas igualmente maduro. Ele sempre foi apaixonado por ela, mesmo que somente à distância, tendo que guardar todos os seus sentimentos para si. Agora, com a separação iminente da amiga, ele percebe que pode ter uma nova chance de encontrar a felicidade e vai se agarrar a isso com todas as forças.
Mas, para derrubar as barreiras que Clara construiu ao seu redor por todas as coisas horríveis, traumas e dúvidas que vivenciou desde criança, vai ser preciso muito mais do que apenas demonstrar seus sentimentos. Bernardo precisará conquistá-la, mas somente depois de ajudá-la a superar tudo de ruim que a assombra e esperar que ela consiga se amar primeiro antes de poder se entregar a ele. Esta história mostra que o amor verdadeiro consegue superar e ultrapassar qualquer empecilho que por ventura aparecer em seu caminho.
A narrativa é em primeira pessoa, e os capítulos são intercalados entre o ponto de vista de Clara e Bernardo. Já comentei diversas vezes aqui no blog e vou reiterar que este é meu tipo preferido de narrativa, pois conhecemos a fundo os protagonistas, com seus pensamentos, motivações e sentimentos verdadeiros, e ainda temos uma visão mais ampla dos acontecimentos, levando em consideração que temos duas visões de uma mesma história, claro que cada uma delas com suas particularidades e momentos em que a outra parte não se encontra, mas é isso que deixa a trama ainda mais rica.
Todo o enredo e também os personagens criados por Briones são bastante palpáveis e parecem transpor as páginas do livro. Tenho certeza de que, quando você for ler, também vai identificar alguém que conhece naquelas palavras, alguma situação que vivenciou direta ou indiretamente, ou até mesmo conhece uma pessoa assim ou que tenha enfrentado algo semelhante em suas vidas. Ela conseguiu colocar tanta realidade no papel, que é impossível não se sentir ainda mais próximo de sua história.
“Eu sinto que quero ir e desejo ficar. Estou presa entre dois mundos. Parada diante da linha que separa minha zona de conforto do mundo, levantando o pé para cruzá-la, mas apavorada com esta possibilidade.
Por que tudo assusta tanto?”
Uma coisa que não podemos negar é que Bianca consegue nos fazer sentir com suas palavras. Em certos momentos ficamos felizes, em outros com raiva, alguns nos enchemos de esperança ou de tristeza, também dá para sentir alegria, decepção, entusiasmo e muitos outros. Mas, o melhor de todos é, sem dúvidas, o amor que transcende suas páginas e enche nossos corações.
Eu me identifiquei demais com Clara em muitos aspectos, apesar de viver uma vida completamente distinta da dela e ter diferentes tipos de pessoas ao meu lado, me apoiando nas coisas que acontecem no meu dia a dia. E, claro, não ter um Bernardo comigo (será que existe homem como ele no mundo?). Ela, inclusive, tem algumas dúvidas e reações que eu me imagino tendo também, ou eu mesma já pensei ou agi de maneira semelhante se tive que enfrentar algo parecido. Apesar de não ter gostado de alguns de seus comportamentos, principalmente em relação ao Bê ou do tempo que ela demorou a tomar alguma atitude sobre o amor que ele lhe dedicava, situação que eu teria reagido de maneira totalmente oposta à dela.
Bernardo é total e completamente apaixonante! Acho difícil que exista uma mulher que não gostaria de ter um homem como este em suas vidas, eu pelo menos queria que fosse possível um assim para mim. Ele ama a Clara com todo o seu coração desde sempre, e é verdadeiro, intenso e forte. Nada faz seus sentimentos mudarem, nem o tempo, a distância, a vida, outras pessoas, sendo elas companhias femininas ou gente que não quer ver o relacionamento dos dois ultrapassar as barreiras da amizade, e nem mesmo a própria Clara, que precisa enfrentar seus próprios demônios antes de se entregar a alguém. Agora me diz, quem não gostaria de ser amado assim, incondicionalmente? Aquele tipo de amor seguro, que você sorri ao lembrar que existe e está ali para você, ou, ainda melhor, com você.
É claro que me encantei com o romance deste volume, e gostei de ver ambas as partes amadurecendo antes de poderem se entregar um ao outro, principalmente a Clara, que tinha muitas coisas para aceitar e superar primeiro. Mesmo antes que ela própria percebesse que estava se apaixonando por ele eu já torcia para que compreendesse, aceitasse e se entregasse ao Bê e ao seu amor, ainda que eu tenha compreendido que não era a hora de ela fazer isto. E não fiquei uma página sequer sem torcer para que o amor platônico de Bernardo se transformasse em sentimentos correspondidos e que eles ficassem juntos no tão esperado final feliz.
Também curti bastante os personagens secundários, que estavam sempre ali, apoiando e servindo de alívio para muitas situações que os protagonistas enfrentavam, deixando tudo com um ar mais descontraído e também divertido várias vezes. Já imagino o casal que será protagonista no próximo volume da série, mas eu com certeza leria obras de vários outros.
A trama criada pela autora tem uma grande carga dramática e emocional e, como comentei acima, ela nos faz sentir de verdade muitas sensações. Porém, a autora nos apresenta estes pontos intensos de uma forma mais leve, nos tocando, mas não a ponto de nos fazer chorar ou sofrer desesperadamente pelo que estamos lendo. E este foi um ponto muito importante para mim, me que fez gostar ainda mais desta leitura, porque não gosto de sofrer com os livros, já que não consigo separar tão bem meus sentimentos das leituras e acabo me sentindo verdadeiramente mal quando um livro me destrói, então não consigo apreciar o que estou lendo e acabo não gostando nada, e até abandonando meu exemplar.
Este foi apenas o primeiro livro que li da autora e não pretendo parar por aí. Assim que possível, quero adquirir e ler todas as suas obras e o que mais ela for escrever, tamanho meu encantamento por sua escrita. A única coisa que acabou me incomodando um pouco foi a quantidade de vezes em que ela citou que Viviane e Rafael (casal do primeiro livro da série) enfrentaram muitas coisas antes de poderem ficar, enfim, juntos, pois o amor verdadeiro supera tudo. Isto é lindo e a mensagem também, mas acho que não precisava ser repetido tanto, o que acabou melhorando mais para o final do livro.
Eu não li o livro anterior desta série, apesar de desejá-lo muito e estar na minha wishlist desde seu lançamento, então posso dizer que a autora felizmente não solta grandes spoilers sobre o que aconteceu em “As Batidas Perdidas do Coração”. Ela cita os personagens principais, Vivi e Rafa, que fazem parte do grupo de amigos de Clara e Bê, e nós os acompanhamos em várias cenas, sabemos que eles ficam juntos (mas não considero isto um spoiler, porque, como são volumes independentes, o casal geralmente fica junto no final do livro que protagoniza), sabemos que passaram por dificuldades para ficar juntos, mas não quais foram elas e nem como as superaram. Achei ótima a forma como Bianca trabalhou esta questão e fiquei ainda mais empolgada para ler o primeiro volume da série. Só queria dizer que, se você também não tiver a oportunidade de ler na ordem, não precisa se preocupar com isto de maneira nenhuma.
Gosto muito da capa este exemplar, que tem algumas semelhanças com o primeiro da série, apesar de ser diferente, e ainda representa bem os personagens. O que mais gosto dela são as tipografias utilizadas para o título, que ficam bem harmoniosas com o resto e com o conteúdo ao mesmo tempo, já que não são delicadas e, sim, fortes e bonitas. A diagramação interna não apresenta muitos detalhes gráficos, exceto um pequeno símbolo na divisão do texto dentro dos capítulos e quadrinhos representando mensagens de texto, mas todo início de capítulo há um trecho de uma música, nacional ou internacional, que tem relação com a história de Clara e Bê. A fonte e os espaçamentos são confortáveis e as páginas são amarelas, facilitando uma leitura bem agradável.
Se você também é fã de romances e procura um incrível título para se envolver de maneira profunda, real e doce e ainda sentir as mais diversas emoções enquanto acompanha a vida de protagonistas maravilhosos, o amadurecimento deles e a busca para encontrarem a verdadeira felicidade e o tão esperado amor incondicional, acabou de encontrar o livro que vai fazer as batidas do seu próprio coração descompassarem.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário