Sem Coleira: A Vida Secreta dos Cães – Rupert Fawcett

Sabe aquele tipo de livro super fofo que é impossível ler sem sorrir pelo menos várias até chegar ao final? O que você mal pega nas mãos e não resiste a “dar uma folheada” e, quando percebe, já terminou de ler bem rapidinho, tendo alcançado a última página com aquela sensação gostosa de divertimento e alegria? “Sem Coleira” é exatamente assim, e ainda mais adorável por ter como tema os cachorros, estes seres tão especiais!
Se você tem um cachorrinho, gostaria de ter ou pelo menos ama estes animais encantadores, vai se deliciar com suas peripécias retratadas em tirinhas bem realistas por Rupert Fawcett. Afinal, ele nos revela por meio de ilustrações e tiradas espertas e engraçadas “A Vida Secreta dos Cães” – como o próprio subtítulo diz.
Em cada página há uma pequena história com personagens caninos como protagonistas, estando eles sozinhos, acompanhados de outros da mesma espécie ou de humanos. Cada historinha acontece em uma folha e vem ilustrada em um quadrinho grande, dois ou três retângulos dentro dele, quatro ou até seis quadrinhos sequenciais, ou seja, ou você vai encontrar uma cena única ou uma sequência de quadros formando uma cena extensa no mesmo espaço. O autor também brincou com o texto, ora os cachorros estão falando com os outros, ora pensando, ora só há legendas bem significativas a respeito da cena.

O mais legal é que as imagens são bem reais mesmo – pelo menos levando em consideração as coisas que nós vemos os cãezinhos fazendo, já que não podemos ler suas mentes ainda. Eu ficava sorrindo ou gargalhando me lembrando (ou vendo em tempo real) do meu Scott (meu cachorrinho) fazendo muitas daquelas coisas.
Um dos pontos altos destes cartuns é que, nas páginas dos livros, os animais ganham vozes ou seus pensamentos mais profundos são traduzidos, de forma bastante sincera, sensível e engraçada em diversas ocasiões.

A forma como Rupert criou seus personagens e suas histórias também acabam servindo de reflexão para o leitor a respeito das atitudes dos animais. Mesmo que não possamos comprovar com autenticidade que aqueles são realmente os pensamentos deles, lê-los nas páginas de maneira tão realista nos faz acreditar (mais ainda) que provavelmente são mesmo verdades, e conhecemos mais a fundo os sentimentos destes seres tão amados por nós.

Quando vi este livrinho pela primeira vez, ele logo me interessou de cara, afinal ‘cachorros + quadrinhos’ chama muito a minha atenção. Quando peguei meu exemplar em mãos e comecei a leitura, percebi que era mesmo meu destino tê-lo! E, se houvesse uma coleção dele no Brasil (lá foram já foram publicados mais livros), pode ter certeza de que eu iria querer todos na minha estante.

O autor, Rupert Fawcett, é cartunista profissional desde 1989, quando criou o personagem Fred, um homem careca e de suspensórios e chinelos, cujas tiras começaram a ser publicadas no jornal britânico Mail on Sunday e depois em muitos livros. Hoje já são mais de nove milhões de charges do Fred, e “Sem Coleira” (“Off the Leash” no original, publicado inicialmente no Facebook) é sua última criação.

Esta edição é um verdadeiro primor! Ela é de um tamanho diferente do padrão nacional e é quadradinha, com 15 cm x 17 cm e 160 páginas. As ilustrações são em preto e branco com traços mais simples e realistas, com linhas grossas e finas. A edição impressa conta com orelhas, páginas brancas e partes de trás das capas ilustradas com símbolos do selo Bicicleta Amarela, da Editora Rocco.

Para os apaixonados por cães, desafio vocês a lerem este exemplar inteirinho sem gargalhar pelo menos uma vez durante a leitura e ainda fechar a última página sem querer muito mais. Acho humanamente impossível. Hahaha

Com muita criatividade e bom-humor, “Sem Coleira - A Vida Secreta dos Cães” é uma indicação perfeita de leitura para os apaixonados por estes animais, já que nos faz ficar ainda mais encantados por estes bichinhos (se isso for realmente possível) e cheios de vontade de sair abraçando, beijando e coçando as barriguinhas de todos os cachorros do mundo. E, se você ama ou conhece alguém que possui este mesmo sentimento por estes seres caninos, este exemplar é um presente maravilhoso para deixar qualquer um feliz.

Avaliação 



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário