Organize-se – Donna Smallin

Confesso que não sou uma pessoa que se pode chamar de superorganizada, e, mesmo que eu me encontre nas minhas arrumações, outras pessoas de fora podem não ter o mesmo êxito. É por isso que fiquei bastante interessada neste exemplar escrito por Donna Smallin que, como o subtítulo já demonstra: “Soluções simples e fáceis para vencer o desafio diário da bagunça”, nos dá dicas de como sermos mais organizados em nossas vidas do dia a dia.
Eu já havia escutado algumas pessoas falando sobre esta obra pela internet afora, mas foi só quando recebi meu exemplar em mãos que percebi que ele é ainda mais famoso do que imaginei, afinal a minha é a décima sétima edição, o que quer dizer que ela já foi impressa todas essas vezes e muita gente já utilizou as soluções que Donna tão habilmente compartilha com seus leitores.
A edição está realmente muito bonita graficamente falando, o que eu considero ser um ponto essencial em um livro sobre organização, pois ele tem que começar mostrando que é adequado logo na apresentação. Afinal, imagine se fosse difícil entender o conteúdo porque a obra é mal organizada? Com certeza as explicações também não iriam servir para serem colocadas em prática.

Então o livro é dividido em seis partes, sendo elas ‘O Primeiro Passo’, ‘Arrumação Cômodo por Cômodo’, ‘Organização das Finanças’, ‘Administração do Tempo’, ‘Organização da Vida Doméstica’ e, para finalizar, ‘Transições’. Vou falar um pouco melhor sobre cada uma delas abaixo.
‘O Primeiro Passo’ possui quatro capítulos, que, como o nome sugere, nos ajuda a iniciar o processo de organização, a entender o que fizemos em nosso passado e o que queremos fazer deste momento em diante com nossas bagunças e organizações. Depois nos ajuda a realmente começar a caminhar neste processo. Com um plano em mãos, é hora de se movimentar para colocá-lo em prática. Para finalizar esta parte, a autora nos ajuda com dicas de como manter a organização, afinal isso não é algo para ser feito uma única vez, mas com regularidade.

Passada esta etapa super importante, vamos entrar na segunda parte, ‘Arrumação Cômodo por Cômodo’, pois desta forma é mais fácil e rápido trabalharmos: você começa um cômodo e termina com ele antes de passar para o próximo e assim por diante. Então Smallin nos dá conselhos do que fazer em cada ambiente especificamente. Esta é, portanto, a maior parte do livro e conta com oito capítulos.
E então vem ‘Organização das Finanças’, onde, com apenas dois capítulos, a escritora nos auxilia com estratégias para ampliar a poupança e diminuir as despesas, priorizando os gastos em torno das necessidades e não das vontades. Há, inclusive, um modelo de Orçamento Mensal que a leitora pode se inspirar para criar o seu próprio, que vai ajudá-la bastante neste processo.

A quarta parte, ‘Administração do Tempo’, com seus três capítulos, traz sugestões de como utilizarmos nosso tempo de forma muito mais proveitosa, tanto no trabalho quanto em casa. E, como dito logo no início do capítulo quinze: “Não podemos realmente administrar o tempo porque não temos controle sobre ele. Temos, entretanto, controle sobre o modo como escolhemos usar nosso tempo – e como não usá-lo”.

Chegando à penúltima parte, ‘Organização da Vida Doméstica’, que traz orientações para serem utilizadas em nosso dia a dia que podem, inclusive, aumentar a convivência familiar. Nos próximos quatro capítulos, Donna fala de trabalhar junto com os outros membros da família como um time, com objetivos e regras, que vão ajudá-los a passar mais tempo juntos ainda que façam muitas coisas diferentes; dicas de organização para quando há viagens familiares ou de negócios; planos para administrar a casa, incluindo refeições e limpeza; e encerrando com formas de proteção e segurança para o lar e para os membros que ali vivem.  

O desfecho da obra acontece na parte ‘Transições’, que possui dois capítulos e fala sobre como manter a organização mesmo em fases importantes e de transição que todos passamos na vida, como mudança de casa, nascimento de filhos, adoção de animais de estimação, entre outros. E ela mostra que, quando nos organizamos da maneira correta, poderemos manter o equilíbrio mesmo nestas etapas, lembrando que podemos ser flexíveis para mudar de hábitos quando estas situações ocorrem.

A parte gráfica é repleta de detalhes: os assuntos são separados por tópicos, algumas dicas ganham destaque em quadradinhos amarelos, beges ou cinzas, há diversas ilustrações espalhadas pelas folhas. Cada parte começa em uma página separada com desenhos no fundo, que é seguida por uma folha com explicações gerais sobre o que será encontrado nos próximos capítulos. O texto é todo bem espaçado e as fontes estão em tamanhos bem confortáveis para a leitura.


A autora enfatiza que não devemos complicar as tarefas de arrumação, pelo contrário, devemos buscar maneiras de deixá-las simples e fáceis com esquemas que funcionem bem e não gastem muito do nosso tempo, que é tão precioso nos dias atuais. É por isso que Donna nos insere a um mundo de variadas dicas e soluções para escolhermos e adaptarmos as melhores e mais ideais para cada um de nós, do nosso jeito e de acordo com nossas necessidades.
Com certeza indico a leitura e aproveitamento destas dicas no dia a dia de qualquer pessoa que tem a vontade de ser mais organizada na vida e na casa, porque com certeza Donna Smallin sabe como nos inspirar a dar o primeiro passo e depois seguir adiante com nossos planos organizacionais, basta queremos e decidirmos fazê-lo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário