MasterChef Brasil: As Receitas de Elisa Fernandes

Sou fã de programas de competição de culinária, então sempre que posso acompanho algum. Eu já adorava MasterChef há um tempo e, quando soube que teria sua própria versão brasileira, fiquei imensamente contente! E é claro que acompanhei todos os capítulos, torcendo pelos meus preferidos e ficando arrasada quando eles iam saindo, mas adorando toda a trajetória dos que ficavam.
Elisa Fernandes foi uma baita surpresa, seu carisma é evidente, mas foi sua evolução na cozinha que a fez ser a grande vencedora da primeira edição brasileira do MasterChef. E isso foi bem bacana de acompanhar, trazendo um resultado satisfatório para todos nós, fãs do programa.
Com este título de ganhadora, ela teve direito a um curso na França na famosa Le Cordon Bleu Paris, ganhou R$ 150 mil, equipamentos de cozinha, um veículo refrigerado, e também o direito de publicar um livro de receitas aqui no Brasil pela Editora Planeta. E a edição é um primor, que eu adorei poder conferir e ter em mãos, fazendo parte do meu acervo de livros do assunto.

“Neste meu primeiro livro que a Editora Planeta lança, quero compartilhar com você receitas diversas, dicas, truques, gostos pessoais, resgatar as memórias mais remotas e as técnicas que puder aprender. Também quero contar um pouco da minha trajetória pessoal, como se estivéssemos à beira do fogão, conversando e preparando o almoço ou o jantar. Eu espero que você curta não só as minhas anotações de vida, mas especialmente as dicas e receitas da primeira MasterChef do Brasil.”



Além das receitas, neste livro encontramos, na ordem, os seguintes capítulos: Introdução, onde Elisa nos conta um pouco sobre este sonho que vivenciou; seguido de Trajetória, que foi dividido pelos tópicos ‘Família, onde tudo começa’, onde comenta sobre sua família, incluindo o apoio da mesma, ‘O significado de cozinhar’, ‘Recebendo a última colher e vestindo o avental’, no qual fala sobre a experiência antes e durante o programa, ‘Elisa na Cozinha’, na qual dá dicas aos leitores através de uma interação direta, falando de seus pratos preferidos, erros na cozinha, dicas para iniciantes, suas influências, oportunidades e projetos futuros. Depois, também encontramos opiniões dos Chefs que foram jurados no programa sobre ela, seguido por uma página com Tabela de Conversão e Legenda, e outra com Cortes Culinários Clássicos, para em seguida, então, podermos acompanhar todas as suas receitas.


As receitas foram divididas por dificuldade, da seguinte forma: Ajudante, Cozinheiro, Subchef, Chef e MasterChef, esta última trazendo as mais complicadas, claro. A parte gráfica da separação das receitas também ganhou destaque, e a pontinha das folhas são da cor do nível que aquela receita pertence, que vão do amarelo ao vinho.
As selecionadas são maravilhosas e vão desde cremes e saladas, passando por rolinhos e massas até carnes e frutos do mar, com muitas outras entre elas. Todas estão bem apresentadas com uma linguagem fácil e direta, e algumas ainda possuem notas ou sugestões.

Algo que eu não sabia é que ela foi a última a ganhar uma colher e ser selecionada para participar do programa. Ou seja, além de talento, Elisa teve que contar com a sorte, visto que nem todo mundo teve a chance de ter seus pratos experimentados para concorrer às tão cobiçadas vagas e, logo na última colher, num caso de ‘é agora ou nunca’, Jacquin decidiu provar seu prato, o que lhe rendeu a vaga final. Aquele ditado que diz que os últimos serão os primeiros se encaixou perfeitamente neste caso, porque, afinal, ela acabou ganhando também o programa. Achei muito interessante descobrir este fato, principalmente porque não sabia que nem todos tinham a chance real de concorrer a uma colher, visto que só alguns tiveram seus pratos provados pelos jurados.
A edição impressa está uma graça, a começar pelo seu formato diferenciado, com 17 cm x 20 cm, folhas em papel couché (tipo folha de revista, só que mais grossa) com ótima qualidade de impressão. A diagramação está muito bem feita também, toda receita possui pelo menos uma fotografia de dar água na boca, além de título em letra colorida, legendas ilustradas, e fontes e espaçamentos bastante confortáveis para a leitura. Também há muitas fotos da própria Elisa, incluindo algumas da sua participação no programa de TV.

Para você que é fã de livros de receitas, esta é mais uma boa opção para se ter na estante. Com receitas bem variadas e totalmente apetitosas, a ganhadora da primeira edição do MasterChef Brasil, Elisa Fernandes, sabe o que está fazendo e nos conquista rapidamente com um cardápio incrível. E, para quem torcia por ela para ser a vencedora, esta é uma ótima forma de prestigiá-la.


Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário