Curso de Tarô e seu uso Terapêutico - Veet Pramad

"Quando percebemos e tomamos consciência de algo que não percebíamos, mudamos nosso destino. Quando existe consciência, existe livre arbítrio. Quando não existe consciência, existe destino" (Pág. 23)

Eu jogo tarô desde os meus dezesseis anos, já passei por todo tipo de fase com ele, desde usá-lo loucamente todos os dias para previsão, até consultá-lo esporadicamente para autoconhecimento. Faz tempo que não leio nada sério a respeito, então quando chegou a hora de escolher o livro da Madras eu fui de Curso de Tarô e seu uso Terapêutico, do autor marroquino Veet Pramad, lançado pela editora Madras.

Este livro é fruto do trabalho e pesquisa do autor ao longo dos seus anos de experiência, e seu objetivo é apresentar e ensinar o uso do tarô como ferramenta terapêutica, já que o tarô pode ser utilizado para duas finalidades, a primeira e mais conhecida como método adivinhatório e a segunda como método de autoconhecimento.

Assim Pramad apresenta em seu livro um texto introdutório ótimo a respeito do comportamento humano abordando questões que muito me lembraram temas abordados e discutidos ao longo da minha faculdade, já que ele delineia não só a psicologia do desenvolvimento como pitadas de psicanálise e psicologia analítica.

Questões como o que é o tarô, sua origem e história são brevemente explanados. Mas o destaque do livro fica por conta do seu novo método de tiragem que proporciona conhecimentos a cerca de si mesmo e do comportamento que temos.

Utilizando paralelos com a Cabala (confesso que boiei, eu não me entendo com a Cabala ainda!), astrologia e muita mitologia, o autor explora cada um dos arcanos maiores, menores e figuras da corte, tanto do ponto de vista visual das cartas que são ricas em símbolos (especialmente o tarô de Crowley) quanto de seus significados em uma tiragem. Osho e Crowley são autores bastante citados.

O modo como ele consegue juntar o mapa astral, o tarô e os elementos é muito útil e auxilia nos resultados obtidos. Eu sempre me utilizei do signo solar como apoio, mas nunca pensei em explorar os elementos do indivíduo, já que a falta ou o exagero dele em um mapa determina traços marcantes na personalidade.

Suas explicações para o que é conhecido como naipes é muito rica e uni-los com os elementos que são atribuídos a eles também cria riqueza maior para as cartas que deixam de ser apenas respostas objetivas, e passam a ser um quebra cabeça sobre o consulente.

No final do livro encontramos alguns apêndices interessantes, como explicações sobre exemplos de interpretações de tiragem, uma introdução a árvore da vida, e por fim o que muito pode auxiliar na aprendizagem tabelas com todos os significados resumidos por cartas, naipes, locais e etc, para uma fácil consulta.

Curso de Tarô não é um livro para quem nunca jogou, porque aprofunda conceitos que precisam já ter sido aprendidos, é sim um livro rico em conhecimento e profundidade para quem já joga e quer sair do básico e do premonitório. Vai virar livro de cabeceira para futuras consultas e tiragens, já que é um convite a deixar o destino para trás e tomar em nossas mãos nosso livre arbítrio a partir da consciência.

P.s Veet Pramad é marroquino, mas teve uma vida de altos e baixos por diversas partes do mundo, só a descrição da vida dele nas abas do livro já são uma aventura! Ele viveu com pessoas de diversas partes do mundo, e parece que atualmente está morando em nosso país!

Avaliação








Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Caraca!!! nunca pensei que eu fosse me interessar por um livro como este srsrsrsr, fiquei mais curiosa em conhecer depois que vc colocou o Quot da pg 23 do livro , e pelo que vc descreve sobre ele , me deixou super intrigada :D

    ResponderExcluir