Cidade dos Etéreos - O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #02 - Ransom Riggs

A primeira cosia que me chamou muita atenção neste título foi a parte gráfica de alta qualidade que a Intrínseca produziu, deixando qualquer maluco por exemplares bonitos, como eu, doido para poder tê-lo em mãos. Mas, como nenhum livro vive só da capa e do projeto gráfico, o motivo de ter tido mais vontade ainda de ler foi que eu já havia lido o primeiro volume e gostado bastante da história. Então, a sede de começar essa leitura estava gigantesca, até que eu finalmente saciei, e agora venho compartilhar com vocês tudo sobre esta obra. Caso você ainda não tenha lido o primeiro livro desta série, tome cuidado, pois esta resenha vai ter alguns spoilers dele.
No primeiro volume, “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, vimos que Jacob Portman, para descobrir sobre a verdade por trás da morte de seu avô, acabou indo parar em um orfanato em uma ilha galesa protegido por magia pela diretora do local, a Srta. Peregrine.



Esta continuação para exatamente no ponto em que o anterior terminou, com os meninos fugindo da ilha em um barco, mas, para a infelicidade deles, o barco que estavam acaba virando, fazendo com que Jacob e seus amigos peculiares percam tudo, exceto um baú que estava com os contos peculiares. Nossos amigos, portanto, passam por diversas fendas em busca de ajuda, na esperança de encontrar a cura para a adorada diretora, que está presa no corpo de uma ave e não consegue desfazer esta transformação. Eles resolvem, então, ir para Londres, a cidade que está destruída pela guerra, já que é lá que encontra-se o maior número de peculiares.



Como Jacob é capaz de sentir os etéreos (seres que matam e torturam os peculiares), sente que eles estão constantemente em perigo, mas o grupo de amigos, cada um com um dom diferente (uma produz fogo, a outra é muito forte, o outro é invisível, etc.), vive muitas aventuras e enfrenta grandes perigos em todos os momentos, nos proporcionando uma história cheia de ação, que não fica parada nem por um segundo. Neste mundo bizarro criado por Ransom Riggs vemos várias coisas bem estranhas, como o exorcismo de uma ave, uma mistura de jumento com uma girafa, entre outras coisas que fazem deste universo tão peculiar.



Esta sequência consegue ser ainda mais sombria e assustadora do que o primeiro volume, então se prepare para uma aventura bizarra, cheia de fantasia e ficção, que vai conseguir te prender do início ao fim com uma narrativa rápida e personagens bem peculiares, cada qual com um jeito especial de ser, nos encantando em todos os momentos. Não pense que este é um livro fofo, já que temos assassinato, entre outras coisas, mas nesta trama também tem espaço para um pouco de romance, e acompanhamos um casal bem legal que tem uma enorme decisão para tomar.



A capa original foi mantida e a acho perfeita para este livro. A edição da Intrínseca está completamente sensacional (como vocês podem reparar pelas fotos), com capa dura em um tom maravilhoso na cor azul clara, jacket com um efeito prateado metalizado, folha de guarda linda, fotos arrepiantes no miolo, além de texto bem diagramado e de fácil leitura e páginas amarelas.



Além de tudo, há alguns extras na edição, como um texto falando sobre as fotografias (que são autênticas!), um bate-papo com o autor, mais fotos e um capítulo do terceiro livro da trilogia, “Biblioteca de Almas”, que será publicado no começo do segundo semestre.



Até o momento, o primeiro volume desta trilogia só foi publicado aqui no Brasil pela Editora Leya, porém, a Intrínseca já comprou os direitos e no final de 2016 publica sua própria edição, provavelmente seguindo o padrão gráfico deste volume e eu não vejo a hora de ter o meu exemplar em mãos para combinar na estante. Além destes, a Intrínseca também vai publicar o exemplar “Tales of the Peculiar” ("Contos das Crianças Peculiares") este ano também.



Se você gosta de histórias diferentes, com uma pegada horripilante em um universo bizarro, não pode deixar de ler “Cidade dos Etéreos”, que mistura todos esses elementos e muito mais em uma história deliciosa. Ransom Riggs conseguiu fazer uma continuação ainda melhor do que o primeiro volume, e nos levou novamente para uma aventura surpreendente. Ao leitor que curte este tipo de livro, não deixe de ler esta obra. E digo mais: corra logo para começar a leitura, já que o primeiro volume foi adaptado para as telonas e dirigido por Tim Burton, e a estreia é ainda este ano!
P.S.: A quantidade de fotos desta resenha não foi pré-determinada. :O



Avaliação



Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Eu tenho esse livro, mas ainda não li o primeiro, estou morrendo de vontade de ler, mas não posso :(
    Fiquei com mais vontade ainda de ler depois da resenha ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir