A Seleção – A Seleção #01 – Kiera Cass



35 garotas. Um Príncipe. Em Illéa, um país governado por uma monarquia, o casamento do príncipe é realizado depois de um tipo de concurso que vai eleger uma menina, que futuramente se tornará a rainha e governará ao seu lado. Esse concurso, uma espécie de reality show, é denominado Seleção e ocorre no próprio Palácio, onde a família Real reside e algumas transmissões são feitas pela televisão para toda a população do país.
Vencer a Seleção é o sonho de milhares de garotas de Illéa, mas apenas uma delas conseguirá conquistar o coração do rapaz, para então casar-se com ele e ser a dona da coroa. Algumas meninas almejam apenas a riqueza, o poder e o status que esse prêmio dá a sua ganhadora, outras sonham com o amor do príncipe. America Singer não queria nenhuma dessas coisas.
Entrar para a Seleção implica em se afastar do único garoto a quem ela já amou e com quem quer ficar junto para o resto de sua vida, Aspen, com quem mantém um relacionamento escondido, já que ele pertence a uma casta inferior à dela, o que não é considerado ideal nos padrões da sociedade em que vive.
Após alguns acontecimentos, America acaba se inscrevendo para participar da Seleção e é uma das Selecionadas. Agora, ela precisa se mudar para o palácio, ficar longe de sua família e rodeada de riqueza, regras, e muitas meninas (inclusive aquelas a querem longe dali), enquanto vivem sob ameaças de ataques rebeldes.
Até que ela conhece o Príncipe Maxon, aquele que antes parecia arrogante, e agora se mostra um cavalheiro, além de ser um doce e extremamente atencioso com todos ao seu redor, e acaba se transformando em um ótimo amigo. Será que America está preparada para deixar seu passado para trás e viver uma vida que nunca imaginou para si?
Sabe aquele livro que te encanta logo nas primeiras páginas? Então, “A Seleção” foi um desses livros para mim. Desde o começo, achei America uma protagonista sensacional, ela não é daquelas que reclamam de tudo que está ao seu redor, porque nem queria estar ali, nem é daquelas que acreditam que a sociedade está certa acima de todas as coisas. Ela é destemida e não tem problemas em demonstrar o que sente, ou o que pensa, mesmo que o ouvinte seja alguém que possa colocá-la em encrencas.
O país em que vive, Illéa, é o que os EUA se tornaram depois de mais uma Guerra Mundial, e acabou sendo dividido em castas que vão da 1 (família Real) até a 8 (mendigos e miseráveis). Nossa protagonista é da casta 5, que é a destinada a artistas, e todas as pessoas nascidas e/ou que vivem nessa casta são artistas. E Aspen, seu namorado secreto, é da casta 6, destinadas a pessoas que servem às outras. Nenhum deles nega trabalho e muitas vezes acabam passando fome, inclusive porque as famílias são enormes, levando em consideração que não tem dinheiro para obter métodos contraceptivos.
Ela não se importaria de “descer” de casta para ficar com Aspen, porque o que importa para ela são os sentimentos. Mas, para ele a história é diferente, ele não gosta de pensar que ela vai precisar passar necessidades só para ficarem juntos. É aí que a história muda de figura e no final ela acaba sendo uma das Selecionadas e se muda para o palácio.
Gostei muito de como essa sociedade foi criada e de como a autora soube transmitir isso aos leitores de uma forma sutil, mas que explicasse tudo muito bem feito. Também gostei bastante da construção dos personagens e do modo como o reality show era feito tanto por trás das câmeras, quanto na frente delas.
A escrita de Kiera Cass é maravilhosa, leve e muito envolvente e flui de uma maneira incrível, e fico feliz que a Seguinte tenha trago esse título para o Brasil, e tenho certeza de que será um sucesso!
Além disso, todo aquele clima de The Bachelor (reality show americano que consiste em uma competição entre 25 mulheres que são “eliminadas” toda semana até restar apenas uma, que é com quem o solteirão decidiu ficar), é muito legal! Pelo menos eu, que adoro reality show, achei muito interessante ler um livro desse estilo, até porque nunca havia lido nenhum.


E preciso comentar sobre o triângulo amoroso da trama. Gente, eu não sei para qual dos dois pretendentes torcer! Sério, me encantei com ambos que, com suas particularidades, são igualmente fofos e maravilhosos com a protagonista.
Claro que o final do livro deixa aberturas para serem resolvidas nos próximos volumes da série. E eu sei que muita gente não gosta disso, mas eu adoro! Como já mencionei antes, prefiro livros que fazem parte de uma série (mas não tão grande), do que volumes únicos que eu tenho que me despedir logo dos personagens.
E gente, que capa perfeita é essa? Fiquei apaixonada por ela (e pela lombada também)! Além de ser linda, ela tem tudo a ver com a história, a personagem é ruiva, usa bastante azul, quando entra na Seleção usa roupas desse estilo, pouca maquiagem e quase nada de joias. Além do mais, a coroa em cima do título tem tudo o que faltava para complementar a ideia da história. Adorei como tiveram esse cuidado de fazer uma capa que se encaixa perfeitamente, aí fui procurar no Google e achei o vídeo do making of, e como eu adoro esses behind the scenes, tinha que divulgar para vocês, está no final do post para quem quiser assistir.
Não posso comentar muito da diagramação com vocês porque eu recebi a prova do livro antes do lançamento, que está previsto para 21 de setembro, pela Seguinte, novo selo jovem da Companhia das Letras. A única coisa que posso adiantar é que, além da capa original ter sido mantida (Uhul!), cada início de capítulo começa com o mesmo desenho da coroa que está em cima do título, super lindinha.
Uma curiosidade é que esse livro talvez se torne uma série pelo canal CW, que é o mesmo de The Vampire Diaries e Gossip Girl, ou seja, tem tudo para ser um sucesso, e eu vou torcer muito para que isso aconteça.
“A Seleção” é um livro incrível com uma história fofa com ar de princesa moderna e uma capa maravilhosa. Se você curte YA distópico e ainda com um pano de fundo de reality show, tenho certeza de que vai adorar essa magnífica história, assim como eu.

Avaliação






>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. AHAHAHA como vocês são más!!!
    me recuso a ler está resenha, quero ler o livro e me recuso a saber sobre o que é, só sei que tem princesas e príncipes porque li sem querer!!!!
    Aih essa capa é linda demais, azul clara, com as moças de vestido *....*
    ia ficar lindo na minha estante (futura)
    e falando em estante eu improvisei um armário aqui como estante, claro que não cabe muitos livros, mas pelo menos ajuda
    e sabe, tenho uma dúvida, é que eu vou dormir daqui a pouco sabe, tenho de acordar cedo, ai não vou poder comentar caso vocês postem mais, então tudo bem se eu comentar amanhã?

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmm...interessante^^
    Sabe, pela sinopse achei que fosse uma coisa comum do qual não teria mais graça ler. Uma coisa que não batesse Cinderela. Mas estava errado! Que bom!!!
    Parece super interessante, e eu adoro quando o final do livro além de ser bom deixa coisas abertas para os próximos volumes da série. A capa do livro, já é outra coisa legal. Ela é bem diferente das outras capas e chama muito a atenção! E eu adorei muito!!!!!!!!!! o vídeo mostrando como eles tiraram as fotos da capa! Que de mais. Muito legal vcs colocarem a resenha com esse vídeo, eu nunca tinha visto isso antes. Muito legal,parabéns mesmo!
    Gente como o blog ta lindo, que bom^^

    Bjão
    Mauricio Dias
    maumauz@live.com

    ResponderExcluir
  3. Uall que resenha, eu até já tinha visto esse livro em alguns blogs mais ele não tinha me chamado muito a minha atenção, não estou dizendo que a capa é feia, pois achei ela é linda, eu não sei explicar direito rsrs... acho que por não conhecer a história, sei lá rsrs...mas ao terminar de ler a sua resenha sobre ele, simplesmente me encantei, a protagonista me encantou, a história em si me cativou e o príncipe tbm despertou em mim um sentimento de curiosidade (na minha percepção ele é muito lindo rsrs...).
    Espero em breve (mas muito em breve) ler esse livro, pois a curiosidade em saber como será a desenrolar dessa história está crescendo a cada vez que leio a sua resenha rs...

    Meus parabéns pela bela e incrível resenha, está d+.

    lucyi_cardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ai que encantooooo! Eu quero muito ler esse livro e já to amando muito se ele virar série, de verdade! *-*
    AMO de paixão histórias com príncipes e princesas (lado menininha), adoro essa coisa de competição e o clima do The Bachelor também. Adoro ver esses realities bobinhos, confesso.
    Essa coisa de casta me remeteu a Índia e o seu sistema de castas, porém parece mais complexo, ou não. Pois não sei tanto sobre as castas indianas...mas me lembrou.
    Mas voltando ao livro, o que é essa CAPA? AMOR puro! *-* E a personagem ser ruiva? Amei mais ainda.
    Sério, acho que faz muito tempo que não me empolgo por um livro assim completamente do nada.
    Parabéns pela resenha e OBRIGADA por apresentar esse livro pra gente; :)

    lorranyra@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Não havia lido muita coisa sobre "A Seleção", até porque, como você disse, o livro ainda nem foi lançado oficialmente. Devo dizer que a capa tinha chamado minha atenção, sim, porque é muito bonita. A ideia de por os bastidores da "capa" foi excelente! É o primeiro desse estilo que eu vejo. Então é uma distopia ... não fazia ideia que pudesse ser sobre uma realidade alternativa e gostei dessa abordagem. Essa questão do reality também é nova para mim e confesso que achei bem interessante. Aliado a tudo isso ainda temos príncipe e candidatas a princesas! E a protagonista sendo decidida e bem resolvida também me agrada mais. Fiquei muito curiosa e com vontade de ler o livro. A propósito, esse novo selo da Companhia da Letras, a Seguinte, parece que vem cheia de lançamentos de qualidade.

    Vanilda Procópio
    @VanildaP
    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Na hora já fiquei tipo "poxa, esse livro ainda nem lançou..." mas que legal que vocÊ recebeu uma prova dele. Acho super legal a ideia deles manterem a capa original, essa capa descreve muito bem a intenção do livro, pelo o que eu entendi da sua resenha.
    Eu gostei bastante da resenha, a estória parece ser muito boa e pelo visto os protagonistas encantaram você, mas fico meio assim de ter que ler mais um triângulo amoroso, detesto triângulos uaehuaeha
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    andressa.j.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Achei muito legal o video, tipo o vestido nem era azul, mas ficou perfeito, capa perfeita!

    Sei lá, achei legal alguns itens do livro, mas a ideia de reality show eu fico meio assim, apesar de nunca ter lido nada do genero.

    Mas tem tudo pra ser uma historia muito interessante, essa cooisa de princesa meio moderna, e ela lutar por seu amor ou ammores no caso kkkkkkk

    A ideia de ela não se prender a um pricipe e uma vida cheia de glamour pela pessoa amada é muito bacana.

    Gostei, resenha perfeita!

    glnemcl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Opa!
    Já vi alguns comentários positivos sobre "A Seleção," mas ainda não tinha me preocupado em procurar ler alguma resenha, até porque ele é um lançamento. De cara, pode-se dizer que a capa é um espetáculo. Linda mesmo! Fiquei super curiosa com todo esse design gráfico. hehe.
    Parabéns pela bela resenha! Fiquei com muita vontade de lê-lo e espero que seja em breve, pois é um tipo de história que chama minha atenção. Também curto reality shows e penso que este livro seja uma boa e interessante escolha.

    Beeijo*;

    spellman.sabrina@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ewwww resenha da Tatha! Já estava estranhando tantas resenhas e nenhuma sua =P Vc tinha comentado que estava amando o livro e agora depois da sua resenha é claro que eu quero ler =P Vc está me dando dor de cabeça tá, com essa história de acrescentar livros na minha lista infinita =P rsrsrs!

    Primeiro tenho que dizer tb sou fã das séries, essa coisa de livro único é mto triste, a magia não pode acabar logo, tem que durar mais e mais =P

    Depois parece que é um universo mto legal que A Seleção criou, embora eu não seja mto a favor de castas, tem uma aspecto bom da auto-ajuda, não sei se isso ocorre no livro, + os do mesmo grupo tendem a se ajudar.

    Eita mais um triângulo amoroso? E sem um escolhido, será que tb vou ficar assim? Vamos ver, agora tenho que comprá-lo logo, vou ver se consigo inseri-lo no meu pacote de aniversário =P

    Boa, ótima resenha como sempre mocinha =]

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com- @BruFinland

    ResponderExcluir
  10. Realmente é uma estória um tanto diferente, com um enredo que promete envolver e encantar o leitor! Pelo que pude notar em suas palavras é que A Seleção é um daqueles livros que vão se destacar! Gostei da resenha, e acho que vou colocar A Seleção em minhas futuras aquisições =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  11. Eu me apaixono pelas capas. E quando vi essa meus olhinhos até brilharam. Mas ao ler a sinopse fiquei com medo. Confesso que pensei que o livro parecia esses "romances de banca" e me desanimei um pouco.
    Espero que a autora tenha conseguido fugir do lugar comum e feito o livro ser especial. Pela sua resenha parece que sim. Se tiver oportunidade lerei. Com certeza

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhuma distopia, mas sempre tive vontade de ler. A capa do livro é linda, além de ter uma história bem legal. Vou esperar o lançamento de todos os livros para depois comprar, saí mais barato :D

    ResponderExcluir
  13. Olá Thata!
    Já li algumas distopias, no entanto esta parece estar num patamar extremamente superior. A imaginação da autora foi simplesmente genial e eu estou inegavelmente apaixonada por essa ideia de mundo criada. Desde o momento que descobri do que se tratava a série fiquei surpresa e espero me encantar tanto pelo livro como estou pela ideia.
    Este livro já está na minha lista de aquisições e vejo que já tenho o que pedir de dia das crianças. HAHAHAH
    Gostei muito da Companhia de Letras ter criado um selo para livros jovens, assim já sabemos exatamente onde procurar o que se enquadra em nosso gosto.
    Obrigada por ser 'curiosa' Thata e ter procurado mais informações para nós! Amei descobrir como a capa foi criada, pois ela é magnífica como o livro promete ser.
    Estou apaixonada pela tua resenha e só consigo pensar que preciso desse livro pra ontem! :B

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Achei a história tão linda. Não vejo a hora de poder ler este romance e poder conhecer esses personagens tão ricos e distintos. A personagem me parece ser bem decidida e o príncipe um gato e muito fofo. Torcendo pelos dois. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. A Seleção está na minha listinha já algum tempo mais ainda não tive a oportunidade de ler =/
    Amei a resenha e a história parece ser incrível, um romance de tirar suspiros *-*
    Amo essa capa é muito linda!! Adoro distopias!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Gostei tanto da America que li A Seleção e A Elite em um final de semana. kkkkkkk

    História linda, capas lindas, casal lindo, tudo lindo e muito bem feito. Adorei a resenha também :D

    ResponderExcluir
  17. Essa série ainda não me confessou. Já li várias resenhas e acho as capas lindas, mas ainda não tive vontade de lê-las. Já li tantos comentários que as pessoas amam os livros e tal. E por isso vou ler, quem sabe eu gosto. A resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  18. Quero muuuuuito ler essa série, está na minha lista desde antes de ser lançada em português!
    A capa é deslumbrante, fiquei feliz por terem mantido a original. E a proposta do livro eu achei muito diferenciada, nunca li nada que se tratasse de um reality show ainda mais inserido em um futuro distópico. Deve ser uma série muito boa!

    ResponderExcluir
  19. Eu amo capas e as da série são lindas, mas, apesar disse, não é uma sinopse que me chame a atenção, do tipo "preciso ler pra ontem!" O que tbm não quer dizer que não vá lê-lo... pretende, mas futuramente, beeeem futuramente.

    ResponderExcluir
  20. Eu li este livro e também amei! Ainda não o 2º livro mas está na minha wishlist! E torço para o Príncipe! O Aspen é meio mimimi! hahaha

    ResponderExcluir
  21. Um dos melhores distópicos que já li... Tenho A Seleção e A Elite e sou apaixonada pelos livros, a história de América é cheia de reviravoltas e romance... O Maxon é muito fofo... Meu mocinho favorito...

    ResponderExcluir
  22. Já li! adorei perfeito demais esse livro e tudo que vc falou na resenha eu concordo, menos a parte de estar dividida no triangulo amoroso, eu sou totalmente Team maxon! kkkkk doida p ler o resto da trilogia! fofo demais!

    ResponderExcluir
  23. Adoro histórias fofas e curto muito distópico, estou doida pra ler esse livro, parece ótimo!

    ResponderExcluir
  24. Li este livro e tbem fiquei apaixonada pelo livro!! O único defeito é que eu acho que ela focou pouco na parte distópica, no mais o livro é muito bom!

    ResponderExcluir
  25. As capas são lindas e o conteúdo mais magnifico ainda. Fiquei encantando com toda a história, já li e recomendo! Sua resenha, muito bem detalhada e ótima. Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  26. Nossa bela resenha, Com certeza historia fantástica, quero muito ler!!!
    A capa é linda, Parabéns pela bela resenha!!!

    ResponderExcluir
  27. Ótima Resenha!
    Estou curioso por este livro a muito tempo, sempre leio boas resenhas sobre ele, muito inteligentes, até algumas criticas, mas tudo só me incentiva a ler ainda mais.
    Acabei de ganhar o livro, pretende ler em breve, com a certeza que terei pelo menos uma história interessante, com um mundo bem criado.
    Gostei muito, ansioso pelo livro.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. To loucaaaaa pra ler essa sérieee, me parece ser mtooo boa

    ResponderExcluir