A Idade dos Milagres – Karen Thompson Walker


Assim que vi que esse livro seria lançado aqui no Brasil pela editora Paralela, novo selo da Companhia das Letras (que por sinal está vindo com títulos maravilhosos!), fiquei super empolgada para começar essa leitura, uma vez que este livro ocorre em um mundo apocalíptico, onde a velocidade da rotação da terra está diminuindo, fazendo com que dias e noites fiquem mais longos e afetando a gravidade. Achei o tema bem original e isso me deixou muito curiosa.
Estava super empolgada quando comecei a leitura e, agora que acabei, posso afirmar que esse livro realmente é muito bom e entrou na minha lista de preferidos, já que conheci uma história realmente encantadora que prende o leitor do início ao fim.
Sabe uma curiosidade que eu achei muito legal para compartilhar com vocês? A Paralela lançou esse título aqui para a gente com pouquíssima diferença de seu lançamento nos EUA, já que chegou ao Brasil apenas dois meses após seu lançamento lá fora.
Nessa história conhecemos Julia, uma menina tímida de apenas onze anos, que vive com os pais na Califórnia e leva uma vida normal. Porém, um dia ela acaba presenciando um noticiário especial onde passa uma reportagem falando sobre o fenômeno da diminuição do movimento de rotação do planeta, que transforma a duração dos dias, que passam a ter uma duração maior do que 24 horas. Então, junto de nossa protagonista, começamos a ver as mudanças na Terra e como os habitantes estão reagindo a essas mudanças que afetaram a todos em um contexto geral.
A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Julia, e como ela está passando por uma transição em sua vida, de criança entrando na adolescência, a trama é cheia de dramas, descobertas e amadurecimento, e por isso, temos uma leveza na história. Acompanhamos o que ela faz de seu dia-a-dia, mesmo com o pano de fundo sendo a rotação da terra, o que é bastante legal, já que também podemos ver uma certa normalidade ocorrendo no meio a tanto caos. Mas, por ser narrado em primeira pessoa, algumas respostas acabam ficando no ar, já que essas não despertaram tanto interesse em nossa protagonista.
Karen Thompson soube desenvolver tão bem o conteúdo do livro que nos pegamos envolvidas nessa trama do início ao fim de uma maneira que é difícil conseguir parar de ler por apenas um minuto, até acabarmos o livro. Ela consegue colocar uma crítica a sociedade de maneira sutil em meio uma narrativa comovente.
Os personagens são muito bem elaborados, todos com características marcantes e uma singularidade própria que só acrescenta na história. Com seus erros e acertos conhecemos, entre outros, a mãe de nossa protagonista que é uma ex-atriz que agora dá aulas de teatro, dramática, ela tem a expressão do medo estampado em seu rosto após o acontecimento, seu pai, um obstetra calado que demonstra bastante firmeza em suas ações, e tenta continuar a vida com sua rotina de trabalho e Seth Moreno, um amigo de escola por quem Julia é apaixonada, e que representa para nós a vida de uma adolescente em meio ao caos.
É interessante ver como as pessoas agem no decorrer da trama, pois ocorre uma certa divisão, já que esse fenômeno acaba fazendo com que muitas delas até ignorem o fato dessa mudança ter ocorrido e continuam agindo como se nada tivesse acontecido, continuando a viver como se o dia tivesse apenas 24 horas, fazendo com que algumas vezes as pessoas fossem dormir com o sol e acordar com a lua, enquanto outras pessoas passam a viver de acordo com o novo tempo, presenciando dias mais longos, e sendo considerados páreas e consequentemente sendo excluídos pelos demais.
Com as plantações não resistindo a essas mudanças climáticas e a busca pelo estoque de comida, vários locais são saqueados, e por esse motivo cada vez mais as pessoas evitam sair de suas residências. Também podemos acompanhar o que vai acontecendo com os animais com todas essas mudanças, o que acaba sendo bem triste. Essa leitura nos faz ficar imaginando toda hora como reagiríamos se tudo isso realmente ocorresse e como elas afetariam a nossa vida.
Esse é o livro de estreia da autora Karen Thompson e é fininho, tem apenas 206 páginas, então você consegue ler rapidinho. A narrativa da autora também ajuda já que é tão gostosa e envolvente que quando você vai perceber, já terminou a leitura.
Sobre a parte gráfica, a capa brilha no escuro! Isso mesmo, esse é o primeiro livro que eu vejo em que a capa brilha no escuro e é tão lindo que daria vontade de ter o título somente por esse fator, mas acrescentando que a história é ótima e digna de ter um espaço na nossa estante, só tenho que dizer que você está perdendo tempo se ainda não adquiriu o seu exemplar!
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 07 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

17 comentários:

  1. Eu adorei a sinopse do livro quando vi pela primeira vez. É bom fugir um pouco dessa mundinho de Lobos, Vampiros, distopias e afins.
    Gostei muito da resenha e como já tinha lido uma vez no blog do Uma Janela Secreta e adorei a critica dela, aqui também gostei. Quero muito ler o livro e assim que eu puder eu vou! \o

    ResponderExcluir
  2. Tanta gente reclama que 24h é pouco, que talvez fosse uma boa a rotação diminuir, mas é ai que entra os problemas neh? Muda tudo...as pessoas mudam, os ecossistemas, enfim. Não tinha prestado atenção nesse livro, até ler a sua resenha...achei o enredo muito interessante e bem diferente de tudo que estamos acostumados.

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Otíma resenha, mas não é meu estilo de livro :/
    Que pena.

    ResponderExcluir
  4. Eu já comecei a gostar desse livro pelo título que achei poético e sugestivo; e pela sua resenha pude perceber que o título se casa perfeitamente com a história porque a transição da infância para a adolescência é justamente isso, uma época onde tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir
  5. Estou super curiosa para ler A Idade dos Milagres, achei a premissa muito interessante com este desaceleramento na rotação da Terra. Quero muito ler e saber como as pessoas vão se adaptar a esta mudança e quais os problemas que isso causara.
    Adorei a resenha e adorei saber que curtiu o livro, só me animou mais para ler. :D

    Beijocas ;*

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não conhecia o livro nem o autor, mais tenho que falar que depois de ler sua resenha a vontade de conhecer um pouco mais os dois surgiu.
    Interessante o tema que o autor aborda, tenho que dizer que tenho um pouco de medo de livros que falam em mudanças da terra, mas mesmo assim como eu disso o livro me interessou e provavelmente irei lelo.
    Não preciso nem dizer que adorei a resenha né..

    Beijos
    Vaisy do blog Vem ler comigo!
    http://vemlercomigovem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olha, o tema parece ótimo, mas o fato da protagonista ter só 11 anos não deixa a história, de certa forma, rasa? Já li livros com ótimas propostas e potencial para serem incríveis, mas que acabavam não sendo exploradas do jeito certo... De qualquer forma fiquei curiosa, e por ser fininho com certeza não vai ser perda de tempo!

    www.facebook.com/rafha.rezende

    ResponderExcluir
  8. Primeira resenha que leio do livro e só o fato da capa brilhar no escuro já me chamou a atenção. Gostei da ideia do enredo, mas ele fica bem desenvolvido em tão poucas páginas? Pela sua opinião,parece que a história merece uma chance. Gostei muito da indicação.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, dias mais longos?! deve ser mesmo bem interresante, perda de alimento, uma garota entrando na adolescencia uma amigo :) e uma capa que brilha no escuro?! eu quero ! \o/ , se a autora conseguu unir todas essas coisas,deve ser realmente muito bom, ah eu quero ler *-*
    Laís Carvalho Novaes
    lllcarvalhon@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. parece ser muito bom mesmo, com um enredo envolvente e uma idéia diferente... um dia com mais de 24 horas seria mesmo um sonho para muitas pessoas, as consequências porém, vem junto!! fiquei super animada para ler com sua resenha!!

    ResponderExcluir
  11. Já tinha escutado falar sobre esse livro e li muitas resenhas positivas sobre ele e confesso que despertou a minha curiosidade. Gosto de livro assim, apesar de achar meio fictício demais hahaha
    Leria com certeza :D

    ResponderExcluir
  12. A temática embora esteja dentro do já desgastado mundo distópico parece soar original, o fato de ele ser fininho tb ajuda já que por tão pouco vale a pena arriscar ler (tem coisa pior do que levar dias em um livro enorme ruim rs?).

    Nossa então a capa brilha no escuro? Que demais! Boa desculpa pra tê-lo hein? Não tenho nenhum assim hahahaha =P

    Boa Resenha!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  13. Começando ao contrário...Também nunca vi um livro que a capa brilha no escuro, deve ser muito legal. Eu gostei da temática e a história parece ser bem legal.
    como fã de distopias nem quero perder.

    Gostei bastante do livro e da sua resenha.

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e o autor... A narrativa parece ser empolgante, embora não seja um tipo de livro que me chame a atenção. Leria por curiosidade... Parabéns pela resenha!

    Yara Werneck
    @My_Only_Reason
    yarinha101@live.com

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro apocalíptico, mas tenho um grande interesse. Creio que após uma resenha tão maravilhosa sobre este livro, iniciarei por ele.
    O selo Paralela realmente vem trazendo livros realmente interessantes e este trabalho da capa me surpreendeu. Uma grande novidade publicar capa que brilham no escuro!
    Caso não houvesse lido sua resenha ficaria um tanto receosa em lê-lo, pois a personagem parece ser muito nova e o número de páginas me faria ficar em dúvida se o livro foi bem desenvolvido.
    Mas como dizem: a curiosidade matou o gato e eu certamente vou ler. Uma ótima dica, pelo enredo original e a narrativa empolgante.
    Confesso ser uma das pessoas que torcem por um dia mais longo. 24 horas é pouco! Mas é preciso entender que vivemos assim por um determinado motivo e aí está a autora nos apresentando quais são.

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    samyra.aquino@hotmail.com
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Se durante a resenha já me imaginei passando por todas as mudanças citadas e ainda algumas que me ocorreram, durante o livro eu seria a coleguinha de classe da Julia. rs

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  17. Confesso que não conhecia esse livro, mas posso dizer que depois dessa resenha fiquei convencido de que esse livro deve ser bem legal. Gostei muito dessa história, mas não gostei da capa. O encanto da capa deve ficar em brilhar no escuro mesmo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir