Olam - Crônicas de Luz e Sombras – L. L. Wurlitzer


Assim que soube que este livro iria ser lançado, li a sinopse e fiquei bem interessada pelo título. Poderia citar vários motivos que se passaram na minha cabeça nessa hora, mas vou citar apenas os principais: adoro o estilo aventura épica, amei “O Senhor dos Anéis” (mesmo só tendo visto em filme e sabendo que os livros são melhores), e ele tinha uma premissa bem similar a “Olam”, e o autor é brasileiro. Sim, quando você olha a capa e o nome do autor, poderia imaginar que seria uma outra obra internacional traduzida, mas tenho o orgulho de dizer que esse livro foi escrito por um brasileiro. Então como eu poderia deixar de ler uma obra que parecia ser tão maravilhosa? Foi assim que mergulhei nesse mundo de aventuras que venho contar para vocês.
“Olam - Crônicas de Luz e Sombras” conta a história de Ben, um jovem apelidado de o Guardião de Livros, que era aprendiz de lapidador e que, após uma série de acontecimentos, se vê junto de seus amigos Adin e Leannah em uma aventura para ajudar a fortalecer o Olho de Olam (uma pedra mágica que impede que a força do mal seja exercida, protegendo assim o reino), e ajudar a salvar a terra de Olam das forças malignas. Uma guerra está se aproximando e só ele, com as ajudas transmitidas pelo seu mestre, pode ser a salvação. Mesmo tendo sua casa queimada e vendo sua vida correr perigo, o Guardião de Livros nos leva para uma aventura surpreendente.
A descrição dos lugares se dá de uma maneira tão perfeita, que nos imaginamos nas cenas descritas por L. L. Wurlitzer. O mundo criado pelo autor é muito complexo e preciso, e isso é ótimo, além disso, podemos acompanhá-lo com o mapa do início do livro, que nos ajuda a entender melhor sobre esse novo universo criado.
Como outros livros do gênero, esse não fica atrás quando o assunto é ação, o autor escreve perfeitamente bem, fazendo com que em toda a trama tenha acontecimentos novos e várias batalhas bem elaboradas, que são travadas com o passar das páginas, sendo transmitidas através de uma narrativa direta e descritiva. Além disso, Wurlitzer vai nos contando aos poucos sobre as situações que estão acontecendo, o que nos prende do início ao fim.  
Os personagens foram muito bem elaborados, eles erram, acertam e nos emocionam vendo cada crescimento.  E, em toda a leitura, passamos por vários tipos de emoções. Claro que, por ser o primeiro livro de uma série, ele tem uma característica mais introdutória para grandes acontecimentos que estão por vir nos próximos volumes, nos fazendo conhecer mais sobre essa trama para podermos conseguir acompanhar o desenvolvimento da mesma.
Com mitologia hebraica, mistério, magia, terríveis demônios, e muitos elementos de fantasia, Wurlitzer conseguiu introduzir um misto de vários acontecimentos interessantes, o que acabou resultando em prender totalmente a atenção do leitor. A leitura flui de uma maneira gostosa de ler, e quando você percebe já está no final do livro e pedindo mais, já que ele trás revelações surpreendentes. O enredo se passa no ano de 2042 e no final do livro encontramos um glossário dos principais termos hebraicos utilizados, para que a gente não fique perdido na leitura. Todo o cuidado que o autor teve em nos dar todas as informações só me faz elogiar ainda mais essa maravilhosa obra, que também conta com um versinho em cada começo de capítulo.
A saga vai ter, no total, quatro volumes de nomes Olam, Bartzel, Sinim e Hoshek respectivamente (todos encontrados no mapa do princípio do livro). Esses nomes representam os maiores reinos desta história. A diagramação está perfeita, assim como a capa que condiz perfeitamente com a história do livro.
Realmente recomendo esse livro a todos que gostam de uma boa leitura, que contém vários gêneros dentro de uma mesma história, agradando um vasto número de leitores, e que seja repleto de cenas eletrizantes que tiram o fôlego do leitor. Tenho certeza de que vai se envolver com tudo o que ler, assim como eu. Se você tem vontade de prestigiar um ótimo autor nacional é apenas mais um motivo para iniciar logo essa leitura sensacional.
Se você quiser saber mais sobre esse título, acesse o site:  


Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Gostei muito do enredo do livro. Parece ser, além de bem elaborado, cheio de aventura, mistério e magia.

    Gosto de livros que misturam mitologia e ficção. Acho uma combinação perfeita.

    Outra coisa boa é que a história me parece ser, pela resenha, dinâmica e fluída, sem "enrolação".

    Meus parabéns pela resenha, me estimulou a ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Os autores nacionais estão nos prestigiando com obras magnificas, belas e emocionantes! Olam é mais uma prova que nossa cultura também possui livros fabulosos, que merecem ser divulgados, lidos! Achei ótima sua resenha, e me interesse bastante pelo livro, espero poder conhecer em breve =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  3. Vc citou O Senhor dos Anéis, meu livro favorito 4 ever! E mesmo que esse seja apenas uma sombra dele (pq ninguém é como Tolkien rs S2!) já ganhou minha total atenção, pq é o gênero que eu mais gosto!

    Então está série tem td para me ganhar, e já tô add ele no meu skoob na lista de desejados já! Ótima resenha, bem detalhada do jeito que tem que ser =]

    Miquilis: Bruna Costenaro

    P.s O personagem é de fato um guardião de livros? Acho que seria uma função mto boa pra mim rs =P

    ResponderExcluir
  4. Senhor dos Anéis? Sério? Então acredito que não vou gostar. Não me entendam mal, a história parece ser boa, mas a narração do Tolkien me cansa. Espero que o autor faça sucesso Brasil a fora :D
    @Jenifferhaddad

    ResponderExcluir
  5. Curti! Gosto de Senhor dos Anéis também, e gosto de aventuras épicas também. A única coisa que me preocupou ali de início foi a força com que me fez lembrar de SDA, talvez por você ter comentado antes ou talvez por me relembrar mesmo, não sei. E nossa, como assim o autor é brasileiro? Com esse nome jurei que era tudo, menos daqui. Enfim, ponto super positivo e motivo pra ficar feliz!
    Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Não sabia desse livro, mas com sua descrição sobre ação, aventura épica, mitologia ... não tem como não ter interesse. Também me admirei de ser um autor nacional, não sabia e acho que isso só contribui para aumentar o interesse e o valor do livro.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da resenha! Esse é o estilo de livros que gosto de ler, e nem sabia da existência desse título. Obrigada por nos indicar.
    Fico ainda mais feliz por saber que o autor é brasileiro, adoro prestigiar os talentos nacionais.
    Beijocas,
    Lua

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha! Já estou indo adquirir meu exemplar agora mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Estou encantada com esse livro! A capa me chamou muito a atenção, por me remeter à aventuras, algo que adoro e então me deparei com um livro nacional. Admiro muito os autores brasileiros e quando encontro um livro tão bom é inevitável querer lê-lo logo.
    A história parece ser tão envolvente e os personagem bem criados, além de um enredo interessantíssimo. Não há como não desejá-lo!
    Este cuidado que tiveram com o livro, adicionando mapas e um glossário mostra a real dedicação do autor e da editora e isto merece ser ressaltado.
    Parabéns pela resenha que conseguiu despertar ainda mais a vontade de ler esta obra. Um dica maravilhosa! :D

    Beijos,
    Samy Aquino. (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é sem dúvidas muito bom. O autor do livro é um pastor presbiteriano. Conheçam o autor do livro nesse vídeo que ele fala sobre o dilema da "arvore do bem e do mal": http://www.youtube.com/watch?v=qhKMajkTaiE

    ResponderExcluir