A Garota dos Pés de Vidro - Ali Shaw

Seguindo o meu próprio padrão na escolha de livros, valendo lembrar de que sou louca por capas, vou começar essa resenha dizendo que a primeira coisa que me apaixonou nesse livro foi a sua capa maravilhosamente linda e instigante. Tudo bem que, para mim, as capas são um fator determinante para levar ou não um livro para casa, e que, as vezes, o livro não faz o menor jus a beleza delas, mas esse foi um dos poucos livros em que a capa me apaixonou tanto quando a história que ele trás em suas páginas.
Na verdade, todo esse livro me apaixonou. Desde a sinopse misteriosa e fantástica até o final da história, e vou ressaltar desde já que talvez esse seja um dos melhores livros de fantasia que já li em toda a minha vida. Vale lembrar que já li muitos livros de fantasia. Muitos.
O livro trata da história de dois personagens: Midas, um tímido fotógrafo que convive com os traumas de um passado triste, e Ida, uma jovem aventureira que está, lentamente, se transformando em vidro. No arquipélago de Hauda’s Land, os dois acabam se encontrando, e após se tornarem amigos, buscam juntos a cura para o problema dela, que pode invariavelmente matá-la.
Vendo isso, qualquer um pode pensar que essa é uma história de fantasia para adolescentes, mas não é. Desde as primeiras páginas, Ali Shaw nos apresenta uma história densa, intercalando a história de Midas e Ida com flashes do passado de Midas e informações sobre Ida e sua família. A escolha do autor de escrever uma história que vem e vai entre presente e passado foi peculiar, deliciosa em certas partes, entediante em outras, mas absolutamente original e é, sem dúvida uma das melhores partes do livro.
O autor criou todo um universo de fantasia que se situa em Hauda’s Land, um universo impressionante e surreal. Em certas partes, você pensa que as passagens são apenas delírios dos personagens, e depois pensa que não. O universo fantasioso de Shaw, mesclado com a melancolia da narrativa que nos é apresentada tiram esse livro de qualquer categoria já existente para ser enquadrada. A história por si só é uma categoria a parte, suas mensagens subentendidas e a personalidade dos personagens, tão densas e reais que podiam se tratar de pessoas que conhecemos em nossas vidas. O autor conseguiu estampar nos personagens uma profundidade quase mágica, pessoas que erram por amor, que acertam por amor.
A narrativa é um pouco lenta, o que pode irritar leitores que preferem histórias mais dinâmicas, e demora um pouco para engrenar. Mas da metade até o final a história simplesmente te prende, e seus olhos não se desgrudam das páginas. O final, surpreendentemente, não me decepcionou—foi condizente com toda a história e o rumo tomado por ela.
Admito que não sou muito fã da Editora Leya e da sua diagramação, mas tenho que tirar o chapéu para o trabalho feito nesse livro. Como já me rasguei em elogios no começo dessa resenha, a capa é simplesmente perfeita, mística e misteriosa, assim como toda a história, e encontrei poucos erros de português, nada que atrapalhe demais na leitura.
Para aqueles que estão procurando algo que foge do padrão, uma história original e nova, eu recomendo totalmente esse livro. Para aqueles que estão procurando uma boa história de fantasia, eu recomendo totalmente esse livro. Para aqueles que querem simplesmente uma boa história, eu recomendo esse livro, ou seja, eu recomendo esse livro para qualquer pessoa que goste de ler. É uma das histórias mais perfeitas que já li, e que definitivamente valeu a pena.

>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Me identifiquei bastante com o seu comentário no inicio da resenha, eu tbm me deixou levar pela capa ao comprar meus livros rsrs...
    Mas voltando ao livro, eu quero a muito tempo ler esse livro, a capa adorei, mas a minha louca vontade em ler esse livro foi desperta quando eu li uma resenha dele em outro blog.
    A sua resenha fez só aumentar a minha vontade de lê-lo, com toda certeza irei comprá-lo, a história me encantou , a capa, simplesmente tudo nesse livro é encantador.

    Parabéns pela lindíssima e impecável resenha, como sempre muito bem escrita.

    lucyi_cardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. também estou louca para ler!!
    uma dica para quem vai comprar: está por R$12,90 no submarino.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que livro bacana! Faz muito tempo que eu não leio uma história tão fofa como essa, adorei mesmo. Acho que todo nós devemos de vez em quando ler algo do tipo. Nossa esse autor deve ser muito bom. Fiquei com vontade de saber tbm mais sobre ele e suas outras obras. Pela sua resenha, me deu muita vontade de ler, e como certeza vou sentir mais fundo do que a pele cada palavra desse novo mundo novo. Eu adoro ler livros que nos mostram mundos novos, pois assim viajo sem sair de casa para lugares que eu nunca pensei em conhecer. Muito bom essa dica meninas, olha sem palavras para expressar a vontade de ler este livro, já está na minha lista de futuros livros. Parabéns a vcs meninas e a editora Leya.

    Bjão
    Mauricio Dias
    maumauz@live.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Desde que fiquei sabendo da existência desse livro fiquei bem interessada nele. A própria capa já transmite uma profundidade e o títulos desperta curiosidade.
    Eu acho que a sua resenha descreveu bem os personagens, estou curiosa pra saber sobre essa protagonista que está se transformando em vidro e como esse fotógrafo pode ajudá-la.
    Parabéns pela resenha
    Beijos!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    andressa.j.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. É a primeira resenha que leio desse livro, que nunca tinha me chamado atenção. Talvez pelo título eu o associasse à "Garotas de Vidro", da Novo Conceito e acho que acabei confundindo os dois. A sua resenha foi tão apaixonada que não tem como não querer ler o livro. Adoro os enredos de fantasia e esse parece daqueles bem construídos mesmo. Quanto ao ritmo lento, acredito que às vezes é necessário quando se trata de uma história passada em um mundo diferente. É bom porque nos ambienta nesse mundo. Também foi bom saber que você encontrou poucos erros porque ultimamente as editoras têm ficado devendo muito no quesito "revisão". Enfim, a resenha foi muito bem escrita e me abriu os olhos para uma história incrível que provavelmente eu deixaria passar sem ler. Agradeço a indicação!

    Vanilda Procópio
    @VanildaP
    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Também acho a capa desse livro muito bonita, fico feliz em saber que a história também tem qualidade. É bom quando compramos um livro por causa da capa e acabamos nos surpreendendo com a história e descobrindo que o conteúdo vale tanto quanto a capa.
    Quando li a sinopse desse livro, não me interessei muito por ele. Confesso que foi a capa e o preço que ele estava custando no Submarino que chamaram minha atenção, mas depois de ler sua resenha fiquei muito curiosa para ler "A Garota dos Pés de Vidro".
    Estou realmente curiosa para saber o que exatamente está fazendo a personagem principal se transformar em gelo. A explicação para isso deve ser muito interessante.
    A vida dos dois protagonistas também parece ser interessante, quero ver como tudo isso é abordado no livro. Parabéns mesmo pela sua resenha, você conseguiu expressar muito bem seus sentimentos em relação a esse livro.

    @Danny_Demarchi

    ResponderExcluir
  7. Este é um livro que eu comprei pela capa, pq tenho umas regras basicas antes de comprar um livro, senão tivesse este sistema levaria a livraria toda kkkkkkkkkkkkkkkk

    Primeiro analizo a capa, depois a sinopse, a editora e o escritor....mas este livro comprei no impulso por causa da capa.

    E acredita ainda não li, mas depois desta resenha vou tomar coragem e pegar ele da minha estante para ler.

    Eu amei todos os detalhes que vc deu do livro, quase consegui adentrar o cenário kkkkkkkk gosto de livros assim, com mundos diferentes e coisas fantasticas.

    E faz tempo que não leio nada do tipo.

    glnemcl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar MUITO sobre esse livro, e assim como você a capa me encantou logo de cara. Podem dizer o que quiserem, mas acho que as capas ajudam e muito a "convencer" os leitores a escolherem esse ou aquele livro. E essa capa faz um trabalho muito bom! :)
    Quanto a história já me encantou, porquê parece realmente ser uma história totalmente fantástica e incrível. Eu particularmente, adoro histórias fantásticas e esse livro já entrou na lista (interminável) de desejados.
    Parabéns pela resenha, muito boa e empolgante!

    lorranyra@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Já li esse livro, e foi uma viagem louca! Eu explico pq, o personagem principal Midas, parecia uma paciente psicológico rs. Eu me sentia no consultório, e pensava ah meu deus não é isso, não faz isso rs. Louca pra ajudar ele! Ow menino complicado!

    Ao mesmo tempo Ida deu um show na vida dele, mostrando que ele tinha que andar pra frente e parar com as frescuras. Adorei, foi uma experiência ótima e ao mesmo tempo sofrida!

    Miquilis: Bruna Costenaro- bruheadbanger@hotmail.com- @BruFinland

    ResponderExcluir
  10. *.* faz tanto tempo que quero este livro, e agora sei que estava certa ao pensar que seria uma grande aventura lê-lo :)
    Adoro fantasia, isso já é obvio, então este foi feito para mim xd
    apesar, está e a primeira resenha que leio do livro
    amei
    abraços

    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Sou fanática por capas... Então nem preciso dizer que o livro já tinha me ganhado de cara...rsrs
    Mas a sinopse não tinha me impressionado, pensei exatamente o que você tinha dito... um livro fantástico para adolescentes. Não que eu não adore os livros sobre fantasia, porque sou apaixonada, mas acaba que alguns já estão ficando meio "manjados".
    Por isso amei sua resenha. Me fez perceber que o livro é totalmente diferente de todos os que eu já li. Fiquei com muita vontade de ler. Tenho a impressão que vou amar.
    Meus parabéns pela resenha, está ótima.
    Thais Vianna - @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Sempre quis ler esse livro, mas confesso que vi muitas resenhas negativas sobre ele e me desanimou, mas a vontade voltou de novo \o/
    Leria , com certeza *-*

    ResponderExcluir
  13. Nossa, Julia!
    Sua resenha realmente me encantou e despertou totalmente a minha vontade de ler este livro.
    Confesso que essa capa chamou minha atenção de cara, mas não tanto quando a tua resenha. O livro parece ser totalmente diferente de absolutamente tudo que já li e é uma história muito original, algo difícil de ocorrer.
    Esse estilo de narrativa sempre me conquista, pois possibilita conhecermos mais profundamente os personagem e fazendo com que a história seja mais profunda.
    Espero muito lê-lo! Dica adorável.

    Beijos,
    Samy Aquino. (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir