Amada Imortal – Cate Tiernan


Em “Amada Imortal” acompanhamos a tragetória de Nastasya, uma imortal de mais de quatrocentos anos que vive “na farra”, uma vida sem limites, sem se preocupar com nada, saindo para se divertir e beber todas as noites com os amigos. Ela também não se importa com ninguém mais (já que se cansou há anos de perder pessoas que amava e desistiu disso) e vive por viver, sem aproveitar a vida com a melhor coisa que alguém pode desejar: a felicidade. Na verdade ela mal consegue lembrar da última vez em que foi feliz.
Até que percebe que a vida tem que ser mais do que isso. Ela sente que precisa mudar antes que tudo fique ainda pior, e isso acontece depois que testemunha seu melhor amigo atacar, usando magick, um humano inocente. Então Nasty lembra de uma mulher que muitos anos atrás lhe disse para procurá-la se estivesse cansada dessa vida que leva.
A partir desse momento, ela decide ir embora e deixar tudo para trás, inclusive fugindo de seus amigos, em busca de uma melhora significativa para o que está vivendo, e acaba se hospedando em uma espécie de clínica de reabilitação para imortais rebeldes ou que passaram por muitas coisas negativas na vida.
Lá ela fica em contato direto com a natureza e com pessoas que buscam o mesmo que ela, e começa a perceber como dar importância a coisas mais simples na vida, enquanto aprende a usar melhor sua magick e relembra seu passado obscuro, precisando aprender a tomar lugar como herdeira dos poderes de sua família.
Como livro introdutório para a trilogia, esse primeiro volume é muito bem escrito e explica os acontecimentos de uma forma sutil, mas bem feita, então a autora, que eu ainda não conhecia, está de parabéns. Como forma de fazer o leitor entender o que Nasty viveu e o motivo que a fez fugir e encontrar esse local, acompanhamos muitas de suas lembranças, nos fazendo viver o passado juntamente com a personagem.
Acho ótimo que o tema desse livro não é nenhum “tipo” de sobrenatural tão comum por aí, apesar de já haverem outros livros assim. Em “Amada Imortal” eles são, como o próprio nome sugere, imortais, e as únicas coisas que os distinguem do resto da população mundial é que, além de não morrerem facilmente (nem por idade, nem por doenças, acidentes, etc.), apesar de existir formas de serem mortos, eles possuem a capacidade de produzir magick, um tipo de magia que geralmente é negra, e eles precisam estudar e treinar para transformá-la em branca, sem destruir as coisas ao seu redor (isso me lembrou muito as bruxas, mas ninguém foi denominado assim nesse livro).
Outro ponto positivo é que Nastasya sempre soube que era uma imortal (afinal tem mais de 400 anos!), então não precisou aprender e aceitar suas origens, nem ficou revoltada, ou assustada com sua nova descoberta, como geralmente acontece em livros do gênero. Ela simplesmente sabe o que é, de onde vem e como é viver assim, então quem não gosta de ter que viver essa experiência de aprendizado em primeiros livros, com certeza vai gostar dessa característica desse.
Adoro quando os personagens apresentam uma personalidade que não é das melhores e acabam vendo e vivenciando coisas de um jeito diferente durante a leitura, para ir amadurecendo e se transformam em uma pessoa melhor no final do livro. Fico contente que ultimamente estou gostando das protagonistas dos títulos que tenho lido, e com Nastasya não foi diferente. No começo e durante as páginas que vão avançando conforme a leitura vai evoluindo, percebemos que Nasty não era uma pessoa tão boa assim, podia não ser a pior entre as piores – apesar de seus amigos estarem próximos a isso –, mas também não ajudava ao próximo e não se importava muito com as coisas erradas ao seu redor. Até que ela resolve que precisa mudar e vai sozinha atrás de uma solução.
Mas, apesar das qualidades, existe alguns pontos negativos nele, como o ritmo da leitura. Não sei se todo mundo que ler também vai pensar assim, mas eu achei a história bem lenta, já que não tinha muita coisa acontecendo de diferente durante o livro todo, além da melhora de personalidade de Nastasya. Não é que isso foi mal feito ou tenha atrapalhado a leitura, mas acredito que algumas pessoas podem se incomodar com isso. Até porque teve uma situação que eu queria que fosse desenvolvida nesse volume, mas que acabou ficando para os próximos.
Sobre o casal da série, ainda não cheguei a uma conclusão. Algumas vezes eu torcia para eles ficarem juntos, outras eu ficava remoendo algumas coisas que aconteceram no passado deles e torcia para se afastarem. Mas gostei da forma que se envolveram e quero ver como isso vai ser resolvido nas continuações.
“Amada Imortal” me conquistou desde o dia em que achei a capa sem querer pelo Google (antes mesmo da divulgação) e já fui correndo procurar a sinopse, que me fez ficar ainda mais ansiosa para começar a leitura. E, depois de ler, cheguei à conclusão de que ele vale super a pena, e é claro que eu indico. E por falar na capa, ela é linda e fico feliz que a Galera manteve a mais bonita das internacionais para adaptá-la ao português. Nem precisava dizer que o trabalho da editora é impecável e a capa é em soft touch com verniz localizado nas flores (ao vivo dá uma impressão de dimensão fantástica!) e alto-relevo + verniz no título.
Minha dica para você é a seguinte: gosta de livros sobrenaturais que apresentem personagens nem um pouco bobinhos, com uma narrativa meio lenta, mas que faz você entender tudo da melhor forma possível, bem explicado sem enjoar ou cansar, e quer sair um ponto dos sobrenaturais batidos (vampiros, anjos, fadas, etc.)? Então com certeza vai se encantar por “Amada Imortal” e a escrita da autora.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Nossa parece fantastico, me encantei por ele e pela resenha.

    Eu vi a capa dele (linda de morrer) nos lançamentos do skoob ai li aresenha e ja foi pra minha lista de desejados.

    A protagonista é bem no estilo q eu gosto vai atras do q quer, procura remediar seus erros e melhorar.

    Acho interessante do casal ser assim, uma hora a gente torcer e na outra sabe mudar de ideia.

    Eu ando conforme o livro anda assim dizendo, se ta acontecendo um monte de coisa tudo rapido devoro o livro com a mesma intensidade, agora se esta morno demoro um pouco mais na leitura.

    Linda resenha, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha! Já li Amada Imortal e curti bastante. Beijos!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Há ia me esquecendo:

    Meu e-mail pra contato para a promoção: glnemcl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro me chama bastante a atenção. Primeiro pela capa que, Deus, é LIINDA *-*. Segundo pela ideia dos imortais não serem zumbis ou vampiros, como seria normal encontrar por aí. Achei bem realista, de uma certa forma, a sinceridade da protagonista, em achar que não há mais sentido em viver, afinal quem viveu mais de 400 anos não deve achar mais nenhuma graça na vida. Enfim, tá ta minha lista de MUST READ! :3

    ag-thais@live.com

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha lido nada do tipo, sobre a imortalidade.
    Por que vampiros imortais, não deixam de ser vampiros! E sim,
    tem que haver um trgua de vampiros, anjos, e tc!
    Agora a moda é Tigres!!!

    A protagonista em certas partes do livro é bem imatura, mas tem decisões
    boas e fortes. E o casal é bem diferente tbm Por isso o livro chama bastante a atenção por
    ser diferente. É bem sobrenatural mesmo. Conhecer um novo mundo sempre é válido!
    E este do livro é bem autêntico e muito bem construído!
    Eu acho que a sequencia do livro vai ser bem melhor em certos pontos. Até nisso,
    a autora não deixa ganchos para o próximo livro.
    Parabéns pela resenha. Adorei muito!!!
    Bjão!

    Maurício
    maumauz@live.com

    ResponderExcluir
  6. Eu comecei a me interessar por esse livro quando vi o nome "Amada imortal", que achei muito bonito. Depois, a capa também me chamou a atenção mas como ainda não tive o livro em mãos, não sabia de todos esses detalhes que você mencionou sobre o auto relevo, o verniz, enfim ... pela sua descrição tão bem feita quase que pude "sentir" o livro nas mãos. Então vieram as resenhas. A maioria foi positiva e uma ou outra destacando mais os pontos negativos. Acho que a sua foi a resenha mais completa que eu li até agora porque destacou tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos e ainda fez uma balanço entre eles. Achei excelente para os que, como eu, ainda não leram o livro e podem ter uma dimensão do que se trata a história e o que é melhor ... sem spoilers! Analisando a questão do sobrenatural, que eu gosto bastante e ainda se tratando de um sobrenatural diferente do que tenho lido, fiquei muito interessada em ler. A questão do ritmo lento e descritivo, acho que não incomoda tanto, já que se trata de um primeiro livro e é importante para ficarmos bem ambientados com o que ainda está por vir. Enfim ... achei sua resenha muito bem escrita e fundamentada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Esqueci do contato:
      @VanildaP
      vanildarm@hotmail.com

      Excluir
  7. Bom, fadas, vampiros, anjos, e coisas do gênero, eu amo. Não nego, mas é bem chato mesmo quando alguém pega vampiros por exemplo, junta ele com uma humana e tudo fica previsível. Isso não é legal, não surpreende. Mas pela resenha que você escreveu, penso que este livro me surpreenderia pois antes mesmo de ler a sinopse já imaginei vampiros e romance, e não é nada disso.
    Apesar, escrevendo este comentário, me veio algo na cabeça, a história deste livro, é como alguém que vemos na rua e pensamos que está pessoa é como qualquer outra, que só trabalha e vê Tv, mas no final, não é nada do que pensamos e nos surpreende :3
    Só não curti muito a capa, acredito que sem estas flores ficaria melhor :p
    Bem, não tenho nada mais a dizer
    Abraços
    até a próxima resenha.


    p.s. tenho sumido aqui do blog, porque o tempo anda meio curto
    daqui a pouco por exemplo já vou fazer trabalho :(


    yarasp71@hotmail.com
    @Mayh_Fernandes

    ResponderExcluir
  8. geeente, a capa desse livro é muito linda mesmo!!
    e só por onde olho só vejo elogios!
    peena, q não vou poder ler ele.. pelo menos não esse ano, ou melhor.. enquanto não acabar os 70 q tenho na fila..

    ResponderExcluir
  9. Acho que este livro aborda uma tema que eu mesma já me questionei algumas vezes, o que fazer da vida quando vc tem a eternidade diante de si? Eu já me perguntei se não ficaria entediada, se não cansaria de ver os seres humanos fazendo cagando consigo mesmo e os seus semelhantes. Ainda mais eu que tenho um cunho crítico-filosófico.
    Entretanto o mundo é gigante, sempre surgem novidades, e pensar que alguém com o poder que ela tem caiu no lugar comum dos adolescentes rebeldes é um desperdício não é?

    Quanto ao que ela é provavelmente seja uma decorrência de magia mesmo, pelo menos é mto comum seres se tornarem imortais pela magia negra. Fato é que o tipo de ser que Amada Imortal trabalha me atrai bastante.

    Boa Resenha, vamos ver se tb vou achar o ritmo lento...

    Miquilis: Bruna Costenaro-@BruFinland-bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. A capa chama muito a atenção, já que é belíssima! Confesso que às vezes me sinto cansada de temas sobrenaturais ao pegar algum livro e acabo deixando de lado (yeah, comecei a negligenciá-los!) Mas desde a primeira resenha (essa é a segunda) que leio desse livro, já fiquei interessadíssima! Gosto de leituras, que apesar de lentas, mostram o crescimento do personagem. São esses livros que acabam sendo relidos por mim. Não sei, eles me fazem pensar que o que impede o personagem de crescer, pode estar em mim também e então me faz procurar soluções ou formas de acalmar meus defeitos.
    Parece que a história não tem muita ação ou aventura, o que anda me deixando cansada, viu.. E eu adoro drama. Adoro mesmo! E nem pensei que o livro pudesse carregar algum romance, mas foi bom saber. Ainda mais saber que há magia... Não costumo ler nada com muita magia!
    Da sua resenha, acredito que o livro tem o primeiro item pra um livro bom: a história é bem contada. (Cai entre nós, história mal contada, não é história né!)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Já havia lido um pouco sobre Amada Imortal, e havia me encantando. Um ponto principal é a escolha da "espécie"(não sei se é correto chamar assim) da personagem. De fato essa coisa de vampiros, fadas, anjos e afins já está bem batido (o que não significa que eu não goste, mas enfim) e a escolha da autora me pareceu acertada.
    Outro ponto importante é a personagem não ser fraca e bobinha, eu particularmente, adoro quando os autores mostram o lado não tão "bacana" das personagens, parece que as torna mais humanas ou reais. ^^
    A capa é ÓBVIO é muito amor! E fiquei louca para ver ela de pertinho.
    Ótima resenha, parabéns! =)

    lorranyra@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse livro é um lançamento que estou louca para ler. O título e a capa em si já chamam bastante a atenção e eu, como boa apreciadora de romances sobrenaturais, senti a obrigaçao de me informar sobre ele!
    Gosto sim de protagonistas que não sejam bobas, mas eu geralmente gosto de ser introduzida ao mundo sobrenatural da mesma forma como a protagonista foi, pois isso eu acho que talvez seja um ponto negativo pra mim no livro. O que pode ser bem diferente já que será uma triologia e talvez a autora 'volte no tempo' em um próximo livro.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    andressa.j.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro, adoro temas sobrenaturais! Acredito que não tenha lido nada sobre imortais que não fossem vampiros. '-'
    Pena que é uma trilogia, esperarei o lançamento de todos para poder ler depois :D
    @Jenifferhaddad

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda e eu gostei da história, mas sei lá, não me encantou. Sei que nem é uma descrição muito boa, mas não me senti extremamente atraída pelo livro.
    Como ponto positivo percebo que a história é interessante e os personagens além de fortes tem personalidades bem definidas e o fato dos personagens serem imortais, não se enquadrando em nenhuma das características dos seres fantásticos mais comuns.
    Como pontos negativos a narrativa lenta e descritiva e a não imediata identificação com o livro.
    O jeito é ler o primeiro, ver se gosto e continuo lendo a série.

    Thais Vianna - @dathais- dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Amei a capa! É tão linda! E com as características citadas. Parece perfeito!
    Quanto ao livro, realmente trata de um tema totalmente diferente. E de um jeito diferente. Acho que se alguém virasse um vampiro, um bruxo, ou um elfo do nada, já saberia como se comportar. Mas é bem diferente saber quando o protagonista já meio que sabe o que lhe espera no futuro.
    E caramba! Uma "clínica de reabilitação" para Imortais? Rs. Achei a ideia incrível! Amei!

    Bjoos

    @erica_blackb

    ResponderExcluir
  16. Adorei a capa! Confesso que não me canso de livros clichês de vampiros, fadas, bruxas etc, mas gostei bastante da ideia de ler algo diferente. Todo o conceito de ser imortal me lembra um pouco a série Imortal.
    Fiquei com vontade de ler o livro, tem alguns pontos fortes como um enredo diferente do gênero e uma capa linda rsrs mas pelo outro lado esse ritmo lento que você comenta me incomoda um pouco, e também tem o fato de que da a impressão (não sei se não estou errada) de não ter um romance no livro, e eu estou numa fase loucaaaaa por romance.
    É um livro que eu quero ler, mas não acho que agora seja o momento. Adorei a resenha,
    Beijos, Giu

    ResponderExcluir