Canções para Paula – Blue Jeans


Quando comecei a ouvir sobre o livro “Canções para Paula”, minha curiosidade ficou aguçada, afinal esse título começou sendo divulgado na internet e depois de muito sucesso nas redes sociais espanholas, a versão impressa foi produzida, vendendo mais de 500 mil cópias! A editora liberou alguns capítulos para irmos conhecendo a história um pouco antes do lançamento oficial e isso só aumentou minhas expectativas, porque gostei muito do que li.
Em “Canções para Paula” conhecemos a vida de diversos personagens que acabam interligadas de alguma maneira. Primeiramente temos Paula, uma garota de 16 (quase 17) anos, que marca um encontro com Ángel, um cara um pouco mais velho que ela, de 22 anos, após conhecê-lo na internet, sem que vejam fotos um do outro.
Enquanto o espera chegar, já que ele está bem atrasado, Paula acaba conhecendo Álex, um jovem que tem um sorriso espetacular e a faz suspirar, mesmo que por alguns minutos, já que ele vai embora um pouco depois, não sem antes deixar um meio de contato com ela.
Após esse encontro rápido, Ángel finalmente aparece e ela fica encantada por ele, com quem tem trocado mensagens online por 2 meses. Ele explica o motivo do atraso: como jornalista, precisou entrevistar a cantora famosa do momento, Kátia – por quem se interessou de imediato (e foi recíproco), mas é claro que essa parte fica de fora da explicação.
A partir daí, conhecemos a trajetória da vida desses jovens, em meio a encontros e desencontros, paixões arrebatadoras e amizades incríveis.
Dentre os personagens mais importantes da história, também conhecemos as Sugus, como são conhecidas Paula e suas três melhores amigas, também conhecemos os pais da protagonista e Mario, um amigo de infância de Paula que também é irmão de Miriam, uma das Sugus, e que sempre foi perdidamente apaixonado por ela. Ou seja, Paula vive num tremendo quadrado (?) amoroso!
De um modo geral, eu curti a leitura, apesar de achar que com tantas páginas a narrativa ficou mais lenta, até porque a história inteira se passa em apenas alguns dias, e isso acabou ficando cansativo, mas o autor soube introduzir pontos que despertam curiosidade no leitor para saber o que vinha a seguir em diversos momentos.
Achei a narrativa, que foi escrita em terceira pessoa, diferente da que estou acostumada já que o autor sempre começa com uma frase do estilo “Nessa mesma tarde de março, em outro lugar da cidade” e algumas situações são, diversas vezes, desenroladas com personagens diferentes no mesmo tempo de outra que lemos em outro momento. Por exemplo, Paula liga para Ángel e ele não atende. Ela fica preocupada, mas vai dormir. Em uma outra parte fala sobre o que Ángel estava fazendo naquele momento em que a Paula fez a ligação. Achei isso bem legal porque parece aquelas cenas de filmes ou de séries, em que o espectador sabe o que está acontecendo com todos os personagens, não ficando preso a apenas uma visão e os pensamentos só daquela pessoa.
Outro ponto super positivo é que o autor utilizou diversas referências internacionais em suas páginas, que vão desde livros, filmes e, principalmente, músicas, até locais frequentados pelos personagens. Inclusive, ele usa referências brasileiras como, por exemplo, Ivete Sangalo.
Achei bem interessante ver como o autor, sendo homem, soube conduzir as partes femininas da história através de meninas de 16 anos. Pareceu bem real, já que ele soube utilizar seus comportamentos de maneira natural. Aliás, todos os personagens apresentam características condizentes com suas idades, que chegam bem próximas da realidade, com suas dúvidas e certezas, problemas amorosos, amizades, comportamento, drama com pequenas coisas, etc.
O que realmente me incomodou foram os sentimentos das pessoas que, logo depois de um simples – e rápido – encontro, já estavam perdidamente apaixonados. Eu sei que dizer “Eu te amo” hoje em dia está mais fácil do que dizer “Bom dia”, mas isso ainda me incomoda, não acredito na verdade por trás dessa rapidez e, para mim, amor é algo que acontece com o tempo e não de um dia para o outro (literalmente). E não foi só com um personagem que isso aconteceu, foi com vários!
Sobre o final, o que eu poderia dizer? Não gostei nada! De repente algumas coisas aconteceram e todas elas ficaram em aberto, e sem ter deixado aquele ar de “Preciso ler o próximo urgentemente!” É como se o autor, depois de tantas páginas, quisesse terminar o livro porque já estava muito extenso e parou ali, sem mais nem menos, e colocou um epílogo (que eu também não curti) para imaginarmos mais ou menos como continuou a história.
Depois de terminar leitura, descobri que o livro faz parte de uma trilogia. Confesso que me surpreendi, já que ele é bem extenso (tem 496 páginas) e no geral foi bem desenvolvido. Tudo bem que o final não foi agradável para mim, mas mesmo assim não imaginei que tivesse continuações. Pelo menos fico mais tranquila, pois vou saber o que vai acontecer depois com todos os personagens, já que nada foi fechado nesse volume, e eu não tinha gostado disso. Claro que tenho curiosidade para saber como vão ser os próximos, e assim saber se vão melhorar depois do epílogo, se vão trazer as respostas, ou se a maioria das questões vai ser ignorada para novos acontecimentos surgirem a partir daí, porque parece que foi dada meio que uma introdução para algo totalmente novo.
Gostei bastante do título, que tem significado na história, inclusive vai um pouco além do que eu imaginei, e a capa, apesar de simples, é linda e tem tudo a ver. Gostei que a Rai manteve a original.
A diagramação do livro está simples e os capítulos não tem um espaçamento de pelo menos uma folha, um acaba e o outro começa exatamente na mesma página, mas sempre com o número do capítulo e uns corações enfeitando-a.
Se você está procurando um livro bem legal, com muitas referências de coisas que conhece, divertido e bem escrito sobre jovens vivendo uma ótima fase de sua vida, com uma narrativa leve, porém um pouco lenta e não tem problemas com livros extensos, então indico “Canções para Paula”.
>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Gente, me perdoem, mas acredito que não leria o livro, não é o tipo de história que me prende. '-'
    A capa é uma gracinha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI TD BEM JENIFFER, VC É LINDA, VC É FILHA DO FERNANDO HADDAD, EU SOU PECUARISTA BJS.

      Excluir
  2. Esse livro me soa mais como um filme jovem adulto do que um livro, pelo menos dá impressão. Parece que mtos autores já pensam em possíveis adaptações para o cinema e escrevem já como script e não livro.

    Claro não sei se esse é o caso, mas que me lembrou, lembrou hehehe!
    Boa Resenha, bem detalhada, eu gosto assim =P

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Tive a oportunidade de ler os 25 primeiros capítulos do livro e fiquei encantada! Estou ansiosa para ler Canções para Paula! Beijos!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei da resenha, que focou bem as características do livro, mas provavelmente não é um livro que eu leria.

    Apesar da capa bonitinha, a história é romantica e light demais, então não sei se eu gostaria.

    Uma coisa interessante que eu percebi, não tinha visto antes, é que é da Rai Editora...não tenho nada deles.

    Thais Vianna - @dathais- dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Não é o tipo de história que estou acostumada a ler, que leio sempre e acho que até por isso deveria dar uma chance ao livro. Porém, nesse caso, a narrativa lenta me deixa um pouco insegura quanto a querer ler o livro nesse momento. Achei sua resenha bem sincera e quem sabe no futuro eu me aventure a ler Canções para Paula.

    ResponderExcluir
  6. Juro que quando li o titulo do ali achei que era um post especial sobre a música da Lana Del Rey (santa ignorâoncia!).
    Obrigado pela indicação do livro, a sua resenha ficou realmente bem elaborada. Ele tem um assunto bem interessante(livros leves me conquistam). Quando eu conseguir ler, passo aqui pra contar como foi!
    P.S: Eu andei visitando os posts e tenho uma pergunta: Por que as pessoas por aqui costumam deixar algum contato no fim da comentário?

    ResponderExcluir
  7. Nossa, sério que a história é assim? Criei tantas expectativas quando vi a capa e o título do livro! Ok, me parece ainda válida e interessante pra ler, mas não gosto também de romances de 2 dias que se transformam em "Eu te amo". E por que a narração é lenta? Fizesse as coisas com calma, sei lá. x.x
    Ponto positivo pelo fato das personagens serem condizentes com as idades e pelas referências do autor, acho que isso sempre trás mais veracidade pra obra.

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser realmente interessante e eu ainda não havia ouvido absolutamente nada sobre ele, até me surpreendi pois achei essa capa uma gracinha. *-* Mas senti certa insegurança em ler um livro tão extenso e nenhum final aparente, isto magoou meus sentimentos. hahaha Além do fato de as personagens 'amarem' tão rapidamente.
    No entanto, achei interessante estas referências internacionais e creio que isto seja algo realmente positivo na obra, além de as personagens terem personalidades de acordo com a idade. Isso é algo bem difícil e o autor foi bem sucedido neste ponto, percebo que as personagens femininas não são irritantes ou algo assim.
    Ainda não sei se lerei, mas caso surja a oportunidade não deixarei passar. :D

    Beijos,
    Samy Aquino. (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OII ACABEI DE LER ESTE LIVRO, NOSSA TIVE VONTADE DE JOGAR NO CHÃO DE TANTA RAIVA QUE FIQUEI NO FINAL, ESTOU ATÉ AGORA BOIANDO, MAS QUE BOM LER ESTE BLOG E SABER QUE TERÁ OUTROS OBRIGADO

    ResponderExcluir
  10. ALGUÉM TEM IDÉIA DE QUANDO VAI SAIR O PROXIMO????? OBRIGADO

    ResponderExcluir