Os Gêmeos – Pauline Alphen


“Os Gêmeos” é o primeiro volume das crônicas de Salicanda, que foi lançada aqui no Brasil pela editora Cia. Das Letras. Eu não sabia muito bem o que esperar deste livro, já que não tinha achado nenhuma resenha que eu pudesse ler (imagino que agora já tenham várias resenhas por aí, mas não quando ouvi sobre ele, em seu lançamento), porém, assim que li a sinopse, ele me encantou bastante. Então, comecei a ler assim que tive a oportunidade de ter esse título em mãos, e posso dizer que não me arrependo nem um pouco. Vou dividir com vocês a minha opinião sobre essa história.
Conhecemos o século XXIII, um século onde tudo que conhecemos hoje em dia (como computadores, cinema, tecnologia, etc.) ficou para trás, dando espaço para uma era medieval, ficando até difícil de acreditar que essas coisas existiram algum dia. Tudo isso porque no século XXII a Terra passou por uma grande catástrofe.
O livro conta a história de Claris e Jad, dois gêmeos que moram com o pai Eben já que perderam a sua mãe, Sierra, quando tinham apenas 3 luadas (que representa 3 anos de vida) de uma forma muito estranha, já que ela simplesmente desapareceu, sem deixar pistas, fazendo com que eles ainda tenham esperanças de que ela possa estar viva.
Claris é uma menina forte e corajosa. Valente, ela não gosta de ver as princesas dos livros esperando por um príncipe encantado. Acha que meninas também podem e devem se aventurar, andar a cavalo e ter a sua própria espada. Muito agitada, ela acha tudo tedioso.
Jad, diferente da irmã, é um menino calmo e paciente. Ele não pode montar nem lutar, nem fazer nada com que o coração dele acelere demais, pois isso pode ser fatal. Com uma doença no coração que o impossibilita de ser tão ativo quanto Claris, ele desenvolveu outra característica bem marcante, a inteligência.
Eben, pai dos meninos é um homem isolado e sem muita felicidade na vida, fazendo com que os gêmeos fossem esquecidos em meio a tudo que se passa.
Agora que nossos protagonistas estão com doze luadas querem saber mais sobre o passado, que ninguém gosta muito de falar, sendo um assunto meio que proibido, e sobre o sumiço de sua mãe. Nos aventuramos, então, com esses dois protagonistas que começam a perceber que têm poderes, em uma história cheia de mistérios, magia e aventuras que nos faz refletir sobre a humanidade.
Na trama existem muitos personagens, e isso acaba atrapalhando um pouco, pois eu, particularmente, demoro a lembrar quem é quem, e com tantos nomes a coisa fica um pouco mais difícil. No início do livro a narrativa é um pouco lenta e ao longo da leitura nem tudo é explicado, deixando muitas coisas no ar (espero que essas coisas sejam reveladas nos próximos livros, já que se trata de uma série), mas assim que vamos dando continuidade, ela vai ganhando ritmo e conseguimos entender tudo com mais clareza, fazendo com que leitura avance de uma forma melhor.
Cheia de descrições e acontecimentos, a narrativa dá bastante importância a personagens secundários, o que acaba sendo bem legal, já que conhecemos um pouco além do que apenas os protagonistas.
A capa é bem bonita, com verniz localizado no título e representa bem a história. A diagramação é normal e as folhas são amarelas.
Sendo esse o primeiro livro da série, ele tem uma característica bem introdutória. E outro fato que achei bem interessante foi como a autora citou outros livros de forma simples e bem feita. O final do livro é daquele tipo que nos prende e nos deixa loucos para saber o que vai acontecer nos próximos volumes. Nem preciso dizer que quero muito saber como vão ser as continuações.
Avaliação



>> Esse post está participando do Top Comentaristas Nº 06 - FORMULÁRIO
>> Esse post está participando da Promoção Feriado Premiado no House of Chick


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Oi, realmente esse livro é bem legal. A narrativa do autor é cheia de voltas e voltas.
    Isso as vezes pode deixar a desejar. Mesmo assim esse mistério sobre seus passados,
    sobre sua mãe. E a forma com que está o mundo segundo o livro, no passado dos meninos e no presente
    dos mesmo, é bem diferente do nosso. Sim nos faz olhar para a sociedade.

    Esse tipo de livro sempre é bom por que nos faz olhar nossa sociedade, cada um com um olhar
    diferente. E cada vez com um ponto de vista diferente; além, da vista do ponto que estamos
    depois da leitura. Realente muito apreciável. E espero que as próximas crônicas continuem
    boas dessa forma. Sempre sem exageros.

    Adorei a sua resenha, como sempre está ótima!

    Bjão!!!
    Mauricio Dias
    maumauz@live.com

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto mto da capa desse livro..
    pena que nem todos gostam bastante dele..
    Apesar que a historia parece ser beem interessante.

    ResponderExcluir
  3. Como seria um mundo de volta ao mundo medieval já tendo passado pela tecnologia? Acho que isso é na verdade impossível né? Já que as trevas da época medieval não voltam, a ignorância diante das regras da natureza não volta.
    Então seria na verdade um mundo novo mundo, distópico, como se embora já tenhamos conhecido a verdade, teríamos que ignora-la...Acho que isso que me desperta a curiosidade em ler este livro, afinal como criar esse universo sem cometer erros, sem esquecer que certos atos e descobertas não tem volta?

    Há um aspecto que espero tenha sido abordado bem, que é a crítica que pode nascer desses futuros que deram 'errado'...como uma reflexão sobre o que nós hj podemos causar no mundo dos próximos...enfim...

    Boa Resenha...Eu tenho que confessar que adoro um livro introdutório, meu problema é com os segundos rs!

    Miquilis: Bruna Costenaro- @BruFinland-bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. OMG! Eu amo tudo que é narrado na era medieval, vitoriana... Sério, o livro acabou de ganhar um pontinho comigo! Achei diferente que se passasse em um século tão avançado, mesmo que fosse medieval, é diferente! Porque normalmente livros em eras medievais são no passado, hein. E eu odeio livros introdutórios, eu sempre sinto que tá faltando algo, que podia ter mais explicações, e nunca acho o suficiente, rs.
    A capa é linda, linda! Mas, eu não consigo não sentir preguiça do livro. A sinopse e a história parece deixar a desejar... Não me intriga nenhum pouquinho a ponto de ler (a falta de curiosidade é tão grande que essa é a primeira resenha que leio). Além disso, suspense me dá preguiça. Eu odeio me sentir: ok, o que é que vai acontecer agora?! Essa coisa de descobrir mistérios, hãm, não é comigo!
    Quem sabe a era medieval tenha conquistado pontos o suficiente para me fazer ler?! rs
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu meio que fiquei com medo desse livro pois já li uma resenha bem desfavorável a ele e pensei que fosse me arrepender de comprá-lo.
    O ponto de vista que você passou da estória é bem interessante, gostei bastante de como você descreveu os gêmeos, parecem realmente criaturas que se completam.
    Espero ter a oportunidade novamente de ler esse livro e tirar minhas próprias conclusões. Não consigo nem imaginar o século XXIII medieval, estou curiosa ! hehe
    Beijos!

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    andressa.j.oliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. A princípio esse livro me pareceu meio "mais ou menos". Por mais que eu ache legal essa coisa de personagens femininos não serem mais o esteriótipo de "princesas frágeis", partir justamente para o oposto também já está meio batido. Assim que li a descrição de Claris me veio a mente a Merida, protagonista de Valente. Pode ser que não tenha nada parecido, mas me lembrou. ^^'
    Como você mesma disse, acho que por ser o primeiro livro, não é dito muito. A princípio não é o tipo de livro que eu leria.

    lorranyra@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Já faz um tempinho que ouvi falar nesse livro mas não tinha parado para prestar muita atenção. Pela sua resenha, percebi que ele vem no clima das distopias, de um futuro imaginário. No caso desse livro, a humanidade estaria recomeçando? Achei a premissa do enredo bem interessante e como ele é parte de uma série, tem isso de ser bem descritivo, para a ambientação nesse "novo mundo". Chamou minha atenção quando você diz que também é dada importância aos personagens secundários e não só aos protagonistas. Será que ele terão algum papel de destaque nos próximos volumes?

    Vanilda Procópio
    @VanildaP
    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Bem como eu disse no skoob, está me recuso a ler XD
    só espero que eu não em arrependa de não ter lido .-.
    yarasp71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Talitha, eu sou louca para ler esse livro! Mas estou com tanto livro para ler aqui em casa que até me desanimo. Sabe quantos livros serão lançados? ^^
    beijão

    @Jenifferhaddad

    ResponderExcluir
  10. Fiquei realmente em duvida sobre este livro, pois ele possui todos os elementos para ser bom...só estas tres coisas (mistérios, magia e aventuras)jah me fazem de cara querer ler o livro.

    Porem o que me preocupa é a narrativa lenta e nem tudo ser explicado deixando muitas brechas para traz.

    Quanto aos personagens serem bastante depois de ler "A guerra dos tronos" a gente se acostuma e aprende a decorar os nomes falando em Guerra dos tronos a menina me lembrou muito Arya Satrk rsrsrsrs

    A cpa é muito bonita, só iquei pensando como o menino vai viver uma aventura com a doença q ele tem, pois só a palavra jah faz o coração acelerar rsrsrsrsrs

    Mas eu leria sim, apesar dos pontos negativos!

    glnemcl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu comecei a amar o livro pela capa. Que linda!!!
    E pela história, na resenha, percebi que vou adorar. quero muito ler.
    Tudo bem que vou ficar perdida no meio dos personagens (também tenho o problema de me "perder" em muitos personagens...sofri com Clã dos Magos e Dezesseis Luas), mas mesmo assim acredito que vou adorar cada página desse livro e vou querer mais.
    Quantos livros são na série? Fiquei muito interessada por ele, quero ler...Parabéns pela resenha
    Thais Vianna - @dathais - dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Não me senti muito atraída pelo livro. Nem a capa, muito menos o título, me levou aquela louca sensação para ler o livro. Porém, gostei do fato de falar sobre um futuro medieval. É bem diferente que do vemos normalmente. E para ser sincera, já até pensei sobre o assunto algumas vezes. Então, pelo menos esse fato me atraiu.
    Também demoro um pouco para lembrar quem é o personagem em livros assim. Sofro um pouco lendo os livros do Harlan Coben (apesar de não acabar com o brilhantismo dos livros). Por vezes acabo lendo e até ignorando quem é quem, só me ligando depois.

    Bjoos

    @erica_blackb

    ResponderExcluir