Star Wars: Marcas da Guerra - Aftermatch #01 - Chuck Wendig

Ok, admito sou fã recente de Star Wars, não faço parte do grupo que gosta desde pequena, e tenho uma explicação muito simples para isso, eu tinha pavor de ets, não fazia sentido ver filmes onde eles apareciam aos montes! Agora mais velha eu não tenho mais pavor, apenas muito medo rs, e resolvi que iria ver todos os filmes, e o fiz no ano passado, e claro a pergunta que eu me fazia era: porque eu não os tinha visto antes?! Embora, sim, apareçam muitos ets, eles são muitos variados e diferentes do grays que me assombram. Fato é que agora quero saber mais sobre esse universo tão rico, e nada melhor do que um livro para tanto, o primeiro? Star Wars - Marcas da Guerra (1º Volume da Trilogia Aftermatch), escrito por Chuck Wendig, e publicado pela editora Aleph, ele faz parte do universo expandido de Star Wars.

Já se passaram alguns meses da batalha de Endor que resultou na destruição da segunda Estrela da Morte. Mas o que será que aconteceu após esse momento fatídico? Marcas da Guerra apresenta os novos passos da Nova República (Aliança Rebelde), buscando os lugares que ainda estão sobre o domínio do Império, além das tentativas do Império de se reerguer depois da perda de seu comandante, Palpatine.

Um novo panorama galáctico surge, o capitão Wedge Antilles chega a Akiva para investigar, mas é capturado pelo Império, ao mesmo tempo em que a piloto Norra Wexley chega ao mesmo planeta para buscar seu filho Temmin que está encrencado com criminosos. Paralelamente Jas, uma caçadora de recompensas se esconde nas sombras em busca de seu novo alvo dentro do Império, capturada pelos criminosos que procuram por Temmin acaba conhecendo Sinjir, um ex-funcionário do império. Mas o que será que estes personagens tão peculiares podem fazer quando se unem? A força rebelde terá novos aliados? Ou o Império se beneficiará deste encontro?

Embora o livro se foque muito nos passos dos personagens acima, a narrativa feita em terceira pessoa se foca em apresentar o panorama após a queda do Império e seu impacto em diversos cantos da galáxia, tanto do ponto de vista de planetas inteiros até as perdas de famílias inteiras. Assim são muitos os personagens que aparecem, alguns permanecem, outros se vão e talvez voltem a surgir nos demais volumes. Essas breves estórias são feitas em interlúdios ao longo do livro. Acontecem tanto em Akiva, como em outros planetas conhecidos como Jakku, Tattoine, Naboo, e etc.

Norra é uma piloto da Aliança Rebelde, abandonou o filho com a irmã para se juntar a aliança e buscar pelo marido. É destemida quando se trata de naves, mas um pouco contida quando em terra. Seu maior dilema é continuar a lutar pelo que acredita ao mesmo tempo em que estabelece novos laços com o filho. Suas ações se voltam em aceitar o filho que encontrou e não o que deixou, assim como sua lealdade. Já seu filho, Temmin cresceu independente com a marca da falta dos pais, assim acaba se aliando a indivíduos com caráter duvidoso. A volta da mãe mexe com suas ideias, e ele fica confuso quanto ao lado que deve tomar neste conflito já que a aliança tirou seus pais dele, e ao mesmo tempo ele percebe que o Império não age de maneira correta.

Ja, a caçadora de recompensas se faz de durona, e demonstra apenas se importar com dinheiro. Mas nas horas decisivas acaba por guiar suas ações em ajudar os que a cercam. Sinjir viu a batalha de Endor de perto e no que ela resultou, isto o modificou profundamente, ele já não se identifica mais com o Império, mas ao mesmo tempo que não consegue ser ver como rebelde, este conflito o atormenta tanto que ele tenta se isolar e viver com bebidas até esbarrar com todo o grupo.

Sloane, é uma almirante do Império, seria a vilã, mas ela não tem exatamente a maldade clássica de um vilão. Ela parece na verdade buscar seu lugar, fazer algo de certo no sentido de bem feito, mas ao mesmo tempo ela apresenta alguns questionamentos sobre sua posição. Isso a torna muito humana, e também muito similar aos jedis que acabam por questionar a ética e a moral a todo tempo. Para mim a linha tênue entre o certo e o errado, o bom e o mau é um traço marcante das narrativas do universo Star Wars, e esse traço é muito trabalhado no livro em quase todos os personagens que se perguntam se estão do lado certo da batalha.

Um aspecto muito interessante da obra é a diversidade, existe casal de mulheres, protagonista gay, mulheres com mais força e determinação que homens, crianças muito inteligentes, e tudo que é clichê se dissolve em meio a tantas raças e possibilidades. É muito bom poder ver pelo menos na ficção todo mundo podendo ser aquilo que veio para ser. E detalhe não se trata de colocações forçadas, ele consegue juntar todos estas características de forma muito natural!

A única falta que senti na narrativa de Wendig são os detalhes, acho que a descrição é muito direta e seca, e se tratando de diversidade maiores descrições ajudariam na visualização de cenas, que acabam sendo ajudadas pelo que os filmes dão de background. Mesmo assim suas ideias que no início da trama parecem não se encaixar se fundem em um único caminho muito inteligente e nos prendem até o desfecho.

Marcas da Guerra auxilia e muito na organização dos pedaços que se soltaram depois do episódio VI - O Retorno de Jedi, nos brindando com cenas do que acontece depois do "felizes para sempre". Com uma humanidade muito real, e questionamentos muito válidos é uma aventura certa para os fã deste universo múltiplo e único.

Avaliação







Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Me amarro nestas coisas. Já li alguns livros de Star Wars, mas este ainda não foi um deles, só porque ainda não deu para comprar. Já está na lista de desejados e sua resenha só fez aumentar ainda mais a minha empolgação!

    joana.gabrielledealmeida@gmail.com

    ResponderExcluir