Star Wars: Academia Jedi - Academia Jedi #01 - Jeffrey Brown

Roan Novachez vive em Tatooine com sua família e sonha em seguir os passos de seu pai e de seu irmão mais velho e entrar na Academia de Pilotos para voar pelo espaço depois de terminados seus estudos na escola primária. Só que as coisas não saem exatamente como espera, já que ele acaba sendo rejeitado pela mesma, mesmo sendo muito difícil de isso acontecer. Ele fica arrasado, claro. Principalmente porque sabe que vai ter que ir para a Academia de Agricultura, mas ele é simplesmente péssimo em cuidar de plantas e afins e não tem a mínima vontade de fazer isso.
Mas, nem tudo está perdido! Eis que Roan recebe uma carta do Diretor Mar para, em nome de ninguém menos do que Mestre Yoda, convidá-lo para frequentar a Academia Jedi. E é para lá que o menino decide ir. Agora ele estuda com seres bem diferentes, como aliens e robôs, e todos podem usar sabres de luz e treinam para fazer coisas com a mente! Roan se sente um pouco intimidado porque precisará “competir” com todos aqueles padawans, que frequentam o local há muito mais tempo, mas ele vai mesmo assim, porque treinar para ser um Jedi começa a ser muito atraente.
Eu não sei muito sobre Star Wars, inclusive porque não li nenhum livro ainda, e já assisti aos filmes há bastante tempo e não me lembro de quase nada, mas achei bem interessante essa HQ, porque faz com que os iniciantes no assunto consigam entender diversos termos e conhecer vários personagens consagrados, que foi o que aconteceu comigo. Tudo isso de uma forma leve, descontraída e muito divertida.


Roan é encantador, engraçado, esforçado, inteligente, dono de um grande talento artístico e muita criatividade, e muito cativante. Adorei conhecê-lo mais a fundo e também todos os seus amigos, com destaque para Pasha e Gaiana. Só que nem tudo são flores e nosso protagonista também enfrenta bullying na escola, mas não se deixa afetar pelo que os outros fazem e já está até mesmo aprendendo a lidar melhor com eles.
Diverti-me muito com o personagem principal, suas peripécias e confusões na Academia Jedi. E foi maravilhoso e divertido acompanhar seu dia a dia, sua tentativa de entender tudo o que Yoda dizia (até agora ele ainda não tem certeza de tudo) – seus comentários sobre o Mestre eram ótimos, sua tentativa de usar a Força, seus treinamentos com o sabre de luz, e até o início de um romance, entre muitas outras coisas.


A linguagem de Brown é uma delícia, flui muito bem, é voltada para o público a que se destina, de um jeito leve e descontraído que chama a atenção e diverte o leitor ao mesmo tempo, e as referências ao universo de Star Wars são ótimas. As ilustrações são incríveis e servem para complementar o texto, deixando tudo ainda melhor.
Este exemplar é como se fosse um diário de Roan, antes de iniciar na Academia Jedi, quando ainda desejava entrar para a Academia de Pilotos, até o final do primeiro ano escolar como padawan. Então ele conta os pedaços mais importantes/emocionantes de sua vida, faz diversos desenhos e “cola” fotos e materiais, como trabalhos, boletins e afins. Segue bem a linha de “O Diário de um Banana”, só que muito mais fofo e geek, sem as partes nojentas, e com personagens e pano de fundo de Star Wars. Depois de terminado o seu diário, há uma página ensinando o leitor a fazer seu próprio diário, muito bacana, pois também inspira os pequenos e incentiva a criatividade e muitas coisas mais.


Este volume pertence a uma trilogia homônima, só que até o momento apenas o primeiro chegou ao Brasil. Mas a Editora Aleph já anunciou a publicação da continuação, “O Retorno de Padawan”, ainda para 2016 e já tem até capa oficial (confira no post de lançamentos do ano). Estou curiosíssima para ler o que mais Roan vai aprontar na “Academia Jedi”, principalmente depois do gostinho que tem no final deste exemplar, com algumas páginas do próximo.


Já quero ter todos os livros de Jeffrey Brown na minha estante! De Star Wars, além desta trilogia, ele escreveu uma coleção de quatro títulos independentes até o momento, todos voltados para o público infantil. Aqui no Brasil somente dois deles foram publicados, "A Princesinha de Vader" e "Darth Vader e Filho" (clique nos títulos para conferir as resenhas), mas "Goodnight Darth Vader" e "Darth Vader and Friends" também vão chegar por aqui, só não têm data certa ainda.


A edição nacional está uma coisa linda! A capa é dura, o título está com uma laminação azul brilhosa fosca, as ilustrações da capa e da quarta capa possuem verniz localizado, as páginas são amarelas e a impressão de boa qualidade. A obra é toda ilustrada em preto e branco pelo próprio Jeffrey Brown e eu adoro seus traços. O mais legal de tudo é que todo o texto foi realmente escrito à mão (!) por Giovanna Cianelli para dar mais veracidade ao material, o que, em minha opinião, deixa o livro ainda mais especial.


Quando eu tiver um filho ou uma filha vou fazer questão de lhe presentear com este livro e suas continuações, porque realmente adorei a história, a forma de escrita do autor e os personagens. Recomendo muito “Star Wars: Academia Jedi” para todos que curtem Star Wars e querem adentrar neste universo através de uma história mais leve, voltada para o público infantil, e também para todos aqueles que gostam deste tipo de livro, mesmo os que ainda não conhecem nada sobre o assunto, inclusive porque é uma ótima forma de introdução a este universo.
Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Sou muito fã de Star Wars e com certeza é uma das minhas "franquias" preferidas.
    Quero muito ler essa HQ pois acho que, em questão de linha do tempo na história de Star Wars, é uma das primeiras obras.
    Fico ainda mais curioso pra ler essas histórias ilustradas...
    As ilustrações aliás são linda e a Aleph está se dedicando muito às obras de Star Wars, por isso que a amo!!!
    Gosto de personagens engraçados e, apesar de não estar acostumado a esses livros de diários, sei que vou gostar desse por ser de Star Wars hahaha
    Pretendo comprar em breve esses livrinhos do Jeffrey sobre Star Wars pois são muito fofos.
    Também pretendo apresentar às crianças porque assim incentivamos desde cedo a lerem, ainda mais com Star Wars...
    Beijo.

    joseph_luis09@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu e meu marido já colecionamos alguns itens de Star Wars e temos um filho de 5 anos. Taí uma ótima dica de presente para ele!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkk deve ser muito divertido este livro. Já me peguei rindo antes de ler. Claro que vou querer comprar, só que ainda não encontrei por um preço imperdível, mas estou de olho porque assim que ver ele vai ganhar um espaço na minha estante. Não sou criança, mas curto muito as histórias infantis de Star Wars.
    joana.gabrielledealmeida@gmail.com

    ResponderExcluir