O Trono de Diamante - Elenium #01 - David Eddings


As vezes não me dou conta de que alguns livros foram lançados, são tantos em uma lista infinita de leitura/compras que alguns passam desapercebido como O Trono de Diamante - 1º Volume da Trilogia Elenium, do escritor americano David Eddings, da editora Aleph, até que de repente ele cai nas minhas mães e percebo que ele faz bem o meu tipo, e como faz!!!

Eosia, no reino de Elenia é abatido por maus presságios, sua legítima soberana está doente e para que ela tenha chances de cura é adormecida em um cristal. Seu coração ainda bate por conta de um feitiço, mas ele tem tempo para acabar e se a cura não for encontrada ela morrerá, e mais do que perder uma rainha o mundo estará perdido nas sombras.

Sir Sparhawk, cavaleiro da ordem Padion volta de seu exílio e percebe que algo errado cerca o reino, quando visita sua soberana percebe que precisa encontrar a cura ao mesmo tempo em que corre contra o tempo para desmanchar os planos do Primado Annias. Magia, espada e lealdade são algumas das provas desta missão, mas Sparhwak está pronto para ir até o fim, nem que isso signifique a morte.

Revigorante, emocionante, viva e empolgante são algumas das coisas que poderiam descrever a trama do livro! Eddings era fã de Tolkien, mas ao contrário da maioria não quis repetir o que o mestre fez, criou sua própria história com sua própria mitologia. O livro trabalha com diversas camadas de ação, temos em primeiro plano a doença da rainha que cria toda uma ação para sua cura. Depois a forte trama política que cria uma densa camada que atrapalha  todo o andar da busca pela cura, e devo dizer como isso é bem amarrado a cada passo! Temos ainda a magia que está em todo lugar, mas é tratada de forma diferente em cada canto deste universo.

Este mundo conta com diversas raças, costumes, e alguns seres diferentes como trolls, ogros e espectros, mas com traços de uma fantasia realista e não muito longe do possível. Deuses também existem nesse universo, assim como um Deus que é seguido pela igreja que também tem seus braços fortes em todo lugar. O discurso conhecido da igreja católica está presente na igreja e nos personagens ligados a ela, mas não em personagens como Sephrenia, uma feiticeira de mão cheia!

Sparhawk acabou de volta de seu exílio, não está muito preocupado com regras ou bom senso, é dono de uma personalidade explosiva e nada sutil, e tudo que quer é restaurar o reino com sua rainha. Não  importa que tenha que atravessar o mundo para isso (e ele o faz!) e nem que tenha que bater de frente com a igreja (e ele também o faz!). O que sente como verdadeiro e certo é seu guia.

Sephrenia é responsável por ensinar magia para os cavaleiros, e acaba como companheira de viagem e busca de Sparhawk. Não revela sua idade mas é milenar, assim tem conhecimento profundo de magia, cultura dos povos, e comportamento humano, além de tudo é o braço esquerdo do cavaleiro. Mais tarde junta-se ao grupo a jovem Flauta que é uma criança especial muito fofa!

Kurik é escudeiro de Sparhawk, e sabe décor tudo que seu patrão gosta, além de conhecer bem o seu gênio. Já está velho para o trabalho mas não consegue abandonar o trabalho. Kalten é seu amigo de infância, bom com a espada mais péssimo com a magia é engraçado e não tem medo do perigo.

Annias é o primado, um dos vilões da história, e desperta nossa raiva em suas primeiras frases. É como uma cobra que envenena tudo que morde, e suas palavras só tem um objetivo: o poder, seja em cima de sangue ou de sua própria igreja.

A quantidade de personagens que surgem na história é enorme! Cada um com sua personalidade e característica, muito bem exploradas. A narrativa em terceira pessoa é madura e contagiante, você sempre quer saber qual será o próximo passo da jornada. Tudo se desenrola de maneira inteligente, o autor não pede que você acredite na história porque ele está dizendo mas porque explica cada um dos fatos de forma lógica e ao mesmo tempo mágica.

Eddings sabe o que é fazer uma boa fantasia épica, sabe o poder e o peso de empunhar uma espada, e principalmente o que é lealdade com a verdade e o bem. A trilogia já ganhou mais um volume no Brasil, o Cavaleiro de Rubi lançado pela Aleph recentemente, que por sinal fez excelente trabalho com este primeiro volume (a capa é simplesmente linda!!! e temos muitos mapas =D!)

Avaliação







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário