P.S.: Ainda Amo Você - Para Todos os Garotos que Já Amei #02 - Jenny Han

Lara Jean já se apaixonou cinco vezes ao longo de sua vida. Todos amores platônicos. E, quando queria um fechamento para cada uma daquelas paixões, escrevia uma linda carta de amor para o garoto que tinha feito seu coração bater mais rápido. As cartas eram pessoais e a ajudavam a seguir em frente, porém ela nunca teve intenção alguma de enviá-las. Até que alguém as descobriu e enviou para seus respectivos destinatários, fazendo a vida de nossa protagonista virar de pernas para o ar.
Mas nem tudo que primeiramente parece ruim, sai como o esperado. E bons resultados podem acabar surgindo neste processo. E foi o que aconteceu. Agora, vivendo seu primeiro relacionamento real, Lara Jean precisará enfrentar os altos e baixos, confiar na pessoa que gosta de verdade, e lidar com alguém de seu passado que chega mudando tudo. Será que ela realmente escolheu certo? Ou seu coração pode bater por outra pessoa ainda mais forte?
Ano passado li mais de cem livros e “Para Todos os Garotos que Já Amei” (clique para conferir a resenha) entrou para a minha lista de dez leituras preferidas. Eu sei que esta é uma obra com protagonista e personagens adolescentes, e também mais voltada para o público jovem adulto, mas foi justamente por isso que fiquei apaixonada pela história criada por Jenny Han. É leve, fofa, descontraída e faz com que eu me lembre dos dias em que eu tinha a idade de Lara Jean, e é uma leitura tão gostosa que as pessoas que curtem este estilo de obra, com certeza vão se apaixonar também.
E é por isso que eu estava muito animada para ler esta continuação, porque sabia que iria ficar encantada com a história de Lara Jean novamente, mesmo que eu ainda não tivesse certeza do que me aguardava, além das expectativas por conta do final do primeiro volume. E não estava enganada! Adorei mais este livro de Jenny Han.
Confesso que meu coração ficou dividido entre as duas pontas do triângulo amoroso com Lara Jean, Peter Kavinsky e um outro que não vou dizer quem é para não soltar algum possível spoiler. Porém, admito que minha torcida pendeu um pouco mais para o lado que não foi escolhido, porque não gostei de muitas atitudes do escolhido, que me irritaram bastante. Então foi aquilo, não adorei, mas também não odiei que ela tenha ficado com ele.
Kitty é uma personagem incrível que eu adoro, apesar de algumas vezes ela tomar atitudes irritantes, mas relevamos isso por conta de sua idade, afinal ela é uma criança. Mas acho que a autora poderia cogitar um livro com ela como protagonista, só que passado alguns anos após os acontecimentos destes dois, para acompanharmos a menina em sua fase adolescente. Eu certamente leria.
"P.S.: Ainda Amo Você" é uma história típica de adolescentes, tanto que realmente parece verídica, como se os personagens existissem na vida real e não apenas nas páginas de um livro, e eu adoro isso! Com certeza os leitores que possuem idades próximas aos personagens vão se identificar com alguma das situações vivenciadas por eles, ou conhecem alguém que já passou por algo semelhante, e os mais velhos que já passaram desta idade vão relembrar nostalgicamente de suas próprias experiências. Mesmo que Lara Jean seja de modo geral bastante diferente de mim, e também boazinha demais em algumas situações, consigo me ver em diversos momentos de sua vida e tomando atitudes parecidas quando tinha sua idade.
Até o momento, esta série é, na verdade, uma duologia, ou seja, só é composta destes dois volumes. Mas eu acho que dava para ela criar novas continuações, mesmo que fossem com personagens diferentes e com pequenas participações de Lara Jean e outros.
Adoro este título, “P.S.: Ainda Amo Você”, por dois motivos. O primeiro é que ele tem relação com o antecessor e o enredo das cartas que foram enviadas, as quais Lara Jean ainda gosta de escrever. Segundo porque tem um significado meio ambíguo, ou seja, a gente não sabe se tem relação com Peter Kavinsky ou com o outro menino que acaba formando a outra ponta do triângulo amoroso com a protagonista, e isso é ótimo porque nos deixa com dúvidas, diferente de alguns títulos que são muito explícitos.
Eu amo estas capas, apesar de preferir a primeira a esta, e acho que combinam perfeitamente com os livros. A diagramação é simples e bem confortável para a leitura, e as páginas são amarelas, o que é sempre um ponto positivo.
A narrativa é feita em primeira pessoa pela protagonista, Lara Jean, e adorei acompanhá-la de perto, com todos os seus sentimentos, problemas, pensamentos, etc. E a escrita de Han é realmente muito gostosa, de um jeito que nos deixa apaixonados e presos na história e nas situações vivenciadas pelos personagens. Ela também sabe escrever para o público jovem, usando uma linguagem fácil, de um jeito fluido e delicioso.
Também gostei muito de ver o crescimento de Lara Jean e o fato de que ela decide ser quem é, independente do que os outros falam ou do que poderiam achar o correto. Afinal, a primeira pessoa que cada um de nós deve agradar é a si mesmo, e ela faz isso. Só acho que ela poderia ter tido um pouco mais de atitude em alguns momentos ao invés de ficar se sentindo mal ou se chateando porque não queria enfrentar o problema de frente. Se não estava gostando de como seu relacionamento estava, deveria dizer isso em voz alta para a outra pessoa, e não se deixar abalar e também a sua própria autoestima por ter guardado os sentimentos para si.
O final do livro é fofo, e, como comentei acima, mesmo não sendo quem eu torcia realmente para ela ficar, imaginei que ele seria sua escolha por conta de tudo o que viveu até aquele momento e todos os seus sentimentos com o desenrolar da trama.
Adorei este volume tanto quanto seu antecessor e preciso recomendar para todos os leitores que gostam de histórias mais juvenis, com personagens carismáticos vivendo situações de vida do estilo gente como a gente, uma história de primeiro amor bem fofa, e uma trama deliciosa de nos fazer suspirar!

Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário