Deixe a Neve Cair - John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Quem mora em São Paulo, e no sudeste de maneira geral sabe que estavamos vivendo em um verdadeiro forno até uns dias atrás (culpa nossa, afinal árvores não são estética, são seres vivos que tem propósito, e lembre-se não fazem sujeira!!- #desbafo rs!). Para ir na contra mão do clima resolvi afundar na neve e comemorar a chegada do frio (yupiii!) e ler Deixe a Neve Cair, dos autores John Green, Maureen Johnson, e Lauren Myracle publicado pela Editora Rocco. E funcionou, me senti submersa em montanhas de neve!

A proposta do livro é narrar três contos que se passam na pequena Gracetown, uma cidade que recebe uma grande tempestade de neve e alguns milagres natalinos. Os contos convergem, além de se passarem no mesmo local também cruzam os personagens que em sua maioria se conhecem, não exatamente por serem amigos, mas apenas por estudarem na mesma escola.

O primeiro conto é O Expresso Jubileu, da autora Maureen Johnson, nos apresenta Jubileu uma garota que na véspera de Natal acaba as pressas pegando um trem para Flórida graças as peripécias dos pais. Entretanto devido a tempestade de neve seu trem fica preso em Gracetown, e para não morrer de frio e tédio com um grupo de líderes de torcida, ela resolve ir a Waffle House onde conhece Stuart, e sua aventura começa.

Jubileu é uma personagem fofa, trata com as coisas malucas da vida de forma leve e dinâmica. Mas quando trata-se do seu namorado perfeitinho ela não consegue ver o óbvio! A história mostra a tomada de consciência da personagem e sua transformação diante da verdade. É uma aventura gelada de amor, através da percepção de quem ela é e o que espera da vida. Destaque para os Floobies, vila dos elfos de Natal que amarra a história, é um detalhe tão inusitado e abordado de forma tão maluquinha que corri ver se de fato eles existiam (afinal eu quero uma padaria floobie com gingerbreads)! É meu conto favorito do livro.

O segundo conto do aclamado John Green, O Milagre da Torcida de Natal, foi meu primeiro contato com a narrativa do autor. E confesso que não tive tão boas impressões assim. Aqui três amigos- Tobin, JP e Duke- estão presos em casa na véspera de natal depois da Nevasca, entretanto Keun liga para eles exigindo a presença dos amigos já que o local que trabalha está lotado de líderes de torcida (isso mesmo são as mesmas da primeira história, já que ele trabalha na Waffle House). A história é sobre as aventuras que este trio passa para conseguir chegar a Waffle House em meio a tanta neve e a outros dois grupos que disputam o direito de permanecer lá.

A história em si tem seus momentos engraçadinhos que fica mais por conta do casal da trama, mas a narrativa é um pouco cansativa e boba, já que os personagens conseguem fazer piada e graça de tudo que acontece a eles (rir de tudo é desespero?!), dão valor demais as benditas líderes (elas são tudo isso mesmo nos eua?!) e sofrem de um pouco de falta de profundidade. Não chega a ser ruim, mas confesso que não via a hora de terminar logo!

O terceiro e último conto escrito Lauren Myracle, O santo Padroeiro dos Porcos,  nos detalha um verdadeiro milagre de Natal, ou diria uma daquelas histórias bonitinhas de filme natalino que nos inspiram a ser melhor. Addie é uma jovem que depois de trair o namorado resolver terminar o relacionamento, mas está sofrendo muito pelas besteiras que fez. De repente a vida lhe brinda com a chance de arrumar seus desafetos e encontrar o amor novamente.

Nha esse conto é muito fofinho! Tem até um mini porquinho- Gabriel! A personagem vive na superficialidade e no egocentrismo, e quando é obrigada a se olhar e perceber seus erros para compreender porque perdeu o namorado passa de adolescente bobinha para alguém mais maduro e que quer ser simplesmente ela. É neste conto que os demais se amarram, e Jeb, seu ex-namorado presente no primeiro conto reaparece.

A forma como a autora conseguiu amarrar os demais contos sem perder a originalidade de seu próprio conto é ótima! E permitiu também uma revisão dos contos anteriores. Não soou forçado como ela conseguiu unir todos os casais. Eu torci muito por Addie, especialmente sabendo o que Jeb estava pensando a respeito.


Sabe aquela magia natalina que aparece em Esqueceram de Mim 2? Eis aqui uma pitada em linhas, Deixe a Neve cair embora em meio a neve é de aquecer corações e refrescar a mente. Um livro delicioso para qualquer época do ano, já que o nosso frio não chega com o papai noel =P!

Avaliação









Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário