Livro de Marcar Filmes – Increasy

Quando eu era mais nova, assistia muitos filmes. Era uma verdadeira viciada, tanto que fiz minhas próprias agendas personalizadas para anotar quais já tinha assistido (recortava os pôsteres de jornais e também de revistas de locadoras), as notas que eu dava e ainda os que eu queria ver em breve. Então, quando vi este exemplar na lista de lançamentos do Grupo Editorial Record, sabia que precisava tê-lo para viver esta nostalgia maravilhosa, mesmo que hoje em dia eu assista mais séries do que filmes.
Acho a ideia deste exemplar realmente muito bacana, porque podemos guardar informações importantes, filmes marcantes e até mesmo decepções cinematográficas, tudo no mesmo lugar. E a edição é uma graça, tanto em termos de conteúdo e diagramação quanto de beleza do exemplar impresso.
Antes das áreas para preenchimento, há um texto das idealizadoras deste projeto incrível, donas da Increasy consultoria literária, denominado: “Bem-vindo, Cinéfico”, seguido por um sumário, bastante útil em livros deste estilo, e de “Instruções de Preenchimento”. E, em cada capítulo com exceção do primeiro, há um pequeno texto, interessante e descontraído, explicando o que se espera para aquelas próximas páginas.


Na minha visão, a obra é dividida graficamente em categorias, visto que o formato de preenchimento é diferente em alguns capítulos e iguais em outros. E vou explicar um pouco o motivo de eu ter pensado em “separar” o livro assim.
Na primeira, “Minha Vida Através do Cinema”, encontramos um capítulo com duas páginas para preenchermos de acordo com os filmes que marcaram nossa vida, como o primeiro que nos lembramos de assistir, ou o primeiro DVD que ganhamos, personagem preferido de todos os tempos, entre outros.


A segunda é sobre premiações, então encontramos algumas páginas com algumas das principais delas: “Oscar de Melhor Filme”, “Palma de Ouro”, “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro”, “Festival de Gramado”, e até “Framboesa de Ouro” (que encontra-se no final de exemplar). E podemos preencher espaços com quais filmes ganhadores já assistimos e quais pretendemos. As listas já vêm escritas com o título do filme e o ano em que foi premiado. E ainda sobra alguns espaços para preenchermos com os vencedores dos próximos anos.


 A próxima categoria, que é a mais extensa de todas, reúne espaços mais pessoais, quando podemos fazer comentários dos filmes que vimos, marcar notas, ano, diretor, país e até a data que assistimos. Entre elas, podemos encontrar “Filmes a que Assisti Recentemente”, “Filmes que Odiei”, “Musicais”, “As Animações mais Legais”, “Suspense”, “Produções Trash”, entre muitos outros.

E ainda há capítulos da que eu considero como a última categoria, pois possuem menos espaço para preenchimento do que a terceira, mas mais do que a segunda (estes capítulos não são sequenciais). E vamos falar sobre: “Trilha Sonora”, onde há espaços para nome do filme, da música, ano e direção; “Os Melhores Atores”, “As Atrizes mais Incríveis”, estes dois com linha para o nome, nacionalidade e os títulos dos filmes em que atuaram, para você preencher quais assistiu e quais pretende, “Diretores Preferidos”, com espaços apenas para o nome dele e dos filmes que você já assistiu.


Há também “Enquanto Isso nos Bastidores” (filme, ano, direção, país, e fato), que é muito interessante porque é para colocarmos fatos que consideramos memoráveis que soubemos de algum filme que assistimos. E, o meu capítulo preferido, “Falas Memoráveis”, onde podemos preencher espaços com as falas que mais gostamos das produções que assistimos (com espaço para as frases, filme, ano e direção).


Achei tudo muito incrível e adorável. O único ponto do qual eu não gostei é que senti que faltaram alguns capítulos para filmes que não são categorias de premiações, como Comédias Românticas, Romances de Época, Filmes Adolescentes, Fantasia, etc. E também áreas para colocarmos maratonas que pretendemos fazer ou estreias do ano que queremos assistir, por exemplo. Porque parece que os capítulos foram definidos baseando-se em premiações, e talvez o público alvo a que se destina o livro goste também de outros tipos de produção (eu pelo menos!), por exemplo, mais do que de filmes trash ou Festival de Gramado.
A Editora Verus está publicando esta coleção com Livros de Marcar e este é o segundo volume. O primeiro foi o “Livro de Marcar Livros” e eu estou torcendo para que o terceiro seja o “Livro de Marcar Séries”, por motivos de elas serem minhas preferidas junto com os livros. <3

O exemplar físico está realmente muito bonito, tanto que fiquei apaixonada. A capa não chega a ser dura, mas digamos que é quase isso, e há uma textura diferente, meio áspera na área que parece uma agenda, que neste caso é na cor violeta, com exceção do espaço em branco onde encontra-se o título. Todas as páginas possuem elementos gráficos relacionados com cinema na parte superior da folha e também no rodapé. Os detalhes, incluindo título do capítulo e linhas para preenchimento, também estão da cor violeta. E a fonte destes espaços é uma graça.


Para você que adora assistir uma boa produção cinematográfica, o “Livro de Marcar Filmes” é uma ótima pedida! Com o subtítulo “Seu Diário de Viagens na Telona”, vamos embarcar em memórias passadas e novas experiências para preencher as páginas e nos deliciar com os itens pedidos, enquanto passamos bons momentos com todas estas lembranças e criamos novas listas de metas para nos surpreender.


Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário