A Rebelde do Deserto - Alwyn Hamilton



Eu não sabia, mas parece que lá fora estão na moda os livros com inspiração no livro mil e um noites (que por sinal quero ler!), já saíram diversos com essa temática, e o selo seguinte, da editora Cia das Letras não marcou e já vai lançar por aqui o livro A Rebelde do Deserto da autora Alwyn Hamilton. Tive o privilégio de lê-lo antes do lançamento previsto para o dia 20 de abril e me perder com os protagonistas no deserto!

Amani Al'Hiza é uma jovem que mora no deserto de Miraji, e ela busca pela liberdade a qualquer custo. Seu vilarejo não tem mais nada para ela depois da perda da mãe. Sob o risco de um casamento forçado com o tio ela joga com todas as armas que tem, o que ela não esperava era esbarrar em um forasteiro que a levaria para uma aventura maior do que as areias do deserto! Envolvida em tramas políticas, magia, criaturas míticas e o exército do sultão esta corajosa jovem deverá encontrar mais do que a liberdade almejada.

Narrado em primeira pessoa através da protagonista Amani, conhecemos os detalhes desta estória mística pelas areias do deserto. Tudo é dinâmico e envolvente, o clima das mil e uma noites é constante pois lendas e estórias sobre criaturas e heróis são evocadas constantemente, é a protagonista quem as conta. Hamilton soube criar uma trama política sem perder no horizonte tudo que as criaturas do deserto possuem. A mitologia é original, e segue a influência árabe, como os djinns, elementais do fogo.

Amani tem apenas dezessete anos, mas já passou por muito em sua breve vida, assim encontramos uma protagonista corajosa e ousada que não tem medo da morte. Ela é sensível, mas sem que para isso arrisque sua própria vida ou seja a pobre mocinha. Tem uma personalidade forte, e é dona de poderes que ela mesmo desconhece. É uma personagem muito humana já que erra, se arrepende e tenta não voltar cometer os mesmos erros.

Jin, o forasteiro é uma incógnita durante boa parte da narrativa. Ora achamos que ele é um oportunista, ora que é alguém importante na política do deserto. Mas o fato é que quando ele lutava por sua causa ele encontrou mais do que esperava, e seu coração não será mais o mesmo depois dos olhos azuis de Amani. A dupla forma um belo casal, mas que fique claro não há cenas românticas, apenas uma cumplicidade no ar. Ambos são destemidos e compartilham um respeito mútuo.

Integrantes do exército do sultão são constantes e irritantes! Cegos pelas verdades que acreditam não poupam vidas e nem sacrifícios. Já os integrantes do grupo rebelde são indivíduos de personalidades interessantes e variadas. Não seguem o caminho comum, e conquistaram minha simpatia.

Um toque de velho oeste é dado pelas armas e cenas de tiroteio, mas as referências param por ai. O toque do oriente é bem maior do que do oeste! Especialmente pela mitologia evocada! É um mundo pouco explorado na literatura juvenil e trás um ar bastante atípico!

A rebelde do deserto é uma aventura contagiante através do calor, da esperança e da cumplicidade entre aqueles que buscam um lugar para existir como são e pelo que são. A série é uma trilogia que ainda não ganhou o seu segundo volume, mas autora disse no goodreads que ele será lançado em 2017, e o terceiro volume em 2018.

Enquanto isso esperamos desejando....Uma nova alvorada! Um novo deserto!

Avaliação







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário