Panelaterapia: A Cozinha das Estações – Tatiana Romano

Gosto muito da Tatiana Romano, dona do blog e canal de culinária Panelaterapia, e já acompanho seu trabalho há um tempo, reproduzindo receitas que ela ensina o tempo todo e me deliciando com tudo. Então é claro que logo fiquei interessada pelo lançamento deste livro, o segundo dela publicado pela editora Belas-Letras, “Panelaterapia: A Cozinha das Estações”.
Neste exemplar, vamos ter acesso a receitas que, como o próprio título já sugere, combinam com cada uma das quatro estações ao ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno (na ordem em que aparecem). Claro que estas delícias podem ser consumidas em qualquer época do ano, mas a autora decidiu fazer um apanhado de coisas que ela tem mais vontade de consumir de acordo com o clima do momento. E eu adorei isso!
Para Primavera, receitas coloridas e aromáticas como, por exemplo: Camarão na Moranga, Bolo de Banana Rapidão, Medalhão Suíno com Pêssego Grelhado, Abobrinha Grelhada Especial, Torta de Atum Fácil, entre outros. No Verão, tem receitas mais rápidas e pratos mais leves e frescos, como: Salada de Beterraba com Maionese de Limão, Compota de Manga e Gengibre, Salada de Macarrão, Bolo Gelado de Coco, Conserva de Abobrinha, e por aí vai.
Com a chegada do Outono, Tatiana acredita que o clima pede comidas quentinhas com texturas mais aveludadas, e é aí que entram pratos como: Focaccia com Alecrim e Sal Grosso, Torta Holandesa no Potinho, Frittata de Batata, Brócolis e Calabreza, Canelone Invertido e Mousse de Chocolate, e mais. E, para finalizar, para o Inverno ela escolheu comfort food, com pratos fumegantes, assados e sobremesas mais encorpadas. Como exemplo podemos encontrar: Creme de Cenoura, Galette de Pera com Chocolate Amargo, Pão de Alho com Queijo, Creme de Milho e Batata com Linguiça.
Todas as receitas vêm acompanhadas de fotografias lindíssimas, que nos enchem de água na boca. E o modo de preparo de cada uma é bem explicadinho e direto.
A edição impressa possui um projeto gráfico impecável, começando pela capa dura com verniz localizado na logo do Panelaterapia e no título, e o formato diferenciado do livro, que possui 20,2 cm x 16 cm. Cada estação ganha um capítulo separado com uma página ilustrada com elementos do clima, e toda receita está em duas folhas, com a foto da mesma finalizada mais título e um detalhe ilustrado abaixo, também seguindo o clima da estação na da esquerda, e ingredientes mais modo de preparo na da direita. A foto da autora está na quarta capa, as folhas são em papel couché (estilo folha de revista, porém muito mais grossas), com alta qualidade de impressão. E, no final do livro, ainda encontramos um espaço com folhas pautadas em branco para podermos fazer anotações referentes a cada uma das quatro estações.
Para aqueles que gostam de escolher receitas baseadas no clima, “Panelaterapia: A Cozinha das Estações”, de Tatiana Romano, é uma ótima indicação. Com ideias práticas e fáceis, todos vamos poder variar bastante o que consumir durante todo o ano. E também é uma dica incrível para os fãs do blog ou desta psicóloga tão carismática!
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário