Últimos lançamentos das Editoras Biruta e Gaivota


Oii, gente! Hoje vamos falar dos últimos livros que foram lançados pela Biruta e o selo Gaivota, que são responsáveis por publicações maravilhosas de livros voltados para o público mais jovem, mas que agradam leitores de todas as idades. Adoramos as editoras e o carinho que elas têm com as obras lançadas, que apresentam qualidade superior tanto em relação ao conteúdo quanto na parte gráfica, que são sempre livros lindos, e somos apaixonadas por eles.

Sementes de Cabanas Encantadas - Philippe Lechermeier
Já pensou poder conhecer as maravilhas dos mais diferentes tipos de casas? Sementes de Cabanas Encantadas, de Philippe Lechermeier, transporta o leitor para esse universo de moradas fantasiosas e inusitadas, que com frequência povoam o imaginário infantil.
O personagem Afonso Cagibi, um grande viajante, roda o mundo em busca desses espaços mágicos e nos conta as curiosidades e maluquices com as quais se depara. Em seu caminho descobre uma cabana do fundo do jardim, uma casa quebra-cabeças, uma cabana de papelão e outra para sonhar e encontra torneiras de framboesa e ferramentas inusitadas para a construção das cabanas. Para recordar os lugares por onde passou, o viajante tenta colecionar as sementes de cada um deles; no final, semeia e cultiva sua própria cabana encantada!
O livro mistura fantasia com uma série de referências históricas, como as tendas mongóis e as casas que não existem mais (casas suspensas da babilônia, casas incas e casas-castelo), além de fazer relação com a literatura e a cultura popular, como a casa de guloseimas, do tipo que João e Maria encontraram na floresta, a casa dos três porquinhos e o cavalo de Troia.
Ao abrir as páginas do livro, as belas ilustrações de Éric Puybaret farão o leitor embarcar nesse sonho. São imagens coloridas e delicadas, que transmitem perfeitamente a magia dessa incrível viagem.
Batendo à Porta do Céu - Jordi Sierra i Fabra
Uma jovem estudante de medicina decide abrir mão de seu conforto, de sua família e de seu namorado para trabalhar como voluntária em um hospital na Índia, durante as suas férias de verão. Em sua jornada, Sílvia conhece as peculiaridades de um país muito diferente do seu, convive com a pobreza e conhece pessoas que se tornarão muito especiais e importantes em sua vida, como o voluntário Leo, a médica Elisabet Roca, as pequenas Viji e Narayan e o misterioso Mahendra.
Inspirado em um caso trágico de uma voluntária espanhola, Batendo à Porta do céu expõe as reflexões da jovem Sílvia ao se deparar com a precariedade da infraestrutura indiana, as perdas, o medo e si própria. Sílvia mergulha em um momento de autoconhecimento, em que se questiona sobre o amor e suas variações, sobre a importância do apoio da família e sobre o valor da vida. Sua vontade de evoluir como médica cresce, ao mesmo tempo em que suas convicções vão sendo fortalecidas.
De forma cativante, o autor Jordi Sierra i Fabra sensbiliza o leitor com suas indagações, e também com a realidade indiana, que se contrasta tanto com a vida da jovem espanhola.

Maria e seu sorriso na janela - Caio Riter
Caio Riter lança seu primeiro livro pela Editora Gaivota: Maria e seu sorriso na janela. Inspirado no poema “As meninas”, de Cecília Meireles, o autor, de maneira sensível e delicada, trabalha com os temas do amor e da perda.
O pequeno Marcelo está sempre andando de skate por aí; a alegria de seu passeio é ver Maria sorrindo, com suas tranças negras esvoaçando pela janela. Tinha vontade de convidar a menina para sair à rua e brincar com ele, mas sempre lhe faltava coragem. Até que um dia não vê mais a menina debruçada na janela…
Com uma linguagem simples e poética, que mostra a perda de Marcelo e o seu arrependimento por nunca ter trocado uma palavra com Maria, o autor Caio Riter consegue sensibilizar o leitor. As ilustrações em tons pastéis do espanhol Rafael Antón contribuem para a beleza do livro, assim como o projeto gráfico, que remete à janela de Maria.
Maria e seu sorriso na janela traz a ternura da paixão, ao mesmo tempo em que mostra ao leitor a dura dor da perda.
Águas Emendadas - Rubens Matuck
Apresenta detalhes sobre a Estação Ecológica de Águas Emendadas – um sistema de proteção à natureza da região do Distrito Federal –, além de uma visão particular do autor sobre este belo cenário do Cerrado brasileiro.
O livro remete à um caderno de viagens, onde o autor retrata por meio de suas aquarelas as paisagens que encontrou, com toda a sua fascinante exuberância. Com notas de 1985 até hoje, o Matuck disponibiliza para o leitor conhecimentos das diferentes formas e cores que formam a natureza brasileira.
Águas Emendadas leva o leitor a um passeio entre as palmeiras buritis, a cultura brasileira e a peculiaridade de cada local que Rubens Matuck, com sua paixão e vontade de representar a natureza, expõe em seu lançamento.

Odisseia de Homero (segundo João Vítor) - Gustavo Piqueira
Um dos clássicos da poesia épica mundial foi parar nas mãos de João Vítor, aluno da sexta série que está de recuperação e precisa fazer um resumo da Odisseia de Homero para passar de ano. Por engano, o garoto retirou da biblioteca a versão integral da obra de Homero, ao invés da versão “adaptada” à sua idade. Para piorar, ele deixou a leitura para o último dia, ou melhor, a última noite antes da entrega.
O resultado, como era de se esperar, não sai exatamente como a professora esperava, pois o aluno não só contou a história com suas próprias palavras, como aproveitou para incrementar alguns detalhes que, a seu ver, faziam toda a diferença.
Ulisses e seu bando chegaram, então, à terra dos ciclopes, horríveis gigantes de um olho só. Após desembarcarem na praia, o que escolhem fazer? Descansar? Não. Banho de mar? Não. Frescobol? Não. Churrasco. Churrasco! Outro churrasco, professora Denise! Deve ser o vigésimo, e ainda estamos no capítulo nove! Vou lhe dizer uma coisa: nunca vi povo tão farofeiro quanto esse. Dia sim, dia não, tem churrasco na praia! Dessa forma, com uma linguagem informal e desencanada, João dialoga com sua professora em um texto recheado de imaginação.
Gustavo Piqueira, autor e ilustrador do livro, trouxe ilustrações divertidas e bastante atuais para a história, misturando diferentes tempos, divertidas colagens e fantasias coloridas que refletem a mente do inteligente, e muito malandro, João Vítor. A leitura de Odisseia de Homero (segundo João Vítor) é a aventura mais maluca dos personagens gregos que os leitores conhecerão!
Primavera - Oskar Luts
Em uma cidade do interior da Estônia, Arno Tali e seus amigos farão incríveis descobertas enquanto aguardam a chegada da estação mais esperada do ano: a Primavera.
Entre aulas de matemática, histórias de terror, festas de batizado e batalhas de bolas de neve, o livro contará o dia a dia desses meninos e meninas que levam um estilo de vida simples (e muito divertido!). 
A narrativa, sensível e detalhada, se passa em um colégio paroquial e traz vários aspectos da cultura estoniana e das influências herdadas da cultura russa, como lendas populares, músicas, a língua e o modo de vida no campo, no início do século XX.  A tradução da obra para o português foi feita diretamente do idioma estoniano, o que enriqueceu ainda mais os aspectos culturais de Primavera, bem como as ilustrações, em preto e branco, que caracterizam o estilo rural da época da narrativa.
Apesar de ser uma história temporal, as crianças de hoje em dia conseguem facilmente criar relações com os personagens, mediante o contato entre os jovens, as brincadeiras e travessuras, as relações familiares e as semelhanças das dificuldades em crescer. Por isso, este é considerado um romance universal, abrangendo temas de todas as culturas.
Primavera é um clássico da literatura estoniana e é comparado a Charles Dickens (Oliver Twist) e Mark Twain (As Aventuras de Tom Sayer).

A Camisa Amarela da Seleção Brasileira - Gílson Yoshioka & Myriam Chinalli
O personagem dessa história é Marcelo: brasileiro, descendente de japoneses e, como grande parte da população brasileira, é também um apaixonado por futebol. Vivia uma infância comum e tranquila, até o dia em que virou piada entre os colegas por usar uma camisa amarela da seleção brasileira. Desde então, passou a ser visto como um garoto sem identidade “que torce pelo time de outro país”. Mas, ao invés de se deixar abater, o garoto foi atrás de suas raízes para tentar entender o motivo da gozação dos colegas.
Nessa busca, Marcelo acaba descobrindo a importância de respeitar a diversidade das raças e culturas do povo brasileiro. Além disso, seu amor pelo futebol o transforma em um craque das quadras e campos, conquistando o público com suas habilidades. Após concluir o ensino médio, decide cursar jornalismo e, finalmente, realiza o sonho de se tornar um cronista esportivo, aproveitando a oportunidade para homenagear a seleção brasileira em sua primeira crônica.
De maneira simples, os autores tratam de temas como a imigração japonesa e sua cultura inserida no Brasil, relações familiares, preconceito racial, bullying e a importância de não abandonar os sonhos.
Em pleno cenário de Copa do Mundo, Gílson Yoshioka e Myriam Chinalli prendem a atenção do leitor com uma escrita que provoca reflexões profundas a respeito do comportamento dos brasileiros em relação aos imigrantes. As ilustrações de Rafael Antón completam a obra literária promovendo sensibilidade e identidade, assim como o projeto gráfico que remete aos símbolos do futebol e à bandeira brasileira, representada nas cores azul e amarela.
O prefácio de Tostão, eterno craque da seleção brasileira e campeão mundial na Copa do Mundo de 1970, presenteia a obra, ressaltando a sensibilidade da linguagem utilizada e a exposição tão sincera da temática.
Morada das Lembranças - Daniella Bauer
Através dos olhos de uma menina, o leitor acompanha a trajetória de sua família que, em meio à Revolução Russa de 1917, viuse obrigada a deixar para trás tudo o que conhecia e a empreender uma audaciosa e perigosa fuga rumo a um destino totalmente desconhecido. Com novas vidas e identidades, vê-se despertada pelas inúmeras perguntas que permanecem sem resposta. Mas, essa é a chave da morada. Não ter as respostas lhe permite seguir em frente e abrir todas as portas.


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi meninas!

    Infelizmente, nenhum chamou minha atenção...mas quem sabe depois das resenhas neh??? rsrsrsrrs


    bjo bjo^^

    ResponderExcluir