Entrevista com o Vampiro - Anne Rice

"A grande aventura de nossas vidas. Qual o significado da morte quando se pode viver até o fim do mundo? E o que é o "fim do mundo", além de uma frase, pois quem sabe, ao menos, o que é o mundo?..." (Página 35)

Praticamente não há quem não tenha ouvido falar do filme ou do livro Entrevista com o Vampiro, eu mesma me lembro na infância de ver, e só algum tempo atrás fui resgatar o filme para ver, mas quem leu o livro? Eu era uma das pessoas que vergonhosamente não havia lido, mas querendo ler todas as Crônicas Vampirescas, comecei pelo livro que é o inicio de tudo: Entrevista com o Vampiro, da autora Anne Rice, da editora Rocco.

Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 é um vampiro transformado por Lestat de Lioncourt, que resolve conceder uma entrevista para um jovem repórter falando sobre sua vida como vampiro desde a sua criação, narrando suas aventuras no mundo noturno.

O enredo é simples assim, mas não se engane as questões que permeiam esse livro são mais complexas do que o enredo pode descrever. Louis é um vampiro que não perdeu sua natureza humana, logo não consegue se alimentar de humanos sem sentir culpa, além de não abandonar costumes e trejeitos humanos. Sua maior busca ao longo da história é compreender sua natureza vampírica: afinal o vampiro é um filho do diabo? É um ser mal?
Ele traz a luz questões também sobre a natureza humana, já que vive refletindo a cerca da vida, mesmo que sob o seu ponto de vista. Muitas vezes revê a sua própria vida como humano. Tem uma natureza depressiva pois carrega culpas.

Lestat é o seu criador, e nesse livro aparece em sua fase mais insana (até onde eu tenha lido sobre ele), não se conforma com o comportamento de Louis e o provoca a todo tempo, o que incita em Louis um amor que beira o ódio. Entretanto nutre por Louis um amor verdadeiro que o leva a loucura.

Claudia é outra personagem, sem dar spoilers, é ousada e sem medo, não mede esforços para conseguir o que deseja, mesmo que isso signifique matar até seu criador. É uma criaturinha irritante, mas que desperta a pureza do coração de Louis.

Armand é um vampiro antigo, que vaga pelo mundo há muito tempo e se impressiona com Louis, e passa a desejá-lo para si. Consegue equilibrar seu lado vampírico sem soar selvagem. É enigmático e forte.

A narração do livro é dividida, existem partes em que é narrado em terceira pessoa quando se refere ao repórter com Louis, mas 95% do livro é composto pelo diálogo entre Louis e o repórter, logo as falas são em primeira pessoa, em geral de Louis. A diagramação conta com letras pequenas, que em trechos grandes confundem a vista. A capa é linda, e reflete bem o pessimismo  e reflexão de Louis.

Entrevista com o Vampiro é um romance gótico com todos os seus elementos essênciais e profundos. Desperta tanto a curiosidade quanto a vida de Louis quanto a reflexão sobre a vida, a cerca do que buscamos, do que somos e como nos relacionamos. A natureza humana é muito bem expressa, em toda a sua complexidade e falta de respostas.

Leitura obrigatória para todos os que nos dias de hoje gostam de romance sobrenatural. Não se engane tudo tem uma gênese, e Anne Rice é uma delas. Renda-se a essa sedutora história e aprenda o que é um vampiro de verdade!


Avaliação









Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oi Bruna!

    Eu sou uma das pessoas que vergonhosamente, ainda não leu este livro! rsrsrsrrsrs
    Quero completar as Crônicas Vampirescas antes de começar a lê-lo, mas estou achando que não vou aguentar! rsrsrsrsrrsrs
    Adorei sua resenha! Só me deixou mais curiosa!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir