A 5ª Onda – Rick Yancey

1ª Onda: Apagam-se as luzes, as baterias, e tudo que possa estar relacionado com essas coisas, aí vem a escuridão. 2ª Onda: Começa a arrebentação e só os com sorte sobrevivem. 3ª Onda: Pestilência, os que sobreviveram às duas ondas anteriores quase não têm chances nesta etapa, praticamente ninguém continua vivo. 4ª Onda: Silenciador, onde a confiança não existe mais e o próximo ser humano que aparecer pode não ser o que você pensa, então é preciso matar para não morrer.
O plano dos Outros foi perfeitamente executado, o mundo não é mais o mesmo agora que quase toda a população mundial foi dizimada. Os quase inexistentes sobreviventes precisam lutar pelas suas vidas enquanto vivem na iminência da 5ª Onda, que não sabem o que é e nem quando irá chegar. A humanidade que restou não tem nenhuma chance de vencer, mas, ainda assim, alguns conseguem manter a esperança.
É esse o caso de Cassie, que perdeu tudo e praticamente todos que tinha, incluindo amigos e os pais, mas não seu irmãozinho Sammy, a quem fez uma promessa antes que ele fosse levado embora. É dessa promessa que ela tira forças para continuar lutando por sua vida e pela dele. Ela não vai desistir enquanto não o encontrar, custe o que custar. Mas, no meio do caminho, acaba se deparando com Evan Walker, um jovem bonito e doce que vai ajudá-la no momento em que mais precisa, salvando sua vida. Mas será que ele é digno de confiança? Será que ela pode quebrar seu princípio de não confiar em ninguém além de si mesma e contar com sua ajuda nesta busca e resgate de seu irmão mais novo?
Confesso que não sou tão fã assim de histórias com alienígenas e geralmente elas não me despertam tanto interesse que me deixe com vontade de conhecer, salvo algumas exceções como “A 5ª Onda”, que eu só escuto elogios atrás de elogios, então minha curiosidade para conhecer a obra de Rick Yancey estava grande, a ponto de ficar ansiosa por uma leitura que, a princípio, não fazia meu tipo. Agora tudo mudou, porque depois deste livro passei a ver as histórias com esses seres com outros olhos, e fiquei com vontade de conhecer outros do estilo e, se forem tão bons ou pelo menos um pouco do quanto este é, tenho certeza de que irei adorá-los também.
Sério, que livro fantástico e maravilhosamente bem escrito! Uma obra de ficção científica genial que deveria ser lido por todos aqueles que gostam de YA com muita ação e luta por sobrevivência, com personagens incríveis e muito bem construídos, e uma narrativa fluida e envolvente que vai te prender da primeira até a última página sempre com aquele ar de tensão rodeando tudo e muitas reviravoltas.
Este exemplar é dividido em partes com títulos e dentro de cada parte encontramos os capítulos que acompanham um determinado personagem. A narrativa é intercalada por cada parte, em algumas delas podemos acompanhar a história em primeira pessoa narrada por Cassie, em outras por Zumbi (esse é um apelido, não posso dizer seu nome real porque seria spoiler), que é o outro protagonista e também muito importante, e também há partes que são narradas em terceira pessoa e acompanhamos outros personagens igualmente relevantes.
Logo no começo somos apresentados a uma Cassie depois de todos aqueles acontecimentos importantes que resultaram na morte da maior parte da população mundial, depois das quatro ondas de destruição, mas ela vai nos contando como tudo aconteceu, cada momento desde antes da Chegada, até o aqui e o agora dela. Conhecemos tudo o que ocorreu com ela e sua família e com alguns locais do mundo antes do caos começar e depois com a chegada da 1ª Onda, a passagem pela 2ª, 3ª e 4ª Ondas e, agora, à espera da 5ª Onda.
Sobre os personagens de uma forma geral o que posso dizer é que ninguém ali é perfeito e cada um encara a nova realidade de uma forma, alguns não resistem a ela por conta de seus organismos, outros simplesmente perdem a cabeça porque não conseguem acreditar nem confiar nas coisas, neles mesmos, ou na humanidade, não conseguem ter esperança e, então, deixam de ser sãos, mas existem aqueles que não desistem e acreditam que tudo de ruim pode acabar.
Os protagonistas são personagens bem complexos, como qualquer ser humano é, com medos e angústias, coragem e esperança, e isso que transformou esse livro em algo ainda melhor, eles são pessoas como nós.
Gostei de todos os personagens com maior destaque, mas confesso que foi Cassie quem mais admirei e gostei de acompanhar, principalmente porque em meio a tudo de terrível ao seu redor, ela ainda consegue nos fazer sorrir, além de nos fazer sentir que ela pode e vai conseguir sobreviver a tudo o que vem pela frente.
Cassie é uma personagem incrível e admirável, ela consegue equilibrar momentos mais frágeis, com preocupações, medos, etc., com momentos mais duros, como coragem, força, matar quando precisa, lutar quando não deixa a esperança de lado e o medo vencê-la. Mesmo quando tudo parece perdido e uma atitude poderia ser fatal, ela continua lutando, mas não de um jeito forçado ou imprudente, e sim como um momento de bravura, e isso foi tão, tão legal de ser visto.
Ela divide o ar de inocência carregando Urso, o bichinho de pelúcia de ser irmão mais novo em uma das mãos, com o ar perseverante e de valentia, carregando uma arma pesada e perigosa na outra. Também é dona de comentários sarcásticos, além de ser muito inteligente; guarda a essência de ser uma adolescente, uma garota com problemas e questões relacionadas a essa idade, como ser apaixonada desde sempre por um garoto que nem ao menos sabia quem ela era e mal sabia de sua existência, se é que sabia; e mantém a força para lutar e cumprir uma promessa que nem mesmo tem certeza de que conseguirá cumprir.
Zumbi também é um personagem magnífico e fiquei extasiada de tê-lo conhecido, principalmente por conta do seu coração, que é enorme, mas também por toda a sua bravura e determinação para fazer o correto dessa vez, protegendo outras pessoas e arriscando sua própria vida quando necessário para ajudar alguém importante para ele.
Esse livro intercala momentos de ação com aqueles de preparação e também alguns mais calmos, mas uma característica que está sempre ali presente, rodeando tudo a cada página, é a tensão. Nunca sabemos o que vai acontecer a seguir, nem o que esperar, nem em quem confiar, já que a história mexe bastante com nossos pensamentos, porque, junto com os personagens, nunca sabemos quem diz a verdade e quem está ali apenas te usando. E essa sensação quando estou lendo me inspira, me incita a continuar, a virar as páginas com mais apreensão e também mais vontade, esperando o que vem a seguir, torcendo para que dê certo e aceitando que muitas vezes algo vai dar errado.
O autor construiu um apocalipse alienígena tão real que parece até que isso poderia acontecer de verdade. Ele não deixou nada de lado e conseguiu explicações plausíveis para cada coisa, com detalhes de tudo. Ele convence o leitor de que aquilo tudo poderia ser possível se realmente existisse vida fora do nosso planeta, e nós nem precisamos de ações se temos as suas palavras para acreditar nisto.
Durante a leitura encontramos pistas deixadas por Rick que, se prestarmos bastante atenção, podemos ver vários caminhos se interligando de alguma forma, o que é magnífico. Mesmo assim, quando você começa a pensar que alguma coisa pode estar correta, que alguém deve estar falando a verdade, vem o autor e mexe mais um pouco com a nossa cabeça.
Esta obra de Yancey é tão, mas tão boa, que eu nem preciso ler outro livro dele para dizer que já virei fã do autor. Com certeza ela merece ser adaptada para o cinema, e realmente vai ser! Com roteiro de Susannah Grant e direção de J. Blakesson, também já escalaram a atriz que vai fazer o papel da protagonista, Cassie, que vai ser a  Chloë Grace Moretz, e eu adorei a escolha, só espero que o resto do elenco também seja de atores capazes de dar vida aos personagens de forma correta, por favor!
Sobre a parte gráfica, adoro essa capa e acho que ela passa bem uma ideia que te deixa intrigado, com vontade de ler. Fico feliz que a Fundamento tenha decidido manter a original. A diagramação está boa, com fonte e espaçamento confortáveis para uma leitura por mais tempo. Como o livro é dividido em partes, no começo de cada uma há uma folha com a mesma imagem da capa, em preto e branco, mais o título, mas não curto quando os capítulos dividem a mesma página quando acaba um e logo embaixo já tem o novo.
Posso afirmar que esse livro já entrou para os favoritos e é super recomendado!! Se mesmo depois da minha resenha você ainda estiver com dúvidas de ler “A 5ª Onda”, eu só tenho um conselho para você: leia mesmo assim, tenho certeza de que você não vai se arrepender nem por um minuto sequer.

Gostou da resenha? Adquira seu exemplar COM DESCONTO clicando aqui! :D
Avaliação



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oh Deus! Eu necessito deste livro! Quanto mais resenhas leio sobre ele, mas tenho certeza que o meso foi escrito para mim! rsrsrsrsrsrrs
    Adoro o tema e a ação que o livro tras, me deixa com o coração acelerado só de ler sua opinião! Parabéns!!!!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Essa é mais uma resenha positiva sobre esse livro que leio!
    Ele já está na lista de próximas leituras e espero conseguir ler ainda este ano caso o tempo me permita!
    Já senti a tensão desde a sinopse e estou muito curiosa sobre esse universo todo que o autor criou!
    Quero ler para comentarmos o que acontece aaaah

    Adorei a resenha!!

    beijos,
    Aninha
    Leitora X

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nem acredito que ainda não li esse livro...e até agora não sei o porquê..Que resenha sensacional, fiquei doida pra ter esse livro logo na mãos só pra sentir essa satisfação que vc teve ao lê-lo. Arrasou...Parabéns pela resenha e muito obrigada pela indicação..A 5ª Onda vai pro topo da lista de desejados ..
    bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir