Caçadores de Sombras - Daniel Blythe

Meus desejos literários são como aqueles fim de tarde que desejamos um doce gostoso, procuramos pelos armários, mas nunca tem nada de bom (mentira, é que nada tem a cara que imaginamos!), as vezes acontece o contrário e vários doces invadem sua geladeira, causando um caos na hora da escolha. Fato é que dias atrás eu queria um livro daqueles que todos os seres sobrenaturais se misturam, e acabei sorteando Caçadores de Sombras, do autor Daniel Blythe e publicado pela Bertrand Brasil.

Miranda May é uma adolescente de doze anos que acaba de se mudar de Londres para a pequena cidade Firecroft Bay, e não têm tido boas noites de sono. Seus sonhos são sempre permeados pela presença de uma sombra indistinta que não se apresenta, mas assusta Miranda.

Não bastasse as noites mal dormidas, a cidade litorânea tem apresentado estranhos fenômenos, e May começa a achar que seus sonhos têm alguma relação com os fatos. Já na escola esbarra com um grupo de alunos um tanto esquisitos que acabam atraindo sua atenção, e uma vez que passa a acompanhá-los descobre que eles podem ter as respostas para a sombra que a persegue. Afinal o que eles buscam em sua organização, e o que seus pesadelos têm com isso?

Lamento em dizer que meu desejo literário não foi suprido, passou na verdade muito longe de me saciar. Foi como um bolo seco e sem cobertura, quando eu almejava um belo bolo de três camadas de recheio e cobertura rs! Blythe tem uma narrativa que não me cativou, passa muito tempo falando e não consegue de fato apresentar justificativas bem amarradas, além das partes da trama falando um 'nerdes' (coisas de nerd!) que eu simplesmente não compreendi! É interessante que a ciência se aproprie dos fenômenos, mas ficar lendo isso em termos científicos em uma ficção é um pé no saco!

O livro é uma ficção infanto juvenil, mas eu levo todos os livros no mesmo grau de seriedade, já me peguei lendo livros infantis que falavam coisas mais sérias que os adultos, então senti falta de mais aprofundamento tanto do universo criado como dos personagens que são sim bem descritos fisicamente mas que carecem em muito dos seus dramas psicológicos.

Miranda é uma pré adolescente que não soa como alguém de doze anos, mas sim como com seus já quase dezesseis anos. Eu esperava uma personagem mais infantilizada, quando na verdade temos uma menina teimosa, que passa mais tempo se negando diante dos fatos do que os enxergando como são! Jade é a amiga misteriosa que causa uma dúvida em Miranda, o estranho é a forte relação e confiança que Miranda desenvolve por ela (vamos lá ela acabou de chegar na cidade por que ela pensa que conhece as pessoas e não vai se decepcionar com elas?!).

O grupo de inteligentes é formado por Cal, Josh, Lissa e Ollie, todos novinhos, inclusive uma das garotas tem apenas nove anos, e é um gênio. E todos parecendo mais velhos! Achei forçado que em nenhum momento quase eles ajam como adolescentes, a maior parte do tempo estão investigando através de parnafenalias tecnológicas de forma séria. Apenas uma cena onde jogam sinuca mostra um lado mais lúdico deles. Isso soou forçado e sem graça!

O final não é previsível, e eu gostei da forma como foi colocado. Mas não há um grande gancho para continuação. Talvez o foco seja um próximo mistério para o grupo resolver. Não encontrei informações sobre a continuação.

Caçadores de Sombras é como a sombra que aparece na sua trama, parece uma coisa, é outra e no fim não aprofunda. É uma leitura leve e rápida. Espero sinceramente que o próximo livro se aproprie mais do sobrenatural e deixe os 'nerdes' para o pano de fundo. Afinal um bom fantasma é aquele que desperta medo e calafrios e não contas numéricas!

Avaliação





   


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Uma pena neh??? A capa é tão bonita... bem, não é um livro que eu leria!

    Ótima resenha, sincera sem denegrir!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir