Amazon – Guerreiros da Amazônia #02: As Armaduras Sagradas - Ronaldo Barcelos

Eu já havia lido o primeiro volume (Amazon – Guerreiros da Amazônia: O templo da luz, para ler a resenha clique no título) desta trilogia no ano passado e adorado a história. Primeiro porque ela traz um ensinamento bem legal sobre como devemos proteger a nossa grande Floresta Amazônica, segundo porque faz isso de uma forma leve e gostosa, que consegue atrair jovens leitores para um assunto tão importante, e terceiro porque realmente adorei os personagens, que são muito cativantes.
Nesta continuação vemos que a Cidade Amazon está correndo bastante perigo, já que um grande inimigo quer roubar a Flor do Sol, que é a maior fonte de energia do mundo, e para que isso não aconteça nossos Guerreiros Amazons têm que tentar impedir de qualquer maneira.
Neste volume também conhecemos mais dois jovens que vão vestir as armaduras sagradas (“armaduras feitas e energizadas pela Flor do Sol”) para ajudar a proteger a Amazônia, a Cidade Sagrada e o povo que lá vive. Cada uma das armaduras sagradas (são dez) representa um animal da região e seus poderes: harpia, falcão, jacaré, peixe-boi, macaco, ariranha, sucuri, arara, boto e onça-pintada. Então ainda falta conhecermos mais alguns jovens que vão entrar para o time no último volume. Não vejo a hora de conhecê-los também.

A narrativa de “As Armaduras Sagradas”, assim como a do livro anterior, é rápida, leve, fluida e traz personagens encantadores, que conseguem fazer desta leitura um momento agradável, além de prender a gente do início ao fim. Este é um exemplar que conseguimos ler bem rapidinho, pois além de muito gostoso e envolvente, está com um ritmo ainda melhor e mais eletrizante do que o primeiro, contando com mais ação, confusões, e batalhas.

Aqui também conhecemos mais as personalidades dos protagonistas e cada um tem características tão distintas dos outros que o leitor com certeza vai se identificar mais com pelo menos um deles. Também há romance, apesar de não ser o foco, e eu achei super fofo. O vilão, que é obcecado pelo poder, está ainda pior neste volume do que no anterior, e vai tentar de tudo para roubar a Flor do Sol para continuar com seus planos malignos.

Realmente adoro esse projeto que o autor Ronaldo Barcelos criou com a ajuda do ilustrador Ronaldo Santana através desses livros fantásticos, trazendo o interesse dos jovens leitores pelo assunto. Tudo começou em 1999, quando Barcelos iniciou o Projeto Amazon com o intuito de produzir desenho animado brasileiro para a TV, que depois seguiu para a internet. 

Depois de um tempo, ele percebeu que toda a preocupação ambiental estava atingindo mais adultos do que jovens. Foi quando decidiu que queria escrever uma trilogia literária voltada para o público jovem e passou 12 anos estudando e produzindo esta sua ideia, que agora toma forma com dois volumes já lançados e o terceiro prestes a ser finalizado, e chega a leitores de todo o país, entretendo e informando-os com essa aventura incrível e muito bem construída.

Sobre o projeto gráfico, assim como o conteúdo, eu só tenho elogios. A capa é muito bonita, e mantém o padrão da série, combinando perfeitamente com a do volume anterior e fazendo com que, ao olharmos para uma, logo conseguimos nos lembrar da outra. Mais uma coisa que acho bem interessante é que a capa complementa o conteúdo do livro, já que é bem relacionada com a história. A versão impressa está linda, com o fundo nesse belo tom de verde com amarelo, e os personagens e textos em verniz localizado.

A diagramação está perfeita, com letras bem grandes e um espaçamento bem confortável para a leitura, fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista. O livro é todo ilustrado e cada uma das ilustrações complementa o texto de uma forma magnífica. Todo início de capítulo tem uma página a parte com título e uma imagem que tem relação com alguma situação que vai ser desenrolada no mesmo.

As páginas também têm detalhes como margens superiores desenhadas, e o fundo dando a impressão de que é feito com um papel pergaminho, aquele papel mais velho e manchado, fazendo com que fique mais legal a arte final do livro em si. Na verdade, as folhas são em papel misto, ou seja, produzido a partir de fontes responsáveis ecologicamente, o que é bem legal por conta de todo o enredo da série, e parecem páginas de revista, só que mais grossas.

Depois de terminada a história, também há um glossário muito interessante e que ajuda bastante o leitor, já que traz informações sobre termos utilizados durante todo o livro. Dividido por capítulos e com diversos assuntos como animais, plantas, siglas, locais, etc., com explicações simples, mas bem feitas, completam o livro, deixando-o ainda mais perfeito.

Acho muito legal essa mistura de realidade com ficção que a trilogia traz, alertando os jovens leitores sobre problemas sociais e ambientais graves e ainda ensinando sobre a fauna, a flora e muito mais sobre a floresta amazônica, despertando mais carinho e vontade de ajudar e ficar em mais contato com a natureza. Não vejo a hora de ler o último volume desta trilogia fantástica! Super recomendado, com certeza!!

Saiba mais sobre o projeto Amazon – Os Guerreiros da Amazônia: SITE | BLOG | FAN PAGE | TWITTER

Avaliação



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Que livro lindo! Eu li sua resenha do primeiro livro, e fiquei igualmente encantada! A editora caprichou muito na edição, está belissima!

    Não faz muito meu genero, me lembra muito um desenho que assistia, Capitão Planeta, mas leria sim se o ganhasse!

    bjo bjo^^
    rockanapcm1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/671288589575615?stream_ref=10

      Excluir
  2. Uau, que livro lindo, ameiiii!
    Muito bem diagramado, os desenhos super bem feitos, tudo com bastante carinho hein!
    Gostaria de ler essa série!

    beijos,
    Aninha
    Leitora X

    ResponderExcluir
  3. Esse foi outro livro que quando vi achei que era infantil, mas pelo visto ele deve agradar todas as idades, achei bem bacana o tema do livro, acredito que não exista nenhum livro parecido com esse, gostei muito das ilustrações, que diagramação mais MARAVILHOSA, fiquei de queixo caído com as folhas, detalhes tão lindos. Quanto a história, eu acho que deve ser bem interessante, embora eu não tenha lido o primeiro livro, fiquei curiosa com esse, quem sabe um dia eu não venha a conhecer essa série, não é? Desejo sucesso ao autor, pois esse livro deve ter muito a ensinar *-*

    Beijos :*
    Larii.rock@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Larii_Telles/status/467640306364452864

      Excluir
  4. Adorei a resenha. Achei muito legal o fato do autor utilizar super heróis com um tema tão importante que é a nossa floresta. Realmente assim ele vai alcançar um público muito maior e conseguir prender nossa atenção. Este livro parece ser tão bom, que não vejo a hora de adquirir meu próprio exemplar para começar minha leitura. Também não posso deixar de citar, que achei muito fofo o autor comentar aqui no blog de vocês. É sempre bom ver que os autores também têm carinho pelos fãs.

    Beijoks
    Alice Gabriella
    alice-gabriella@outlook.com

    ResponderExcluir