As mentiras de Locke Lamora – Nobres Vigaristas #01 – Scott Lynch

O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.
Primeiramente acho difícil descrever a sensação que tive ao terminar esse livro. Foi um misto de alegria pela história ser realmente boa e incrivelmente inovadora, e a tristeza que veio pelo fato de o livro ter acabado, e eu estou querendo ler os próximos volumes desesperadamente.
Não é simplesmente maravilhoso quando o conteúdo da obra é ainda melhor do que imaginávamos? Foi essa sensação que tive ao ler Locke Lamora, um livro que contém tudo que um leitor gostaria em uma leitura: escrita que flui de maneira fácil, personagens bem construídos, uma capa linda, e eu sinceramente achei a diagramação do livro muito boa.
    Vou dar meus dois quotes favoritos :
"Nosso maior golpe até hoje e tudo que tivemos de fazer foi dizer à vitima o que estávamos fazendo com ela." Pág. 117
"– Algum dia, Locke Lamora, algum dia você vai fazer uma cagada tão gigantesca, tão ambiciosa, tão avassaladora, que o céu vai se acender, as luas vão girar e os próprios deuses vão fazer chover cometas de tanta alegria. Só espero ainda estar por perto para assistir." Pág. 446
Locke Lamora é apenas um menino quando se torna um órfão, não sabemos de certo tudo de seu passado, mas que ele começa o livro com algo entre 6-7 anos, a narrativa alterna esse passado com algumas situações que irão acontecer alguns anos à frente.
Logo no começo, Lamora ainda pequeno faz algo que o coloca em uma situação delicada com o Aliciador (contar seria spoiler!) e acaba vendido para o Padre correntes, onde conhece  Jean, Calo, Galdo e Pulga, que irão acabar se tornando seus fiéis amigos, e em questão de pouco tempo ele vira o tão famoso Espinho de Camorr (não famoso no bom sentido, pelo menos para ele hahaha). Sério, esta série que esta intitulada de "Nobres Vigaristas" ganhou cada pedacinho do meu coração.
Locke Lamora sem dúvida se destaca pela sua inteligência, que é sua característica mais marcante ao longo do livro, e, sim, ele é um pouquinho arrogante às vezes, mas ainda assim o amamos. <3 <3 <3 <3 <3 Uma coisa que gostei muito foi o fato do autor não idealizar Lamora muito, afinal ele é descrito como uma menino de aparência normal, magro, altura mediana e etc. (sério eu já estava começando a me irritar com aqueles personagens que são descritos de maneira a deixar até mesmo Brad Pitt se sentindo deslocado, gente).
O autor cria esta cidade e sociedade de uma maneira inovadora e crível que é possível visualizar certas partes do livro se você tiver uma imaginação boa.
Um livro cheio de reviravoltas, mortes, que nas mãos erradas poderiam ter sido confusas e sem propósito, mas não neste caso, ficamos tristes, sim, mas pelo menos o personagem não teve uma morte gratuita para a narrativa (será que vocês também já tiveram a impressão que algum autor matou um personagem desnecessariamente? Isso não acontece aqui! <3).
Termino esta breve resenha recomendando que todos leiam, só deixo uma ressalva: este livro não tem quase nada de romance, acho que nos próximos talvez este lado seja mais explorado.
Avaliação





Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Angela!

    Nossa, eu tinha lido a sinopse deste livro, mas nem cheguei a imaginar que seria tão bom! Adorei a resenha mesmo! Mais um na minha listinha de desejados! rsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Parece bem interessante mesmo. Concordo com você, é ótimo quando uma história nos surpreende dessa forma. Fiquei mega curiosa, o livro, além de lindo, parece ser ótimo!

    Beijos.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir