As Casas Mal-Assombradas - Camille Flamarion

"As pessoas que mofam desdenhosamente das casas mal-assombradas, negando-lhes realidade, são míopes de natureza especial, cujo horizonte não vai além da ponta do nariz." (pág. 69)

Pensem em uma pessoa que gosta de ler relatos de assombrações? Essa pessoa sou eu! Adoro conhecer a história da vida desses fantasmas e os motivos de eles ainda estarem presos a Terra. Então quando me deparei com As Casas Mal- Assombradas do autor Camille Flamarion publicado pela FEB eu pulei de alegria, ainda mais por cinco reais na bienal de 2012 rs! Eu já sabia também que Camille era amigo de Allan Kardec então comprei sem medo.

Pois é, mas nem tudo são flores nessa minha história. O livro se propõe a relatar diversos casos de assombração sobre diversos aspectos dos fenômenos observados in loco pelo próprio autor. Ele analisa as ocorrências fenomênicas nas casas mal-assombradas, demonstrando a presença, participação e direta influência dos Espíritos.

O livro de fato é repleto de casos em diversas partes da Europa de todo tipo de manifestação espiritual, desde visitas no momento da morte, assombrações contínuas até os famosos casos de poltergeist. O problema? O livro foi escrito em 1923 (é o último escrito pelo autor), o vocabulário é antigo, cansativo e desgastante no momento da leitura. As letras são pequenas, e quando os casos são relatados em primeira pessoa pelas testemunhas a letra diminui mais ainda. Ele parece não ter fim, leve muito tempo para lê-lo, tanto que o abandonava, lia um livro e depois voltava a ele.

Outro problema é que o autor expõe os fatos para o leitor querendo convencer sobre a existência dos espíritos, para mim que já sei que eles existem e tenho como fato a vida no astral foi enfadonho.

Não existe outra coisa praticamente além de caso atrás de caso nos capítulos que são separados por temas. O autor comenta muito brevemente os assuntos, e senti falta de maiores explicações por parte dele, principalmente do ponto de vista de algum médium ou espiritualista.

No fim posso dizer que As Casas Mal-Assombradas foi uma decepção, esperava por outro livro, e tive dificuldades em terminá-lo! É fato que é um livro com provas sobre assombrações, e interessante do ponto de vista da quantidade de relatos listados, mas a leitura dele é muito complicada e só a indico para estudantes de espiritualidade e espiritismo com parcimônia.

Curiosidade: Camille Flammarion foi um conhecido e respeitado astrônomo francês e grande propagador do Espiritismo. Se tornou espírita 1860, com então 18 anos de idade. Quando seu amigo Kardec morreu fez um discurso de funeral em sua homenagem dizendo que o mesmo era o "bom senso encarnado". Apos a morte de Kardec, Flammarion se dedicou no aprofundamento teológico do espiritismo.

Laplace dizia no leito de morte: "O que sabemos é pouco, o que ignoramos é muito" ( pág. 90)

 Avaliação










Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Eu tbm adoro livros com esse tema! Mas este com certeza eu não leria... só pelo fato de vc citar cansativo,já me deixou desgostosa.... rsrsrsrrsrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    Muito corajosa você viu! Gosto do tema, mas nem tenho coragem suficiente para ficar lendo essas coisas hehehe
    Pena que o livro foi decepcionante, já que os aprofundamentos foram deixados de lado =/

    beijos,
    Aninha
    Leitora X

    ResponderExcluir
  3. Esse livro de Flammarion, realmente, é mais indicado para estudiosos do assunto, para os quais, a bem da verdade, se trata de um clássico, justamente por ser "recheado" de casos...

    ResponderExcluir