Herdeiros do Trono #01- Elysanna Louzada

Definitivamente estou apaixonada pela literatura fantástica brasileira, tenho tido tão boas experiências que não posso reclamar! Sair daquele marasmo de adolescentes americanos que não conseguem viver suas vidas perfeitas nas pequenas cidades de interior para um realismo fantástico que brasileiro sabe fazer muito bem tem sido uma experiência mágica!

Quem foi o responsável pela fascinação atual? Foi Herdeiros do Trono - Volume 1, da escritora Elysanna Louzada, publicado pela editora Ases da Leitura. A trama se passa em um mundo novo, Petra, na cidade de Tamísia, onde conhecemos quatro jovens, os gêmeos Pedro e Eloise, e os irmãos Isabel e Tommy. Prestes as terminar a escola preparatória para Cavaleiros, Eloise descobre segredos guardados por sua mãe, assim eles se veem de repente diante de fatos que questionam suas origens.

Sem saber se o que descobriram é verdade partem em busca de si mesmos através de uma viagem perigosa para a cidade dos Anões. Uma rede de intrigas, mentiras, ódio e poder se apresenta ao mesmo tempo em que valores como o amor, a fé, a lealdade e a bondade são colocadas em xeque.

Aiai nada como uma boa fantasia! Sublimação garantida sem frustrações na volta rs! A fantasia bem trabalhada nos arrebata de tal forma da realidade que nos esquecemos não só dos nosso problemas como até de onde nós estamos ao lê-los. Louzada foi ótima em sua criação. A mitologia apresentada tem grandes influências bíblicas, mas com pitadas de criaturas fantásticas, como anões, animais exóticos, fantasmas, alquimia, e etc.

O encantador é que embora seja um mundo fictício o realismo é forte, e embora você saiba que não existe um reino só de anões logo ali na esquina, ele se apresenta de tal forma que você passa a se perguntar se talvez não exista mesmo. Os detalhes são bem explorados sem atrapalhar o andamento da narrativa que é feita em primeira pessoa, sob o ponto de vista de diversos personagens, em especial dos quatro protagonistas.

Ambientado em uma época medieval têm grandes pés no steampunk já que trens, tecnologias medicinais e outros detalhes vanguardas aparecem juntamente com carroças, tabernas e espadas. Tudo se mistura de forma sutil, sem grandes contrastes. Outra forte característica é que em Tamísia a descriminação dos cidadãos que não nasceram no local- chamados de mestiços-  é grande, dai temos uma crítica social ao modo como a sociedade se estrutura, crítica essa que pode se estendida facilmente a nossa realidade.

Eloise é irmã gêmea de Pedro, com um passado marcado pelo luto ela sonha transformar a sociedade desigual que a cerca. Não através da força bruta, mas da compreensão e bondade. É inteligente e ágil, não têm medo de colocar a mão na massa e lutar pelo que quer.

Seu irmão Pedro é super protetor, não vê sua irmã como alguém forte, mas sim como uma garota frágil que precisa de cuidados. É mais reservado, embora seja brincalhão não mostrou muito a seu respeito. Exerce o papel de homem da casa, já que perdeu o pai cedo.

Tommy, é melhor amigo de Pedro, trabalha na taberna de seus pais e nutre uma paixão não revelada e correspondida que lhe corroí os pensamentos. Obsessivo, morre de ciúmes de sua amada, tendo comportamentos irritantes e que podem colocar a perder as coisas. Em outras palavras é o mala da história que me irritou demais! - prontofalei!

Sua irmã Isabel ao contrário de Tommy é ponderada e é ponto de apoio do trio. Mesmo diante das desventuras que sofre se mantêm firme para dar força aos amigos e irmão que parecem precisar de equilíbrio a todo tempo. Aqui entre nós tenho minhas desconfianças de um amor bem guardado e alimentado de forma madura nela, mas vamos ver se isso se mostra verdadeiro.

Arnon é um cavaleiro que tem papel fundamental na sobrevivência do quarteto. E minha admiração também. Embora tenha sofrido em seu passado não é o cara que justifica suas ações no sofrimento, mas sim na sua lealdade. A única coisa que abala seu mundo é o amor que sente por uma certa mocinha, e cujo qual eu torço muito para que se concretize!

A única falha na obra toda é logística eu diria, não temos um mapa. Toda boa obra de fantasia que tem um mundo criado tem que ter um mapa, e essa falta fez com que eu muitas vezes me perdesse em compreender o que ficava dentro do que. E confesso que até agora tenho receios de errar os reinos e o que tem dentro deles. Existem também erros de português mas que já foram consertados na reimpressão e no e-book.

Com valores já esquecidos, universos fantásticos e uma missão pelo bem Herdeiros do Trono marca a ferro a autora Elysanna como escritora de fantasia de respeito. E já tem sua continuação publicada em e-book no Amazon: Círculo de Fogo e também na versão impressa lançada recentemente. Minha prateleira aguarda ansiosamente por ele!!

 Avaliação











Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Bruna!

    Nossa! Adorei sua animação ao narrar essa resenha! Mais um na minha listinha de desejados!
    Não conhecia a autora nem seu livro, mas com certeza, vou lê-lo! A menção sobre a era medieval me deixou fascinada, adoro esse tipo de leitura! Nossos autores estão dando um show, e me sinto em certo ponto até orgulhosa!

    Parabéns pela resenha! Me deixou fascinada pelo livro!

    bjo bjo^^

    rockanapcm1@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. UAU! Estou maravilhada com a resenha. Amei. Fico muito feliz que tenha gostado do livro. Obrigada pelo carinho e empolgação com o meu livro.
    Grande abraço para toda a equipe do blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna,

    Eu li e resenhei esse livro no blog e concordo com você é uma grata surpresa e uma obra excelente que aborda diversos temas atuais, também acho que faltou o mapa, mais isso é o de menos aqui....parabéns pela resenha e pelo blog....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante da resenha, confesso que foi a última que eu quis ler da semana dos nacionais, eu não sei, algo não me deixava ler essa resenha kkkkk Mas aqui estou eu, eu achei interessante a história, no entanto, não é o tipo de gênero que eu mais gosto, mas se eu tivesse oportunidade, com certeza iria dar uma chance para esse livro, afinal, depois da sua resenha, qualquer um iria querer ler o livro kkkk Mas enfim, é isso, gostei bastante *-*

    Beijos :*
    Larii.rock@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar neste livro na minha vida! Mas gostei de conhecer ele, menos da capa que é feia. kkk
    Eu até gosto de algumas fantasias, mas não são todas que me agradam, mesmo assim gostei da sua resenha demais e
    fiquei com muita vontade de conhecer este livro. Obrigada por apresentar ele para a gente!

    Beijoks
    Alice Gabriella
    alice-gabriella@outlook.com

    ResponderExcluir