Era uma vez... Eu!


A história de “Era uma vez... Eu!” é uma reflexão sobre uma coisa que está sempre presente em nossas vidas, não importa posição social, emprego, riqueza ou pobreza, raça, idade, etc.: o lixo.
Este livro é baseado em um projeto de Maurício Carneiro e Beo Silva, que em 2010 construíram uma performance teatral, que “abordava a trajetória de uma “criatura” nascida fora do mundo social, seu amigo, o “urubu”, e um viajante, o “homem”. Em 2012 a performance denominada Corpo – Lixo da Alma, foi apresentada em um festival teatral, e incluía versos de Paulo Lins, que se baseou na sinopse e nos personagens para criar um texto de efeito que refletisse tudo o que eles gostariam que fosse transmitido.

Maurício (uma curiosidade é que as ilustrações de figurinos da série de filmes Harry Potter foram feitas por ele) também é responsável pelo conceito visual e foi ele quem começou os esboços das ilustrações e finalizou texturas e cores no Photoshop. 


Seu intuito era que essas imagens traduzissem a dramaticidade da história e com certeza ele teve êxito, já que as ilustrações são o complemento necessário para dar o tom certo que o texto precisava. Mas foi Eduardo Lima quem conseguiu traduzir a ideia de Maurício para uma proposta visual elegante com o intuito de cativar o olhar do leitor.

Mesmo que pareça, não acho que esse livro deva ser lido por crianças pequenas, simplesmente pelo fato de que não entenderão os textos da obra, que foram feitos através de versos mais rebuscados, desenvolvidos para que um leitor mais experiente consiga lê-los e refletir sobre tudo o que foi dito ali, afinal é uma obra com um tema sério, narrado através de uma narrativa muito poética.

A leitura é muito rápida, você com certeza não vai passar mais do que alguns minutos lendo, pois os textos são curtos, não passa de três frases por folha, e o livro é bem fino, com apenas 64 páginas.

Antes da história em si começar, há um texto de Beo denominado “Impermanência e durabilidade no mundo de homens e coisas”, e antes do término do livro, mas depois de finalizada a história, há pequenos trechos sobre qual foi a parcela que cada um dos quatro envolvidos teve neste projeto, e ainda fala um pouco sobre suas carreiras.

Esta edição, que foi publicada pela Editora Planeta, está primorosa. A começar pela capa dura, e de ótima qualidade, passando pelas páginas em papel couché (aquele tipo folha de revista, só que grosso), a fonte utilizada, que casou muito bem com as ilustrações e com a proposta do livro, e as cores escolhidas, chegando ao formato, que com seus 28x21cm, faz com que a obra chame a atenção, se destacando facilmente em livrarias, por exemplo.

Essa é uma bela obra e tem uma proposta realmente muito interessante, mas não é exatamente o meu estilo preferido de leitura, então não consegui aproveitá-lo da maneira correta. Mas recomendo para aqueles que, após lerem a resenha, sentiram que vão curtir a leitura de uma forma melhor do que eu.



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olá meninas!

    Adorei a ideia do livro! Esse sim é um assunto pelo qual devemos nos interessar. Parabéns pela resenha, eu não o conhecia, mas vou pesquisar mais sobre ele.

    bjo bjo^^
    rockanapcm1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/670905709613903?stream_ref=10

      Excluir
  2. Eu tinha visto esse livro em uma page no facebook, mas eu achava que ele era estrangeiro e trata-se sobre histórias infantis, tipo Cinderela ou Branca de Neve, sei lá, a capa e o título me lembraram muito as histórinhas da Disney, por isso eu havia ficado interessada nele, pois sou uma eterna criança kkkkk No entanto, embora o livro trate de algo completamente diferente do que eu pensei, eu ainda continuo interessada, achei a ilustração da capa incrível, embora ela seja um pouco medonha e acredito que se alguma criança ver, não irá gostar tanto, pois para elas não será nada atrativa kkkkk Enfim, embora eu não goste de livros muito poéticos, eu me interessei por esse, parece ser um livro bem legal, adorei a questão de no fim ter trechos sobre como cada pessoa ajudou no livro, mas fiquei triste por saber que ele é bem fininho, 64 páginas não dá nem para se divertir direito :c kkk

    Larii.rock@gmail.com
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Larii_Telles/status/465960397812822017

      Excluir
  3. Que livro lindo graficamente falando! Ainda tem capa dura, que deixa tudo ainda mais bonito. rsrsrs Mas não me interessei tanto assim pela história não, porque também não é meu estilo preferido de leitura, então ia acabar não gostando. Mas é algo que eu queria ter só para colocar na estante de tão bonito. kkk

    Beijoks
    Alice Gabriella
    alice-gabriella@outlook.com

    ResponderExcluir