Juntos para Sempre – Walcyr Carrasco

Nunca tinha lido um livro de Walcyr Carrasco, mas já tinha assistido algumas de suas novelas, que por sinal foram maravilhosas, especialmente as espirituais, retratando vidas ou outras vidas passadas e mostrando que nós viemos de muitas reencarnações.
Esse livro me chamou a atenção em especial porque eu sou apaixonada por livros espíritas, então queria conferir o trabalho literário do autor nesta área, já que em novelas do estilo sou fã dele. “Juntos para Sempre” é um romance lindo, onde acreditamos mais uma vez nesta teoria de reencarnação e vidas entrelaçadas, e que ele, muito sabiamente, narra, transmitindo muita sensibilidade através das páginas.
Essa obra conta a história de um advogado conceituado, Alan, que mora em São Paulo, é rico e bem sucedido, e leva uma vida muito boa, pois se esforçou muito para alcançar seus objetivos. Porém, todas as noites ele tem um sonho bem realístico, que lhe tirava o sono, no qual ele se vê em outro corpo, mesmo sabendo que é ele, com roupas pesadas de uma época mais antiga, observando uma mulher no momento em que ela é queimada viva em uma fogueira.
Ele sentia um desejo imensurável de ajudar aquela mulher, e acreditava que precisava fazer algo para tirá-la daquela situação, mas não conseguia, ficando muito frustrado. Então, todos os dias, Alan ficava intrigado tentando entender quem era aquela pessoa e por que ele se sentia tão ligado à ela e nutria tantos sentimentos inexplicáveis. Ele sempre a via olhando firme para ele, enquanto queimava na fogueira, e ele não podia fazer nada. Só sabia e sentia, que a amava muito. E, através de seu olhar, ele lhe dizia que iria amá-la para sempre.
“Um dos sintomas da perturbação mental é confundir fantasia com realidade.”

O primeiro capítulo foi incrivelmente belo, não sei ao certo se foi um sonho ou uma regressão o que foi passado no livro, o que sei é que a experiência foi muito forte. O real, o aqui e o agora, contrapondo um sonho ou uma experiência fora do corpo, onde tudo se confunde com a realidade. Só podia ser escrita por Walcyr, esse é um mistério que nós vamos tentar desvendar ao longo da história.
Em seguida, já vemos que ele sempre sofre com esse sonho que tem, pois não sabe como resolvê-lo. Ele é um advogado conceituado que tem medo de contar sobre essa situação para alguém, pois era cético e se preocupava em esconder o que sentia por medo de assustar seus clientes e não conseguir mais trabalhar na área, pois parecia que aquela mulher do seu sonho era mais real do que deveria ser.
““Vivo como que queria viver?”, pergunto a mim mesmo com frequência. Mas quem imagina as minhas dúvidas interiores? Todo mundo me considera um sucesso. Para a sociedade, eu sou um vencedor.”
O livro é narrado em primeira pessoa e retrata momentos importantes para entendermos, junto com o protagonista, através da regressão, os sonhos que Alan tinha, os quais o faz sofrer muito, e com a ajuda de Terapias de Vidas Passadas, ele passa a entender tudo de sua vida passada, e quem eram as pessoas que fizeram parte de sua outra encarnação e que agora estão presentes nessa vida atual.

“É claro que não tenho explicação para tudo. Mas uma coisa em que acredito é que vivemos muitas vidas. E também acho que as leis que regem nosso retorno são misteriosas. Vivemos uma época em que buscamos explicações racionais para os acontecimentos. Mas nem tudo pode ser transformado em uma equação matemática.”
Alan tem uma irmã, que mora com sua mãe, mas não conhecemos muito sobre elas na história, principalmente porque elas moram no interior e ele na cidade de grande, e eles não mantêm muito contato, as conhecemos somente na parte que descobrimos o seu passado e o porquê de nutrir sentimentos confusos pela mãe, que nunca o tratou muito bem. Ele também tem uma namorada que é modelo, fútil, bonita, superficial e mandona, a qual ele sustenta e lhe dá tudo o que deseja, mas no decorrer da história vemos que ela é perturbada psicologicamente, agindo como tal.
Além disso, há um casal de amigos com uma filha, e esse rapaz do casal, Tobias, que era muito sonhador e seu melhor amigo, ajudou muito Alan antes dele se formar, pois seus pais tinham grana e Alan, não. Posteriormente, mais do que agradecido, a situação se inverteu, e foi Alan quem ajudou esse amigo por conta dos devidos reversos da vida.
Em um dos momentos em que Tobias precisou de apoio, Alan viaja para o interior, mais precisamente para a cidade de Holambra, onde, por conta do destino, acaba encontrando a moça de seus sonhos em sua vida atual, e sente uma profunda emoção que confirma: ela é a pessoa com quem sonha. Isso nos mostra que nada acontece por acaso em nossas vidas.

Mas, ao vê-lo também, a mulher foge aterrorizada, fazendo com que Alan fique ainda mais intrigado e corra atrás dela. Agora ele precisa entender quem é ela e qual é a ligação entre eles. E passa a entender que, apesar de não poder modificar o passado, pode fazer de tudo para consertar os erros de outras vidas e refazer os laços de amor, buscando, com isso, um futuro maravilhoso.
“Será que eu teria chance de dizer que meu amor atravessara vidas, forte como nunca, até reencontrá-la nesta encarnação?”
A forma como Carrasco nos fala da cidade, nos insere nela de uma maneira tão realística que parece que estamos presentes lá, ao invés de apenas lendo em páginas de um livro, o que eu achei fantástico.
O conteúdo dessa obra é muito bom, a gente se prende na leitura do começo ao fim, as descobertas, as incertezas, o medo, tudo vai se tornando brando, pois é bom descobrir coisas escondidas em vidas que nem sabíamos que existiram. Fiquei apaixonada pelos personagens criados pelo autor, principalmente pelo protagonista Alan e a forma como conduziu sua vida.
Walcyr, mais uma vez, não decepciona com as histórias que cria e desenvolve, emocionando o leitor com uma belíssima narrativa recheada de amor e superação. Suas palavras fluem muito bem, conquistando os leitores tanto quanto os espectadores com suas novelas. Definitivamente virei fã do autor na literatura também e já estou ansiosa para conferir outras de suas inúmeras obras. Super recomendado!
Avaliação






Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi
    Tenho muita curiosidade para ler esse livro, ainda não li por falta de oportunidade.
    Adorei a resenha, ficou mt boa.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-ideia-lucas-chagas.html

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Eu só tinha lido um livro do Walcyr, Senhora das Velas, acho, e gostei muito! Ganhei este livro mas ainda não li, sabia que era espiritual pela sinopse, mas não imaginava uma história tão bela!
    Parabéns pela resenha! Adorei!

    bjo bjo^^
    rockanapcm1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/670905709613903?stream_ref=10

      Excluir
  3. Nunca li nenhum livro do autor também, só sabia que ele fazia novelas e tals.
    Quanto ao livro, eu achei bem bonita a capa, mas não é tão chamativa, se eu visse esse livro em um livraria, eu acredito que não o compraria, talvez parasse e desse uma olhada, mas comprar não, mais ainda porque eu nunca tinha lido uma resenha sobre ele, então não iria saber se valia a pena. Agora com a sua resenha, percebo que esse livro deve ser muuuito bom, eu adoro histórias sobre reencarnação, li um livro com esse tema esses dias, embora ele não tenha me emocionado muito, foi um livro lindo. AAAH! Enfim, eu adorei a sua resenha, está ótima novamente e gostei dos quotes, são lindos.

    Beijos :*
    Larii.rock@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Larii_Telles/status/465487858178871297

      Excluir
  4. As novelas deste cara são ótimas e divertidas, eu adoro muito. Fiquei curiosa para conhecer este livro e, pelo que você falou ele é ótimo. Se for tão envolvente quanto as novelas eu tenho certeza de que vou gostar bastante. E eu leio de tudo, mesmo quando não é minha religião porque preconceito não está com nada, então mesmo que este fale de vidas passadas e não seja da minha religião, eu quero muito ler.

    Beijoks
    Alice Gabriella
    alice-gabriella@outlook.com

    ResponderExcluir