Uma Obsessão Sombria – A Formação de Victor Frankenstein #01 – Kenneth Oppel

Quando vi que este livro seria lançado pela Editora iD, não sabia muito bem o que pensar do título, já que eu nunca tinha ouvido falar nele, e nem sabia do que a história se tratava. Claro que pela capa eu já tinha ficado com certo interesse, mas foi após ler a sinopse que eu realmente me encantei pela história. Agora, depois de terminada a leitura, venho contar para vocês todas as minhas opiniões a respeito desta obra.
Neste volume conhecemos Victor Frankenstein (sim, o personagem do famoso clássico de Mary Shelley) quando ele tinha apenas dezesseis anos e era um garoto cheio de curiosidades, que tinha um certo ciúme do irmão gêmeo Konrad, já que para ele tudo parecia ser muito fácil, enquanto para o nosso protagonista as coisas já não eram bem assim, e que ao mesmo tempo conseguia ser forte e determinado. Na medida em que vamos lendo este volume, ficamos sabemos um pouco mais sobre a história do garoto que mais tarde vem a se tornar o grande cientista criador do monstro.
A família Frankenstein morava em um castelo em Genebra e neste castelo tinha uma biblioteca escura com livros ilegais, já que estavam cheios de conhecimento proibido, que nesta época eram considerados bruxaria, e este local logo fascinou bastante nosso jovem protagonista. Mas seu pai o proibiu de voltar neste ambiente por conta dos conteúdos dos livros.

Victor e Konrad são bem diferentes entre si, e mesmo assim vemos uma bela relação de amizade entre os dois, e que o amor de Victor pelo irmão é grandioso. Mais tarde Konrad acaba adoecendo e nenhum médico consegue achar uma cura para ele, fazendo com que cada dia ele parecesse estar ficando pior. Mesmo Victor tendo certo ressentimento do irmão, já que este aparentemente é o preferido de todo mundo, ele não quer ver seu gêmeo ficar pior, fazendo com que o Victor volte à biblioteca para procurar uma cura na alquimia, onde ninguém ainda procurou. 
Achei a narrativa ótima, já que assim podemos conhecer um pouco mais da história do nosso protagonista antes do seu famoso ato e do motivo dele ser tão obcecado com tudo que diz respeito à criação. Por conta de o livro ter sido narrado pelo ponto de vista de Victor, conseguimos ver um protagonista forte, independente, inteligente, que não fica se lamuriando pelos cantos, mesmo percebendo que ele é a segunda opção para tudo, e que, além de muito curioso, tem um desejo de ser conhecido por alguém além do irmão Konrad.
Como não li o clássico romance gótico de Mary Shelley não posso dizer com certeza quais características o personagem daqui, ainda jovem, se assemelha ou vem a se modificar do seu futuro eu adulto, criado por Shelley, mas acredito que sua obsessão tenha sido uma delas.
Este é um daquele tipo de livro que consegue prender a gente do início ao fim com uma narrativa rápida, fluida e interessante, que nos conquista com seu jeito gostoso e despretensioso, e que nos deixa com um gostinho de quero mais quando chega ao fim. E por falar no final, este acabou daquele tipo que precisamos muito ler o próximo livro volume (até onde sei esta é uma duologia), por isso espero que a Editora iD publique a continuação logo aqui no Brasil, que por sinal também tem uma capa linda!
A capa deste exemplar está bem bonita e a diagramação está ótima, com letras e espaçamento em um tamanho confortável para a leitura fazendo com que a gente consiga ler por mais tempo sem cansar a vista, além de contar com páginas amarelas.
Recomendo este livro para todas as pessoas que gostem do clássico Frankenstein e/ou que gostariam de saber como era o cientista Victor em sua juventude. Tudo isso com uma história bem escrita e desenvolvida, com aventura, momentos tensos, uma atmosfera sombria, personagens cativantes e ainda uma narrativa deliciosa.
Avaliação



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oie!

    Tbm não fazia ideia de que este livro contava a história de Frankenstein!!!! Preciso dele urgentemente! kkkkkkk
    Tbm não li o clássico de Mary Shelley, mas assisti aos filmes, e estou acompanhando uma série Penny Dreadfull, que tem o querido Victor mais novo, e estou adorando!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deveria virar filme n acha daria um bom filme

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir