O Amor não tem limites – Amadeu Ribeiro

Este é o terceiro romance mediúnico de Amadeu Ribeiro publicado pela Vida & Consciência, e o segundo que li (o primeiro foi “O Amor nunca diz adeus”, se quiser ler a resenha, clique no título). Ele começou a escrever por meio de intuição espiritual, não psicografando estas histórias, mas não deixa de ser um excelente escritor. “O Amor não tem limites” é um livro muito bonito e gostoso de se ler, que mostra o amor incondicional entre uma mãe e sua filha.
Coloco este jovem autor, que tem muito talento e que, apesar de bastante novo, tem um espírito muito evoluído, no patamar dos grandes escritores espíritas, pois a proposta desta obra fluiu muito bem. E sinto orgulho por ver que jovens como ele tem essa maravilhosa capacidade de nos transmitir a cada linha a vida no seu mais sublime aspecto: o amor.
“Só o amor é real e eterno; o resto é temporário.”
A história é narrada em terceira pessoa e é protagonizada por Lucia, uma jovem que perdeu seus pais, ficando sozinha na vida. Ela morava em uma pensão e era recepcionista em um prédio, lá conheceu Daniel, um advogado bonito e de renome, que se encantou por ela. Com seu charme, ele a envolveu e viveram uma história de amor no começo. Foi lindo, parecia até conto de fadas, que rendeu uma filha belíssima, Talita, com muita inteligência e dona de um coração enorme, até que começou a dar tudo errado.

Um acontecimento muito chocante ocorreu mais para o final, que foi realmente um terror e me abalou de uma forma que não consegui mais aproveitar a leitura igual a antes, o que acabou sendo uma terrível pena, já que esse título tinha tudo para entrar nos meus favoritos e agora, quando eu me lembro desta parte, só consigo ter um sentimento de tristeza pura.
Só depois deste momento é que a parte mediúnica realmente é inserida na história de maneira mais profunda, ou seja, começamos a entender o porquê de todas as coisas horríveis que aconteceram na vida de Lucia durante todo o começo do livro, já que são situações decorrentes de vidas passadas, porque os sentimentos de amor e ódio transpõem vidas que se entrelaçam na eternidade.
Isso nos mostra, mais uma vez, que em cada uma de nossas reencarnações podemos corrigir nossos erros e tentar mudar os sentimentos ruins, buscando modificar e nos redimir de ações negativas que tivemos no passado para podermos evoluir a cada nascimento.
A narrativa do autor é bem desenvolvida e fluida, e ele conseguiu trazê-la bem próxima da realidade, como se estivesse contando algo que realmente aconteceu com alguém que conhecia, não deixando de lado a parte espiritual e os ensinamentos que a doutrina espírita nos passa.

Lucia é uma pessoa forte e determinada e de uma aura muito boa, que ajuda o próximo, mesmo que esse não seja quem mereça, e sabe perdoar, apesar de tanto sofrimento, o que eu achei bem legal e altruísta.
Outro grande destaque do livro para mim foi a filha Talita, que é uma menina incrível e uma filha exemplar. Apesar de ter conhecido ela menos do que gostaria, senti um carinho enorme pela personagem.
“– Encantadora. Ela deve ser um daqueles espíritos mais instruídos que reencarnam na Terra com o propósito de semear o bem entre a humanidade. Logo se vê que ela é uma criança muito inteligente, esperta e carismática.”
A escrita de Amadeu é envolvente e o leitor acaba sentindo como se pudesse se tornar ainda melhor em sua vida, nos deixando mais sensíveis e tendo vontade de propagar o bem ao próximo.

Esse é um romance bem leve, apesar de conter diversas passagens muito tristes. E o autor teve maestria em conseguir transmitir sentimentos e emoções dos personagens através das páginas, principalmente o amor entre Lucia e sua filha, Talita.
O final não me agradou tanto assim, porque eu esperava um desfecho melhor, principalmente por tudo o que Lucia passou em toda a sua vida eu acho que ela merecia pelo menos ter tido uma finalização menos solitária e mais feliz.
Mas achei interessante que ao final da história de Lucia, pudemos saber o que aconteceu com o futuro de outros personagens que encontramos no livro e que fizeram parte de alguma maneira da vida de nossa protagonista.
Os títulos de romance da editora Vida & Consciência de forma geral são fáceis de serem lidos e compreendidos por pessoas de qualquer religião, pois, apesar de trazerem preceitos espíritas, não colocam o espiritualismo como a mais correta ou superior religião acima das outras, então acho que vale a pena deixar o preconceito de lado e dar uma chance a um desses títulos, que contém histórias fascinantes e belas.

A diagramação deste volume segue o novo padrão da editora, com fonte enorme e um bom espaçamento entre as palavras e frases. O perfil do autor é encontrado antes da leitura da história, e não nas orelhas, assim como algumas páginas com lindíssimas fotografias de uma mãe com sua filha, que remetem à da capa e que tem tudo a ver com a história e o amor entre mãe e filha, que é o mais importante de todos em minha opinião.
Indico a leitura dessa obra para todos aqueles que querem se encantar com uma história incrível e bem construída que consegue despertar os mais diversos sentimentos no leitor, e que mostra a força do perdão e do amor.
Avaliação







Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Eu aoro romances mediúnicos. Li sua resenha de O Amor não diz Adeus e gostei muito! Este tbm entrou para minha listinha de desejados. Adorei a maneira que vc desenvolveu a resenha citando os pontos fortes e dizendo o que realmente achou da obra!
    Sobre o autor, só tenho a parabenizá-lo! Coo vc disse, é muito difícil um autor tão jovem, escrever sobre um tema tão complexo. Adorei!

    bjo bjo^^

    rockanapcm1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/670503999654074?stream_ref=10

      Excluir
  2. Quando eu vi esse livro no post da promoção da Semana dos Nacionais, eu simplesmente me encantei com ele, a capa é linda e me traz um sentimento tão bom, sem contar que esse título é incrível, porque realmente o amor de mãe é um amor que não tem limites, não é mesmo?
    Bom, eu fiquei muito interessada nesse livro, pois sou muito apegada com a minha mãe e adoro história que conta sobre o amor de uma mãe com uma filha, é algo tão maravilhoso, mas que infelizmente, hoje está em falta.
    Eu fico imaginando agora o que aconteceu com Lucia e como que ela perdeu seus pais, acho que se eu ler esse livro vou abrir o bocão para chorar, pois irei sentir a dor dela, afinal, um dia irei perder os meus também e será inevitável não pensar sobre isso durante a leitura do livro. Embora você não tenha dado a maior classificação para o livro e o final do mesmo não tenha te agradado tanto assim, eu acredito que vale a pena ler esse livro e que ele tem muito a ensinar para todos os seus leitores.
    Enfim, eu adorei a resenha e espero um dia ler esse livro, pois ele acabou de entrar para a minha listinha de desejados.

    Larii.rock@gmail.com
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/larii.xoxo/posts/755500597824128

      Excluir
  3. Que lindo e as imagens tão bonitas! Parece ser uma leitura triste e emocionante do tipo que eu gosto muito de ler para chorar e me encantar com os personagens. Parabéns pela resenha, eu não sou espírita, mas eu leio de tudo porque a gente não pode ter preconceito com nada, principalmente quando pensamos em leitura.

    Beijoks
    Alice Gabriella
    alice-gabriella@outlook.com

    ResponderExcluir