De Volta aos Quinze – Meu Primeiro Blog #01 – Bruna Vieira

Em “De Volta aos Quinze” conhecemos Anita, uma mulher de 30 anos que não está nada satisfeita com sua vida atual, já que tudo é bem diferente de como ela pensou que seria. Até que, depois de uma grande confusão com a família no casamento da irmã, ela recebe um e-mail de uma amiga com o link de um blog que Anita era dona quando tinha 15 anos. Ao acessá-lo, porém, ela não sabia que algo inusitado aconteceria: Anita volta no tempo para aquela época e pode reviver seu passado de 15 anos, ou seja, ela tem o corpo de adolescente, mas a mente de uma mulher de 30 anos, e vai poder refazer tudo, mas do jeito certo desta vez.
Só que, a partir do momento que ela mexe com o passado, o futuro da nossa protagonista acaba se modificando também. E as consequências desses atos podem não ser nada do que ela estava esperando.
Minhas expectativas estavam altas e eu gostei bastante deste livro, mas acho que esperava um pouco mais. Mesmo assim, essa foi uma ótima estreia de Bruna Vieira nos romances (porque ela já tinha escrito um livro de crônicas) e eu com certeza vou continuar acompanhando a série para saber o que vai acontecer com Anita e os demais personagens.


A princípio, a história me lembrou bastante do filme “De Repente 30”, só que ao contrário, mas a trama desenvolvida por Bruna seguiu um rumo diferente. Aqui ela volta no tempo várias vezes, não apenas uma, alternando sua vida entre presente e passado, o que é diferente do que eu pensei inicialmente, então achei interessante essa abordagem. Essa jogada foi legal porque sempre que ela modificava seu passado, podíamos acompanhar o que isso mudava no seu futuro (no caso o presente de 30 anos), podendo entender as consequências dos seus novos atos, então a gente sempre criava expectativas, junto com a protagonista, sobre o que teria mudado.


 Esse livro é mais focado em Anita e em sua vida e suas escolhas, principalmente porque acompanhamos seus pensamentos, já que a narrativa foi feita em primeira pessoa, mas eu acabei sentindo falta de um maior desenvolvimento dos personagens secundários. Queria ter conhecido eles melhor e espero (acredito também) que a autora deva mudar isso e colocar mais destaque neles nos próximos volumes.
De uma maneira geral, eu gostei da protagonista. Principalmente porque é possível o leitor criar uma identificação com ela e seus problemas, a insatisfação por nossa vida não ter seguido os nossos planos exatamente como gostaríamos, e as consequências de atitudes que, depois de refletirmos, gostaríamos de ter feito diferente. A Bruna com certeza se inspirou na sua própria vida para a construção de muitos elementos e características da personagem principal, o que eu achei bem legal porque já conhecemos esse pedacinho de sua vida por conta do blog dela, então nos sentimos ainda mais próximos da Anita.


Mas, algumas de suas atitudes não foram as melhores e até bem imaturas, o que acaba irritando um pouco porque a gente fica com aquela sensação de que, mesmo se pudéssemos entrar no livro para dar uma sacudida em Anita, ela não teria mudado seus planos e faria tudo igual, milhões de vezes se fosse preciso, ferrando com sua vida de novo e de novo, desnecessariamente.
Acho que se ela parasse só um pouquinho e refletisse de verdade no que iria fazer, poderia evitar muitas coisas ruins para si, afinal na vida real nós nunca temos a chance de refazer algo, então se essa chance de repente aparecesse, deveríamos fazê-la da melhor maneira possível, portanto antes de cada ação seria melhor pensar antes de agir para evitar forçar que algumas situações se desenrolassem da forma como gostaríamos, porque obviamente isso não aconteceria já que não podemos controlar as reações das pessoas, somente as nossas.


Esse é um livro bem leve e descontraído, e, com o propósito de entreter os leitores mais jovens, com certeza a autora teve êxito. Mas, se você espera algo super desenvolvido, com uma trama cheia de emoções à flor da pele, ou que vá mudar completamente a sua forma de pensar a vida, acho que deveria buscar uma outra leitura.
Apesar disso, esse tipo de história sempre nos faz refletir sobre as escolhas em nossas vidas, o que poderia ser diferente se tivéssemos optado por seguir um caminho oposto em alguma das situações que vivenciamos em nosso passado. Será que tudo teria mudado para pior ou melhor? Será que uma simples mudança em alguma de nossas atitudes teria mudado todo o nosso futuro ou o destino faria com que nossas próximas escolhas nos levassem de volta ao eixo? Infelizmente essas são perguntas que nunca poderíamos responder, afinal não temos a mesma chance de Anita de voltar ao passado para modificar as coisas. Mas é sempre interessante ter esses momentos de reflexão. Pelo menos eu acho.


Achei a narrativa da Bruna bem envolvente, cheia de reviravoltas e gostosa de acompanhar, além de ser bem fluida, então a gente acaba lendo muito rápido e nem sente o tempo passar. O que eu achei legal é que em alguns momentos a gente sentia como se estivesse assistindo a um filme desses bem gostosinhos de sessão da tarde. Só teve um erro de continuidade no começo, quando ela volta ao passado, que poderia ter sido modificado.


Amo essa capa, assim como todas as outras dos livros da Bruna, que são feitas por ilustradoras brasileiras diferentes, o que eu adorei porque mostra o talento nacional e eu amo ilustrações! A desse livro foi feita por Mariana Valente (Malipi), de quem eu já conhecia o trabalho e já adorava, então foi uma ótima escolha. De todas as três, gostei mais dessa em especial porque tem um cenário totalmente a ver com o conteúdo do livro, além dos elementos presentes na história, o cenário da parte da frente é SP e de trás é a cidade do interior de MG, que nossa protagonista vivia antes de se mudar. Além disso, as cores em tons pastel e o verniz localizado na bonequinha e no título deram um toque ainda mais fofo para o livro, e as folhas do miolo são amarelas e grossas.


A diagramação está muito bem feita. Além de fonte e espaçamento confortáveis para a leitura, o livro é cheio de ilustrações fofas e detalhes gráficos em preto e branco, que complementam este exemplar de uma maneira espetacular. Tem também playlist para quem curte ler um livro acompanhado das músicas “oficiais”.
Esse volume acaba daquele jeito que você fica louca e querendo saber o que vai acontecer em seguida, então agora eu preciso ler o próximo! A Bruna já está escrevendo o segundo livro, então provavelmente ele não vai demorar a chegar a nossas mãos, acho que o lançamento será na Bienal de SP, que acontece no final de agosto de 2014.


Recomendo a leitura para todos aqueles que buscam um livro leve e descontraído, com uma personagem um pouco doidinha que tem a possibilidade de voltar no passado e acaba fazendo tantas loucuras quanto da primeira vez, mesmo que diferentes, e com uma narrativa encantadora.


Avaliação






Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Realmente o forma pelo qual o livro foi escrito é muito envolvente, fica sempre com um ar de quero mais! Estou aguardando o próximo da série. Anitta é um amorzinho né?
    Beijos!
    www.diariodostreze.blogspot.com Visita?

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm no filme "De repente 30" ao contrário! kkkkkk
    Bem, o livro é muito bonito, dá pra ver pelas fotos que a editora caprichou na edição, mas infelizmente não faz me tipo de leitura.

    Bjo bo^^

    rockanapcm1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/rockanapcm/posts/670271659677308?stream_ref=10

      Excluir
  3. Só li um livro da autora, justamente o seu primeiro, e se já no primeiro dava para identificar a qualidade do texto da Bruna, imagino agora em um romance.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala tão bem desse livro que fica meio impossível não querer ler, mas confesso que embora eu tivesse uma certa vontade de conhecer a história, eu nunca tinha lido nada sobre e não sabia nada de nadinha, até ler a sua resenha.
    A história desse livro me lembrou meio que o filme Efeito Borboleta, mas no caso de Anita foi o blog que fez ela voltar e não um diário, o que achei bem bacana, imagina só voltar no passado? Adoro histórias assim, pois acho bem interessante essa questão de voltar e tentar arrumar as burradas que fizemos, todo mundo um dia já se pegou pensando em como queria voltar no tempo para consertar algo, mas ai vem as consequencias, pois para toda ação tem uma reação, acho que estou usando uma frase de alguém, ops kkkkk
    Acredito que o livro deve ser bom, adorei a questão de ter uma playlist, embora eu não leia livros ouvindo músicas, eu gostei da ideia, e devo dizer que amei saber que o livro possui várias ilustrações, pois eu adoro livros assim, eles ganham um certo encanto a mais, não é?
    Mas enfim, falei muito já kkkk Eu gostei da sua resenha (como o esperado), pois você sempre mostra os pontos positivos e negativos da leitura e não é toda resenha que é assim.

    Larii.rock@gmail.com
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://twitter.com/Larii_Telles/status/464096170911207424

      Excluir
  5. Ai, eu amo a Bruninha e adorei a resenha que você escreveu. Também já li este livro e fiquei apaixonada. Não me aguento de ansiedade para ler a continuação. rsrs Quando lia senti que estava conversando com Bru, o que me fez gostar ainda mais porque ela é uma fofa. Suas fotos ficaram DIVINAS! Também é a minha capa preferida dos livros da Bruna.

    Alice Gabriella
    alice-gabriella@outlook.com

    ResponderExcluir