Paixão ao Entardecer - Os Hathaways #05 - Lisa Kleypas

“Paixão ao Entardecer” é o último volume da série de romances de época de Lisa Kleypas, “Os Hathaways”, e conta a história da caçula da família, Beatrix, jovem que ama e convive muito melhor com os animais do que propriamente com gente. Ela não tem vaidade e nem está à caça de um marido, ama a natureza e os bichos, vivendo em perfeita sintonia com eles. Não liga para bailes, coisa que na sua época era importante para a maioria das jovens, mesmo que já tivesse frequentado alguns, e age como um peixinho fora d’água.
Por conta de sua personalidade amorosa e compreensiva, ela sente vontade de ajudar um jovem, o capitão Christopher Phelan, que corteja sua amiga, Prudence, escrevendo palavras de apoio, pois o mesmo se encontrava na guerra e Prudence não queria mais fazer isso, já que tinha perdido a vontade por conta dos assuntos do rapaz e porque não acreditava que ele voltaria vivo. Desta forma, responde as cartas como se fosse a amiga escrevendo.
Beatrix, então, com o passar do tempo, se surpreende com o rumo que estas cartas tomam, já que ela acaba ficando mais próxima do capitão, mesmo se passando pela amiga. Com isso, o destino os aproximará de forma diferente. Ele volta da guerra e vai à procura da dona das cartas, que acredita ser Prudence. Mas terá uma grandiosa surpresa quando descobrir que na verdade a dona daquelas palavras é justamente a jovem que ele considerava estranha e mais adequada aos estábulos. Será que o preconceito vai permanecer quando a verdade vier à tona ou o amor falará mais alto?
Por incrível que pareça, não li todos os livros desta série, exceto pelo anterior a este, o quarto volume, “Manhã de Núpcias” (clique no título para conferir o que eu achei), que conta a história do único filho homem da família, Leo, e me fez correr para o quinto da série, de tão bom que foi. Com certeza mais tarde lerei todos os outros, mesmo porque cada um é independente e conta a história de um dos irmãos desta incrível família, ou seja, possui protagonistas diferentes e suas próprias tramas com começo, meio e fim.
Amei este livro, que emociona com simplicidade e uma narrativa tão bem fluida, fazendo jus a esta autora tão famosa, Lisa Kleypas. A Editora Arqueiro mais uma vez consegue nos encantar com estes maravilhosos autores, que acrescentam em nossa leitura tamanha vontade de ler todos os títulos que publicam, sem titubear. Sinto-me encorajada a indicar este também. Leiam, sintam nele o carinho supremo, a bondade de um jovem coração, descobrindo que pode amar bichos, plantas e seres humanos de forma prazerosa, cuidadosa e amorosa, com toda a força de seu ser, sua determinação, sua fé, e sua alegria de vida.
Falando no capitão, ele era um jovem rico, loiro, alto, ambicioso, pretencioso, bem típico de sua época, sofisticado e bem nascido. Seu avô materno era Conde e a família do pai possuía uma fortuna expressiva em navios. Aos 22 anos comprou patente de oficial do Exército, porque sendo o segundo filho, na época isso era comum. E como ele não tinha a sucessão, era o seu irmão mais velho, John, que herdaria a propriedade no lugar de seu avô, Conde. Quando foi para o Exército, logo foi promovido a Capitão da Brigada de Rifles (soldados treinados para assumirem posições à frente de suas próprias linhas de combate, são excelentes atiradores).
Apesar de ser como a maioria dos jovens de sua época, acredito que a guerra o transformou em um homem melhor, com mais caráter. E acho também que o sofrimento transforma as pessoas. Christopher lutou na guerra, sofreu, atormentou-se vendo seus amigos morrerem ao seu lado, enfrentou inimigos em diversas situações, assim como bombas e tiros, tudo de ruim que uma guerra carrega. Sendo assim, não dá para sair ileso desta e muita coisa muda. Fora os pesadelos constantes que acompanham a vida toda de quem a vivenciou.
Além dos protagonistas, muitos personagens fizeram parte deste enredo, mas são coadjuvantes na história de vida dos protagonistas, Breatix e Christopher. Com destaque para as participações da família dela, que sempre foi muito unida, e seus cunhados, me deixando louca para pegar os demais três livros que ainda não tive a oportunidade de ler.
Este volume em particular nos mostra o amor incondicional da protagonista, seu desapego e sua bondade. Apesar de fugir completamente dos padrões de sua época, pode-se dizer que seus encantos são peculiares. Além do mais, o romance deste exemplar prova que o amor nasce, mesmo de forma diferente, em pessoas totalmente opostas.
Da escritora, já foram publicados sete livros de época mais um conto no Brasil. Cinco são desta série, na ordem: "Desejo à Meia-Noite" (Resenha 01 | Resenha 02), "Sedução ao Amanhecer" (Resenha 01 | Resenha 02), "Tentação ao Pôr do Sol", "Manhã de Núpcias" e este, “Paixão ao Entardecer”, além do conto “Casamento Hathaway”, volume #2.5, lançado apenas em e-book. Os demais são de outra série, "As Quatro Estações do Amor", cujos dois primeiros exemplares foram publicados e eu já li: “Segredos de Uma Noite de Verão” (tem resenha aqui no blog, clique para conferir) e "Era Uma Vez No Outono" (cuja resenha será publicada em breve), e o terceiro, "Pecados No Inverno", que já será lançado em julho.
A capa é maravilhosa, como todas as demais da série, e desta vez foca na cor verde. A diagramação é confortável com fonte e espaçamentos em tamanhos ideais no miolo, e as páginas são amarelas.
Lisa Kleypas fechou a série “Os Hathaways” com chave de ouro, contando uma linda história de amor e superação, repleta de momentos fofos, emocionantes e divertidos, que fazem nossos sentimentos irem às alturas. O casal principal tem muita química e a autora soube transmiti-la perfeitamente aos leitores, que ficam encantados com todos os acontecimentos a cada virada de página.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário