Doces de Cinema – Isadora Becker

Já comentei antes aqui no blog que sou apaixonada por livros de receitas, então sempre que eu posso estou adquirindo um novo para me deliciar com o processo de pô-las em prática e depois consumi-las. O queridinho da vez é um exemplar publicado pela Belas-Letras, chamado “Doces de Cinema”, que, como o título já revela, fala de dois assuntos que eu amo: cinema e doces!
Então é claro que fiquei mais do que empolgada para ter o meu exemplar em mãos o quanto antes. Mas a minha surpresa maior foi quando ele finalmente chegou e eu pude vê-lo com meus próprios olhos, porque é total e completamente LINDO! Sério, estou irremediavelmente apaixonada e já comecei a experimentar alguns dos doces ali presentes, mas tenho certeza de que vou preparar todos, afinal doces são o meu fraco! Hahaha
Esta obra possui quarenta receitas preparadas por Isadora Becker, dona do site e canal Gastronomismo, em uma parceria com o Tastemade. Ela faz receitas baseadas em filmes e séries e possui duas playlists, uma dedicada para cada assunto. As deste livro são as do webshow “Comida de Cinema” e já estou torcendo para a Belas-Letras publicar também um livro com as receitas de “Comida de Séries”.
No caso deste exemplar, encontraremos algumas das receitas que também estão em vídeos mais doze inéditas. Vocês podem conferir os vídeos pelo Youtube AQUI, e eu acho que vale super a pena porque complementam o texto e as fotos, além de serem vídeos curtos, bem produzidos e a Isadora até se veste a caráter, o que é muito bacana!
Antes de as receitas de fato começarem, a autora escreveu um pequeno texto explicando como é o processo para assistir aos filmes, escolher as receitas e até se fantasiar para, enfim, gravar tudo para que as pessoas tenham acesso a algo bem caprichado e acessível ao mesmo tempo.
As receitas são bem variadas e eu as considero de níveis diferentes de preparo, algumas são bem fáceis e outras mais complicadas, mas acredito que todas atingíveis, mesmo para quem não tem tanta prática assim.
A maioria dos filmes homenageados, de onde os doces foram inspirados, é bastante conhecida, mas tem alguns que eu não tinha escutado falar. Alguns dos títulos encontrados são: “Bonequinha de Luxo” (Folhado Dinamarquês), “Um Lugar Chamado Notting Hill” (Brownie com Doce de Leite), “Harry Potter” (Cerveja Amanteigada), “Matilda” (Bolo de Chocolate), “Histórias Cruzadas” (Torta de Chocolate da Minny), “As Crônicas de Nárnia” (Manjar Turco), “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (Crème Brûlée), “Esqueceram de Mim 02” (Banana Split), “Valente” (Bolinhos Escoceses), “O Poderoso Chefão” (Cannoli) e “Miss Simpatia” (Doughnuts).
Cada receita ganha pelo menos duas páginas: uma com a foto do prato pronto e um textinho descontraído com alguns comentários da autora sobre o filme, sua experiência com ele, e o doce em questão, e a outra com a lista de ingredientes e o modo de preparo. Mas o exemplar ainda conta com algumas fotos da autora caracterizada, e alguns pratos ainda possuem mais de uma fotografia.
Em minha opinião, todo livro de receitas precisa ter fotos, porque eu acho essencial olhar como fica o resultado final de um prato para ter menos chances de errar e também porque a imagem “compra” a gente, fazendo com que nossa vontade para consumir aqueles quitutes aumente gradativamente. E aqui as fotografias estão um arraso! Muito lindas e bem produzidas, daquele tipo que deixa a gente com vontade de morder a página!
Adorei o índice, que possui uma pequena foto com o doce pronto, o que facilita muito a hora da escolha, pois assim não precisamos abrir de uma em uma para ver qual chama a nossa atenção, além de ser muito mais prático. Após o fim das receitas ainda há duas páginas com uma lista com os nomes de todos os filmes e um espaço para avaliarmos eles com ilustrações de cinco estrelinhas para colorirmos ao lado de cada um. E, para finalizar, há umas páginas pautadas em branco, muito úteis para fazermos anotações.
A edição impressa está sensacional, como comentei mais acima, e vocês podem perceber pelas fotos do post que vou colocar depois. A capa é dura e nas cores azul e branco, e possui uma jacket com a imagem deste bolo delicioso, do filme “Matilda”, com um material de ótima qualidade. O miolo conta com papel couché de alta gramatura (estilo folha de revista, só que mais grosso), e o texto é bem diagramado com detalhes coloridos e com fonte em tamanho bem confortável. E as fotografias são maravilhosas, lindas e coloridas, com alta qualidade de impressão, deixando tudo bem impecável.
Recomendo este lindíssimo e delicioso livro para todos aqueles que amam doces, para os que querem se aventurar nesta área, comendo ou produzindo, para os amantes de produções cinematográficas, para os fãs de Isadora Becker, do canal Gastronomismo e/ou do Tastemade, ou para todos que, como eu, são viciados em livros de receitas.
Avaliação



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário