No Seu Olhar - Nicholas Sparks

“No Seu Olhar” é o mais novo livro do Nicholas Sparks e, como em todos ou quase todos os seus títulos, traz a temática do amor e superação na trama. Nessa obra, Nicholas nos conta as histórias de Colin e Maria e como em uma noite chuvosa e tempestuosa podemos conhecer o amor de nossas vidas sem nos darmos conta disso.
A narrativa acontece em primeira pessoa, porém essa pessoa é alternada entre Colin e Maria, em que em cada capítulo podemos enxergar os pensamentos e emoções de cada um. Em uma noite tempestuosa, na volta pra casa, Colin vê Maria no meio de uma estrada escura e deserta com o pneu furado e em apuros para conseguir trocá-lo. Ao conhecê-lo, Maria recua, cheia de receio e medo, pois o rosto de Colin está desfigurado devido a uma luta de UFC que ele participou e na qual sofreu graves golpes.
Após Colin aparecer e bancar o bom samaritano, Maria chega em casa e conta o ocorrido para sua irmã, Serena, que logo percebe que o bonitão de cara machucada é seu colega de classe na faculdade. Após bancar o cupido da história, Serena leva Maria ao Pete Caranguejeiro, bar onde Colin trabalha, para que ela pudesse agradecê-lo apropriadamente a ajuda que ele lhe deu na estrada.
Maria é filha de um casal humilde, de origem mexicana, que foi para os Estados Unidos tentar crescer na vida, onde montaram um restaurante, o La Coccina de La Familia. Maria é o orgulho da família, sendo a primeira de todos a ir para a faculdade, tornando-se advogada. É uma mulher bem sucedida, inteligente, quieta, introvertida, gosta de sossego e trabalha muito para alcançar seus objetivos. Em seu primeiro emprego, na promotoria, Maria lida com um caso que mexe com sua consciência e que tempos depois assombra sua vida, fazendo-a voltar para sua cidade natal, Wilmington. Já no seu segundo emprego, no escritório de advocacia Martenson, Hertzberg e Holdman, ela conhece Jill, uma advogada brilhante que se torna sua melhor amiga.
Depois de um passeio pela orla da praia em que Colin revela seu triste e sombrio passado, o que faria qualquer pessoa em sã consciência se afastar dele, Maria vai contra todo o seu bom senso e o convida pra fazer stand-uppaddle com ela. Após ouvir mais de sua história, fica claro que os primeiros pensamentos dela com relação a Colin são errados e existe nele uma pessoa boa, de coração gentil, mas que é incompreendido e teve sérios problemas na infância que o assombram até hoje. Colin nos mostra que é possível, com força de vontade e motivação, mudar e ter um futuro completamente diferente do que as pessoas esperam dele, tendo em vista que era o nítido garoto-problema que só fazia besteira, bebia, usava drogas e saia atrás de briga para descarregar sua adrenalina e raiva.
Quanto mais tempo passavam juntos, mais Colin e Maria gostavam um do outro. A conversa fluía fácil e com naturalidade fazendo o sentimento crescer cada dia mais, o que logo levou os dois a assumirem um relacionamento. Porém, nada que é bom dura pra sempre e logo os dois entram em conflito devido a suas diferenças de personalidade. Serão essas diferenças suficientes para separar esse jovem casal? Será que poderiam realmente ser felizes um com o outro? Será o amor deles suficiente para mantê-los juntos?
Com a ajuda de Evan, melhor amigo de Colin, Lily, noiva de Evan, e Margolis, policial que quer a qualquer custo colocar Colin de volta atrás das grades, Colin e Maria conseguem lutar quando fantasmas do passado dela voltam para cobrar o preço de um erro que cometeu, quase custando a vida de sua irmã Serena.
Todos os diálogos são muito bem feitos e trabalhados, permitindo que o leitor sinta as aflições, alegrias e todas as outras emoções dos personagens principais. Os personagens são pessoas como eu e você, leitor, com profissões comuns, os cenários e locais são descritos com tamanha precisão que é fácil de conseguir se imaginar naquela cena. Sem falar que nessa história aprendemos que não podemos “julgar um livro pela capa”, que errar é humano e as pessoas podem aprender com seus erros e mudar, que o amor é capaz de superar diferenças e dificuldades, e que os sacrifícios feitos por aqueles a quem amamos, não são sacrifícios de forma alguma e, sim, um simples e puro ato de amor.
Avaliação





Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário