Jardim de inverno – Kristin Hannah

Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são.
    Primeiramente eu gostaria de dizer que este livro foi comprado "no escuro" uma vez que eu comprei unicamente por causa da autora, eu simplesmente me apaixonei totalmente pelo outro livro dela, "O Caminho para casa" (clique no título para ler a resenha). No começo eu pensei "Será que este livro vai atender as minhas expectativas?". A resposta pra quem está querendo saber é "CORRAM PARA LER ESTE LIVRO!" HAHAHA.
    No começo, o achei meio lento, e eu não entendia a mãe delas, o porquê dela ser tão distante, e às vezes parecer até mesmo indiferente com suas filhas, eu achei que não iria conseguir gostar dela, mas ao ler o livro e conhecer o passado dessa personagem tão enigmática, eu pensei "como uma mulher consegue passar por tanta coisa e se manter em pé?".
    Logo no começo, quando vemos o pai com a doença, analisamos uma família cujos membros são bem diferentes e distantes entre si. Meredith é casada com Jeff e também tem duas filhas, nela vemos uma mulher que poderia ter tudo, uma família feliz e um ótimo emprego. Neste segundo ela está, sim, realizada, porém ela enfrenta problemas no casamento, e tem dificuldades de se relacionar com a mãe, uma personagem simplesmente amável em minha opinião, porque ela não é algo pronto, não analisamos seu crescimento, seu amadurecimento em relação as suas inseguranças, ela é uma personagem que poderíamos imaginar andando entre nós.
  Nina, irmã de Meredith, é uma linda mulher aventureira, amável e que está sempre na África ou nestes países que estão sempre em guerra, fazendo fotos, que de alguma maneira possam representar pelo que estes povos passam, suas lutas diárias... Assim como sua irmã tem dificuldades de falar abertamente com a mãe, mas também não tem um relacionamento muito aberto com a irmã. Afinal ambas veem a liberdade através de 'caminhos' diferentes, nela vemos uma personagem de personalidade quase oposta à de sua irmã para algumas coisas, e que também enfrenta dilemas sobre sua vida, onde está sua felicidade....
  Não falarei muito da mãe delas para não falar spoilers e tirar a "graça" do livro, mas de maneira resumida, ela é uma mulher que levou uma vida difícil, teve de fazer escolhas que muitas de nós nem sequer imaginaríamos, mas que de alguma forma passou por aquele "inferno" e encontrou uma forma de viver. No decorrer do livro a vemos enfrentar 'monstros' do passado que a assombram, vemos sua evolução através dos 'contos de fada' (para não soltar spoiler, esses "contos de fadas" são CRUCIAIS para que se entenda a personagem e seu passado).
 Para terminar, eu acho que TODOS DEVERIAM LER ESTE LIVRO. É simplesmente emocionante ver como uma família que cresceu junta começa a se tornar realmente uma família após muitos anos. Essa é jornada em busca da verdade de cada um dos personagens, como cada um deles acaba se descobrindo nessa viagem em busca do que aconteceu no passado.
     Chorei de alegria na última parte do livro, quando elas vão a uma casa e pensam que erraram de endereço, e acabam por descobrir que na verdade estão no lugar certo (quem leu este livro vai intender hahahaha).

    Em resumo, se você gosta de se emocionar e quer um livro em que o vilão da história não seja realmente alguém, e sim o tempo, o destino, e vários fatores que culminam muitas vezes nas escolhas que fazemos, não porque queremos, e sim porque naquele momento queremos proteger aqueles que amamos, indico essa leitura a você.







Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Eu já li esse livro e chorei muito!!
    Uma história intensa sobre o que somos capaz de fazer pelas pessoas que amamos, até que ponto suportamos o sofrimento por eles!!
    É muito emocionante a forma que as irmãs tentam se aproximar da mãe delas e conhecerem de verdade a pessoa que ela é!! A capa desse livro é linda, e é perfeita para o livro!!
    Bjus
    szane@hotmail.com
    Chance Extra – Estou participando da Fan Page da Editora Novo Conceito”.

    ResponderExcluir
  2. Aie! Eu ganhei este livro mas ainda não o li! Poxa, vou ter que passa-lo na frente, adorei sua resenha! Kkkkkkkk não conhecia este outro livro da autora, agora o quero tbm! Rsrsrsrsrsrs

    Bjo ^ ^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra - estou participando da fan page da Novo Conceito

      Excluir
  3. Eu achei a história comovente e até certo ponto triste. Seus comentários me deixaram muito curiosa, principalmente na parte em que diz : Chorei de alegria na última parte do livro, quando elas vão a uma casa e pensam que erraram de endereço, e acabam por descobrir que na verdade estão no lugar certo (quem leu este livro vai intender hahahaha). Fiquei ansiosa pra saber que final surpreendente é esse? Mais valeu saber mais um pouco dessa obra que tanto me encantou. Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com
    Chance extra - estou participando da fan page da Novo Conceito

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada dessa autora. Adoro a capa desse livro! Depois de ler a sua recomendação, quero ler, com certeza!

    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
  5. Aaaah belíssima resenha!! Estou namorando esse livro desde lançamento dele. Quero muito ler.
    Logo porque a capa me agradou, a história me chamou bastante atenção achei instigante uma mãe ser distante de suas filhas.
    Quero muito ler, beijos.
    danydanizinha1@hotmail.com
    Chance extra - Canal do You Tube do blog

    ResponderExcluir
  6. O livro não é muito a minha cara mas a historia deve ser bem emocionante e estou imaginando algumas coisa do passado a mãe. Acho que o leria quando estivesse querendo diversificar minhas leituras seria passar a parte lenta do livro por que só for muito chato tem grandes possibilidades de ir para a estante.
    gisa_oliveira07@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra - estou participando da Fan Page da Novo Conceito

      Excluir
  7. Quando comecei a ler sua resenha, pensei que você não iria indicar o livro e que não tivesse gostado. Mas conforme fui avançando na resenha me senti como se estivesse lendo um livro, porque você foi evoluindo na história aos poucos, colocando elementos, emoção e análise imparcial do livro. Quando cheguei ao final, já estava emocionada sem nem saber todos os detalhes da história, apenas por conta da forma como você indicou o livro. Obrigada por essa resenha, foi muito bem escrita!

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Acho incrivel quando o autor faz com que os personagens tomem decisões diferentes e que a medida que nós lemos o livro nós entendemos os motivos deles. Também é impressionante como autores tão maravilhosos conseguem colocar personagens diferentes em contato, porque isso nos faz se assemelhar a nossa vida, onde somos rodeados o tempo todo de pessoas tão diferentes que temos que conviver.
    E realmente, na maioria dos nossos desafios o tempo é o nosso maior vilão. O segredo está em aceitar as diferenças de cada um. Esse livro é emocionante!
    raquel_styler@hotmail.com
    @httpsraquel
    Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha! Quase chorei rsss, manteiga derretida..., mas vamos lá rrrrssss, quero saber os os segredos da mãe, ela parece uma pessoa muito sofrida coitada, acho que há tantas mães assim pelo mundo..:/ A capa é maravilhosa e agora com essa história eletrizante, nusssss... quero esse livro urgente! Adorei que o vilão nessa história não é uma pessoa e sim o destino e o tempo, se quase chorei aqui, imagina na leitura da história? Haja baldes! :-)

    fanricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabricio-fenix2010@hotmail *errei no coment*

      Chance extra - participando da fan page no skoob da editora novo conceito

      Excluir
  10. Essa capa me lembrou a menina que roubava livros. Deve ser aquele que apaixona e faz chorar.Pelo visto a gente se envolve com cada um dos personagens, é livro de se virar a noite lendo eu acho, quem sabe. Só sei que eu quero! fro_thielly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a história, já vi outras resenhas superpositivas sobre este livro também e a autora. É uma história bem triste pelo que percebi, e a capa é linda.
    quizy@ig.com.br

    ResponderExcluir