Destinos – Fadas #04 – Aprilynne Pike

“Destinos” é o quarto e último livro da série Fadas, da autora Aprilynne Pike. Os volumes anteriores, “Asas”, “Encantos”, e “Ilusões”, já foram resenhados aqui no blog, caso queria ler as resenhas, basta clicar nos títulos.
Essa resenha não possui spoilers, nem dos volumes anteriores.
Laurel era uma garota comum, apesar de sua beleza estonteante, da sua intolerância a comidas que não têm origem vegetal, e da sua incapacidade de ficar em locais fechados por um período maior de tempo, pois se sente sufocada. Depois que algo anormal de repente, e sem explicações, surge em suas costas, ela vai à procura de respostas e, junto com seu novo amigo, David, acaba descobrindo que, na verdade, não é humana e sim uma fada.
Com essa descoberta, Laurel também conhece Tamani, um elfo que faz parte de seu passado e que volta a ser muito importante em sua vida. É a partir daí que um triângulo amoroso surge e ela fica dividida entre os dois pretendentes, que são bem diferentes entre si, mas gostam muito dela, igualmente.
Em seguida, nossa protagonista viaja à Avalon, local de onde veio, para aprender e desenvolver seu dom e o ofício de ser uma fada de outono. Entre tantos aprendizados sobre o passado e o presente, e vivendo sua vida entre o mundo dos humanos e o das fadas, Laurel, com a ajuda de seus amigos, David, Chelsea (outra humana), e Tamani, ela passa por várias situações, tendo inclusive, que lutar contra trolls.
Agora, depois de serem surpreendidos por uma pessoa que não era quem imaginavam, e por sua líder, que tem planos diferentes do que havia revelado e é mais poderosa que supunham, com intenções bem ruins para Avalon, Laurel e seus amigos vão enfrentar uma batalha difícil para salvar o local de um futuro terrível, e a dominação por parte dessa pessoa.
A história começa com um gancho do livro anterior, sem ter nenhuma passagem de tempo, o que é bom porque “Ilusões” tinha acabado de uma forma bem intrigante. Só acho que a autora não soube relembrar fatos passados de uma maneira muito bem feita não, o que pode ser ruim já que os outros volumes foram lançados com bastante diferença para esse. Eu, por exemplo, preferi reler minhas resenhas anteriores para me situar melhor na história.
O meu intervalo de leitura ente os três primeiros volumes foi pequeno (junho, julho, e outubro de 2012), mas para o último foi muito grande, comecei no final de setembro e terminei no começo de outubro 2013 – praticamente um ano depois. Então não estou certa de que me lembrei de todos os acontecimentos passados, mas até que isso não acabou afetando tanto na leitura desse último livro.
O ritmo de “Destinos”, em comparação aos anteriores, é bem diferente, enquanto antes acompanhávamos tudo lentamente, nesse acontece tudo muito rápido, muita coisa acontece em pouco período de tempo – um dia até quase o final do livro –, e de forma ágil e repleto de ação o tempo inteiro. Muitos pontos positivos para isso.
Só acho que as pessoas que não gostem de batalhas sangrentas (mesmo que não seja de fato sangue o que encontramos aqui) e muitas mortes não vão gostar tanto assim dessa finalização que a autora resolveu dar para a série, porque essas coisas acontecem na maior parte da leitura. Também acho que os livros anteriores poderiam ser voltados para todas as idades, mas acredito que esse tenha ficado um pouco mais pesado justamente por esses motivos, o que pode incomodar alguns leitores mais novos.
Enquanto em “Ilusões” houve o ápice do triângulo amoroso e Laurel ficava com muita dúvida sobre com qual dos dois personagens iria ficar, nesse a sua escolha aconteceu de forma natural, o que é um ponto positivo já que não precisávamos de mais questionamentos por parte de Laurel a respeito desse mesmo assunto, que já vem sendo debatido desde o livro um. Mas eu sempre soube com quem ela ia ficar no final, então não foi nenhuma surpresa. Não vou dizer se gostei ou não para não dar spoilers, porque vocês sabem de quem eu gosto.
Sobre os personagens, Laurel é uma protagonista de quem eu gostei na maior parte do tempo, e continuo gostando dela ainda agora, Chelsea ganhou espaço e muito destaque em “Destinos”, o que foi bem legal já que também curto bastante ela, já David é meu personagem preferido desde o primeiro volume até finalizar a leitura da última página desse, e isso nunca vai mudar, além de ter gostado que a presença dele foi de grande importância na batalha que aconteceu. Só não consigo gostar nem um pouquinho que seja de Tamani, nem mesmo pelo mais breve instante, sei que muita gente discorda de mim, mas acho que também existem aqueles que concordam quando digo que ele é chato, possessivo, além de controlador demais.
A obsessão de Tamani por Laurel está ainda mais evidente nesse volume. Ele não se importa com ninguém mais na guerra, sendo crianças, idosos, adultos, amigos, conhecidos, inocentes, familiares, etc., contanto que Laurel esteja viva E com ele. E olha que ele fala de sacrifícios por um bem maior, mas no caso, o que parece é que o bem maior é ela, mesmo que todo o resto morra. O que poderia parecer algo fofo e romântico, para mim, soa assustador e obsessivo.
Como afirmei anteriormente, acho que essa série poderia ser uma trilogia. O primeiro e o último livro são ótimos, cada um com seu ritmo bem desenvolvido para o papel que desempenham no momento em que a trama está, enquanto os dois do meio tiveram cenas desnecessárias que poderiam ter sido eliminadas e as que sobrassem poderiam ter sido transformadas em um livro único. Eu gostei muito de acompanhar essa história desenvolvida por Pike sim, mas acho que teria sido ainda mais proveitoso desse modo.
No entanto, tenho que citar o amadurecimento que a história e os personagens em si tiveram quando comparamos o primeiro com último livro, que chega a ser palpável, o que é bem positivo porque queremos sempre encontrar coisas evoluindo para melhor.
Apesar de já imaginarmos que a batalha vai acabar alguma hora, a forma como a autora chegou ao final foi surpreendente. Em diversos momentos eu não conseguia imaginar como que tudo aquilo iria acabar (e olha que eu sempre gosto de criar ideias do que pode acontecer), e a trama acabou seguindo por um caminho que eu não esperava, mas gostei.
Só encontrei algumas falhas, como Laurel e Chelsea sem armas durante o massacre e sobre o final que a Klea teve, depois de tudo o que fez para chegar aonde chegou, acho que o modo que a autora utilizou para fechar essa parte ficou meio forçado, como que para dar uma finalização para isso, deixando Laurel em bons lençóis.
Tudo foi bem fechado, o proposto desde o primeiro livro até esse último tiveram suas respostas reveladas e explicadas, inclusive porque acabamos descobrindo sobre uma lenda e sua relação com o presente, que teve bastante importância na hora do ataque. E também um pouco sobre o passado de Laurel, sobre o motivo de ela ter sido a escolhida, e o que o futuro reserva. Nesse caso, deixa algumas coisas em aberto, só nos é mostrado o que pode vir a acontecer – e provavelmente irá, num futuro –, mas não dá a certeza de que aquelas coisas irão mesmo se concretizar. Não que isso seja ruim, mas acredito que algumas pessoas vão se incomodar porque preferem um final todo fechadinho.
Em uma nota no final do livro, a autora acabou revelando que ama o personagem David, e que a série Fadas inteira é, bastante, sobre ele. Me surpreendi com isso porque não imaginei que ele era tão importante assim para ela, mas gostei de saber porque adoro o personagem. Aí ela nos fala de um final, que já estava preparado antes mesmo de escrever o primeiro livro, e que era inevitavelmente triste pelo seu teor realista. Por preferir finais felizes, como ela mesmo cita ali, eu cogitei não seguir em frente com a leitura desse trecho, que poderíamos chamar de final alternativo, apesar de ser a versão final em sua cabeça. Mas, sinceramente? Fico feliz por ter continuado a leitura, porque aquelas últimas páginas são realmente lindas, muito importantes, e, concordo, tristes porque são reais, e o livro não teria o mesmo significado se eu não as tivesse lido, elas não poderiam ter sido melhor escritas e eu só fiquei ainda mais apaixonada pelo personagem. Então, uma dica que eu dou a vocês é: leia. Não é algo tão triste que vai fazer você ficar mal por ter lido, você vai compreendê-lo, e admirar ainda mais o David depois de ler sua decisão, que tomou para ser alguém melhor, pelo menos foi assim comigo e espero que seja com você também. Esse final foi ótimo, e gostei mais da finalização da série com ele, por isso que finais são tão importantes para mim.
Sobre a parte gráfica, segue o padrão dos volumes anteriores, o que eu acho ótimo. A capa desse livro, assim como todas as outras da série, é muito linda. Engraçado que, em um primeiro momento, eu não tinha me apaixonado por ela (ia ser outra capa, depois mudaram para essa), mas depois que a vi ao vivo, adorei! Não é a minha preferida da série (na verdade é a terceira), mas não porque ela é feia (porque não é), apenas porque gosto mais das outras, fora que todas fazem bastante sentido com a história em si.
O título está em alto-relevo laranja, seguindo a cor da flor, e na capa de trás há as capas dos três primeiros livros com verniz localizado. Só que a parte de dentro, atrás da capa, está na cor roxo, que é linda, mas nos anteriores seguiu a cor do título e da flor, o que não aconteceu nesse. As páginas são amareladas e a diagramação está muito bem feita e confortável para a leitura, com fonte e espaçamento apropriados para lermos por um período maior de tempo sem cansar a vista.

Recomendo a série Fadas para todos aqueles que buscam uma história envolvente e bem construída sobre uma fada vivendo entre o mundo encantado de Avalon e o mundo dos humanos, com muita magia, ação, romance e personagens carismáticos.
Avaliação




Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Nossa! As capas desta série são lindas demais! Eu ainda não li nenhum livro, mas tenho muita vontade! Adorei a resenha, fiquei encantada! rsrsrsrrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita, eu acabei parando no volume 1, ainda não consegui dar sequência da série. Não posso deixar de falar de como eu acho as capas da série lindas.
    Bjs,, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Bom eu descobri através do House que se tratava de 4 livros e não três.. rsrsrs
    Por enquanto eu só li Asas e gostei bastante já comprei os outros dois livros mas ainda não li apesar da curiosidade ainda tenho alguns livros na frente!!Agora falta apenas DESTINOS para a minha coleção ficar completa rsrsrs
    Concordo com vc Talitha adorei o David desde o primeiro momento e o Tamani não me ganhou mesmo eu ainda estando no primeiro livro acho que minha opinião não vai mudar!!
    Adoro as capas da série!!
    Bjus

    ResponderExcluir