Simplesmente Ana – Marina Carvalho

Ana é uma estudante de direito, estagiária num escritório de advocacia, que acaba de começar um relacionamento amoroso com Artur, e leva uma vida normal para alguém de sua idade, com estudos e saídas para se divertir nas noites. Até que, por meio de uma forma bem inusitada, mas bem plausível para os dias atuais, Ana descobre que na verdade é filha do rei da Krósvia, um pequeno país no sudeste da Europa.
O rei Andrej estava no Brasil quando descobriu sem querer essa notícia e entrou em contato com a filha, conseguindo marcar um encontro com ela rapidamente. Não muito tempo depois, Andrej a pediu para que o acompanhasse em uma viagem à Krósvia, mesmo como uma experiência de pouco tempo, para que ela conhecesse seu país e o povo para um dia, quem sabe, governá-lo também. Ana decide dar uma chance ao destino e resolve passar alguns meses por lá na companhia do pai.
Ao chegar ao país, e longe de seus familiares e amigos que ficaram no Brasil, Ana fica hospedada no Palácio Sorvinski, com seu pai e os empregados do local. Se sentindo meio sozinha, e antes mesmo de ser apresentada ao público, ela resolve passear pelo lugar para conhecê-lo enquanto ainda pode, já que depois sua vida vai deixar de ser tão calma e ela não poderá mais viver despercebida. 
Como o rei Andrej é muito ocupado com seus deveres reais e não pode lhe dar atenção o tempo todo (na verdade quase tempo nenhum), o pai acaba aceitando o pedido de seu enteado, Alex, permitindo que ele a acompanhe em seus passeios para que ela conheça as belezas e os costumes do país. O problema dessa história toda é que o lindo (maravilhoso, escultural, deus grego, dono de uma tatuagem intrigante que habita os pensamentos de Ana) Alex não a suporta e a trata de forma bem grosseira e cheia de ironias o tempo todo.
Será que, com o passar dos dias em que passam juntos, Alex vai acabar cedendo e se permitindo conhecer Ana um pouco mais para, enfim, entender que ela é diferente do que havia pensado e passará a tratá-la de forma melhor? E será que ele pode decidir logo como quer se comportar em sua presença (igual um playboyzinho arrogante, ou um gentil e atencioso homem) para que ela possa desistir de desejá-lo e sonhar com ele, ou para que decida fazer isso com muito mais frequência?
Adoro conto de fadas, sejam eles modernos ou clássicos, releituras ou não. E também sou uma fã incondicional de histórias de amor. No caso do inédito contemporâneo Simplesmente Ana, assim que soube do lançamento, fiquei cheia de vontade de conhecê-lo e, quando o recebi, não tive dúvidas de que ele seria uma das minhas próximas leituras.
Apesar da ideia – garota, quando já não é mais uma criança, conhece o pai, que é rei de um país europeu e vai visitá-lo – já ter sido vista antes em “O Diário da Princesa” [série de livros muito famosa de Meg Cabot que deu origem ao filme homônimo com Anne Hathaway, que eu adooooro (livros e o primeiro filme)], e desde o momento em que li a sinopse desse livro não consegui não pensar nela (até a Ana cita essa outra história em um momento), acho que Marina Carvalho conseguiu criar algo totalmente novo, com um desenvolvimento bem diferente do proposto pela Meg, que deu muito certo e é muito bom também. Fico feliz de saber que somente o ponto inicial é parecido e gostei demais da história vivida por Ana.
Em diversos momentos, Ana foi uma personagem encantadora e eu gostei de acompanhá-la na maior parte do tempo. Entre eles, vale citar que achei muito legal ela não ter ficado cheia de reclamações e dramas quando descobriu a verdade sobre seu passado e seu pai verdadeiro, e como ela mesma diz, não tem mais idade para essas coisas e não ficou revoltada, pelo contrário, foi legal e compreensiva com sua mãe e as mentiras que ela lhe contou.
Só acho que em certas ocasiões ela ficou chatinha, ou me incomodou com suas atitudes. Primeiro, principalmente quando Alex a estava tratando mal, Ana cedia muito fácil para o que ele falava para ela falar ou fazer. Mentalmente ela dizia que não faria ou diria algo, mas ele só precisava insistir um tiquinho de nada e voilà, ela cedia.
Outra atitude que ela teve que não considero legal, seja em pessoas ou personagens, foi que em uma situação desfavorável a ela e a outra pessoa envolvida, ela preferiu acreditar em terceiros a procurar a verdade. Isso é irritante no mínimo, e infantil, batendo de frente com o outro comportamento dela, que tinha achado maduro. Não que eu mesma não tenha meus momentos de infantilidade (admito e gosto deles, oras, são quem eu sou!), mas não gosto deste em específico, não pela história em si, mas por um gosto pessoal.
Tirando essas duas coisas, Ana é uma protagonista ótima, divertida e inspiradora. Adorei conhecê-la mais e acompanhar sua história.
Quanto ao seu romance com Alex, isso não é um spoiler do livro, já que isso fica subentendido (além de ser óbvio para livros do estilo) que eles vão se envolver logo quando lemos a sinopse, eu gostei e achei fofo, mas esperava bem mais. Talvez por essa ser minha parte preferida, acho que faltou um algo a mais no relacionamento deles.
Também não gostei muito do Alex num primeiro momento por causa da forma como ele agia e a tratava. Depois ele vai mudando e passo a gostar mais dele, mas por causa do começo do livro ele não me encantou totalmente e nem me fez suspirar.
Sobre os outros personagens, adorei a sua melhor amiga, Estela (achei uma coisa no final dela meio forçada, mas enfim), sua mãe, Olívia, sua avó, Nair, Irina, sua assessora que virou amiga, sua família da Krósvia, e a cozinheira Karenina. O pai é legal também, mas não o conheci tanto assim (nem Ana), então minha opinião sobre ele é neutra.
Ah, só um comentário bobo, mas que me incomodou. Lá, grande parte das pessoas fala inglês, apesar de não ser a língua oficial, mas achei meio esquisito que o cabelereiro, que trabalha com pessoas importantes não saiba a língua, mas as crianças bem novinhas do orfanato que ela visita, soubessem perfeitamente.
Os cenários foram muito bem descritos. Eu queria que realmente existisse uma Krósvia e desejei poder visitá-la, de tão lindas que foram as descrições do local.
Achei o final, antes do epílogo (no livro não é chamado assim, mas é uma passagem de tempo de 2 anos) meio fraco e óbvio demais. Não estou dizendo que não curto clichês, porque na verdade eu gosto bastante, mas senti falta de alguma coisa um pouco mais emocionante ali. Já o final do livro mesmo eu curti mais, achei bem fofo. Também gostei da “brincadeirinha” que a autora faz com o leitor nesse momento.
Eu adoro livros que fazem parte de séries (algumas pessoas querem me bater agora que eu sei hahahah Mas, gosto é gosto! :P), e como gostei tanto dessa história, queria, sim, uma continuação para ela.
Preciso comentar sobre essa capa, que é simplesmente maravilhosa! A Editora Novo Conceito se empenhou para fazer um trabalho lindo e, definitivamente, conseguiu. A versão impressa tem verniz localizado no título e nome da autora. Já a diagramação está simples, com fonte em tamanho normal e bom espaçamento.
Com uma deliciosa história sobre uma princesa da modernidade, que traz lições de amadurecimento e nos inspira na busca pelos sonhos, através de uma narrativa leve e divertida, com personagens especiais, indico a leitura para amantes do gênero.
Avaliação









Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Eu confesso ter um pouco de preconceito pelo livro por me lembrar justamente de "O diário da princesa" embora digam que seja bem diferente e etc ainda sim fico com pé atrás, mas vejo tantas ótimas resenhas que pretendo sim dar uma chance ao livro!


    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida pra ler esse livro *-*
    Ele realmente lembra o Diario da Princesa, mas eu adoro esse mundo mágico onde a vida de uma simples garota vira de cabeça pra baixo e de repente ela é uma princesa ♥ aiaiaiai Muito fofo!!
    Concordo com vc, também não gosto de personagens que não procuram a verdade e acredita em terceiros deixando o leitor morrendo de raiva!!E outra princesa tem que ter atitude né gente =)
    Mas mesmo assim minha vontade de lê-lo não diminuiu e assim que eu conseguir adquiri-lo vou ler correndo!! rsrsrs
    Essa capa é um sonho, acho muito linda!!
    Bjus
    szane@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Chance Extra – Estou participando da Fan Page da Editora Novo Conceito”.

      Excluir
  3. Essa nova roupagem que estão dando aos contos de fadas deixa a gente com uma super vontade de conferir a história de uma outra perspectiva. Confesso que o que me deixou com vontade de ler livro foi a capa, depois a história e ai quando eu soube que era uma autora nacional e que o livro esta sendo super bem comentado pronto, foi mais do que vontade, tornou-se um desejo.
    Eu particularmente gosto de histórias românticas e com essa proposta então que o livro apresenta, não tem como não desejar lê-lo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. danydanizinha1@hotmail.com
      “Chance Extra – Estou participando da Fan Page da Editora Novo Conceito”.

      Excluir
  4. Assim como a Andy acima diz que teve preconceito de ler este livro porque se parecia com "O diário da princesa", confesso que eu também tive. Mas depois dessa resenha animada e empolgante e descobrir que o livro tem a sua originalidade, até certo ponto porque fica meio óbvia a leitura pra quem já sabe como essas historinhas são, eu decidi incluir na minha gigante lista de livros ainda não lidos. Até porque, bons clichês também nos fazem muito bem. :) ribeirorichele@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que resenha boa! Adoro me deparar com blogueiras que não medem palavras ao resenhar, hehe. Definitivamente, a primeira coisa que vem à cabeça quando se lê a sinopse é: O Diário da Princesa. Mas, por como vc disse na resenha, as histórias nem aparentam ser tão semelhantes. Vem cá, o livro é grande? Com muitas páginas? Eu acho que um livro único tem que ser grande, se não... Não imagino como um autor poderia construir muito bem um personagem em apenas um livro e em poucas páginas.
    Adorei saber também que Krósvia não existe. Isso quer dizer que a autora criou sua própria cultura, e isso é tãao legal! Um pontinho a mais para Simplesmente Ana. Acho meesmo que esse entrou para a wishlist!

    Beijos
    biancakteles@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sabe, qdo eu vi a capa deste livro, me apaixonei na hora, depois, li a sinopse e desanimei, pq lembrava muito um filme, mas volto a desejar ele toda vez que leio uma resenha positiva! OMG! Doida neh? Rsrsrssrrsrs

    Adorei a resenha Thata!

    Bjo ^ ^

    Rockanapcm1@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra: estou participando do twitter da editora Novo Conceito.

      Excluir
  7. Também fico irritada quando as protagonistas são meio chatinhas. Quando elas preferem acreditar em terceiros, ao invés de tirar a história a limpo... Esse tipo de livro não faz muito o meu estilo, mas às vezes, abro exceções.

    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito
      @Leila_C_S

      Excluir
  8. A história é tudo de bom. Adorei conhecer mais um pouco a Ana e sua história. Que coisa, você descobrir que é uma princesa, assim sem mais nem menos. Que revolução na vida de Ana e que dificuldade também. Ter que se adaptar as novas regras e lidar com gente da realeza. A autora pelo que vi soube caprichar na história e estou mais que ansiosa pra ler. Amei.
    elizabethmsalles@hotmail.com
    Chance extra: estou participando do twitter da editora Novo Conceito

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro mas ainda não $obrou tempo. Já vi muitas comparações com O Diário de Uma Princesas porem para mim isso não importa muito por que não li nenhum dos livros da série, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, pela sinopse já da para esperar alguns clichês e para mim isso não tem problema. Só fui reparar que a autora é brasileiro um bom tempo depois.
    gisa_oliveira07@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra: estou participando do twitter da editora Novo Conceito
      @GixOliveira

      Excluir
  10. Li um pedaço desse livro é gostei bastante, nem parece com diário da princesa ou com a escrita de Meg, muito pelo contrário é pela diferença de escrita que deixa o livro bom. Só porque tem princesa não quer dizer necessariamente que parece com os diários... Vou ler o livro inteiro assim que possível, pois além de cativar o leitor nas primeiras páginas Marina Carvalho soube desenvolver bem a história! :-) Em relação sa capa achei bastante bonita e o azul me chamou bastante atenção!
    fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra - participando da Fan Page no Skoob da editora novo conceito

      Excluir
  11. Acho que essa paixão por contos de fadas nos acompanha dede a infância e é difícil achar alguém que não se encante por um bom conto de fadas. Quando li Simplesmente Ana, não sabia bem o que esperar mas me surpreendi de forma muito positiva. Gostei dos personagens, das referências musicais que ela faz, do cenário brasileiro. Também gostei de Ana ter aceitado o seu destino sem dramas e tragédias. Concordo que às vezes ela era irritante também, e como você, também não gostei quando ela preferiu acreditar em terceiros. Sobre o inglês eu também achei estranho que o cabeleireiro não entendesse o idioma ... mas no geral a história é muito boa de ler, parece que é uma amiga que está nos contando a história. Gostei demais da sua resenha, que apontou sem problemas os pontos fortes e fracos da trama e deixou sua opinião bem clara, além de dar um apanhado geral da história de forma muito competente.

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Acho a capa deste livro linda, e a história é fascinante. Eu também adoro contos de fadas, mas também não li o livro da Meg, mas pretendo ler os dois.
    quizy@ig.com.br

    ResponderExcluir