O livro da loucura e das curas - Regina O'Melveny

Vários dias depois de ter terminado "O livro da loucura e das curas", de autoria de Regina O'Melveny, ainda me encontro anestesiada. Não há outra palavra para definir este título que não "arte". Regina, em seu romance de estreia, consegue centralizar inúmeros sentimentos em uma única obra. Apesar de este ser o primeiro romance da norte-americana, ela tem experiência com a escrita de poesias, o que talvez tenha colaborado para a criação dessa prosa tão delicada.
A história contada é a de Gabriella Mondini, uma médica impedida de exercer sua profissão simplesmente por ser mulher - a trama se passa na Itália do século XVI, época na qual o gênero era fator limitante para que uma pessoa fosse ou não considerada cidadã. O pai de Gabriella foi quem a ensinou o ofício, mas agora a protagonista se encontra sem seu maior guia: seu pai embarcou em uma viagem com o objetivo de conhecer e catalogar as mais diversas doenças conhecidas e desconhecidas, e, por meio de uma carta, anuncia que não pretende retornar para a família. Sem esse amparo masculino, porém, Gabriella não pode ser considerada médica. E ela, decidida a não permitir que isso ocorra, parte em busca de seu pai com o objetivo de fazê-lo voltar.
Gabriella é singular. Confesso que não esperava toda essa rebeldia e determinação por parte de uma personagem feminina em um contexto tão patriarcal. Ela ilustra o espírito guerreiro compartilhado por inúmeras mulheres que sobrevivem aos mais devastadores meios. Ela é forte o suficiente para demonstrar que cultura alguma domina, efetivamente, as mulheres. Além de Gabriella, outros dois personagens conquistam a atenção do leitor: Olmina e Lorenzo, criados de sua residência e, posteriormente, seus companheiros de viagem.
Procurando por seu pai, Gabriella passa por muitas cidades. Um recurso sensacional oferecido pelo livro é um mapa que ocupa duas páginas, auxílio que se mostra como em excelente diferencial. Ao acompanhar seu trajeto, o leitor conhece várias doenças que hoje são consideradas sentimentos, tais como angústia e inveja. Esses trechos convidam a uma interessante reflexão sobre sensações ruins e suas implicações não somente físicas, mas também psicológicas.
O viés histórico também é impactante: "O livro da loucura e das curas" permite que tenhamos contato com uma realidade pouquíssimo habitual, na qual mulheres cheias de importantes e úteis conhecimentos são condenadas e taxadas de bruxas. É muito interessante ter contato com esta época através da perspectiva de Gabriella, tão visionária, tão a frente de seu tempo.
A Novo Conceito mais uma vez não decepciona com a diagramação deste volume. Não tenho receio de dizer que a capa desse livro tem a melhor textura que já conheci, dotada de uma sensação fantástica e muito atrativa. O papel utilizado na impressão também é de excelente qualidade, as páginas amareladas facilitam a leitura e deixa o aspecto ainda mais bonito.
"O livro da loucura e das curas", apesar de voltado para um público mais maduro, é recomendado para todos que querem se envolver em uma trama muitíssimo bem construída, repleta de elementos históricos. Recomendo especialmente para o público feminino, para que as mulheres aprendam a cada vez mais que esse conceito de sexo frágil é absurdamente ultrapassado - mulheres, sem importar a cultura na qual estão inseridas, podem ser absolutamente o que elas quiserem ser.
Quotes:
"Tornei-me tão transparente quanto o vidro através do qual espiava, perigosamente invisível até para mim mesma. Foi então que percebi que deveria colocar minha vida em movimento, caso contrário, eu desapareceria." (Página 17)
"Não mandarei ninguém atrás de você, meu pai, decidi naquela noite. Eu mesma irei." (Página 28)
Avaliação














Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Sua resenha me deixou muito contente, pois a história que você contou da personagem e sua busca pelo pai me encantou. Já estava pensando em ler e agora com certeza não vou deixar passar. Obrigada pelos comentários tão especiais a respeito da história.
    elizabethmsalles@hotmail.com
    “Chance Extra – Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito”.

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda! Acho que esse livro é indicado para mim... Adorei a resenha e estou morrendo de vontade de ler o livro!
    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito

      Excluir
  3. Dizem que os livros que tem mapas são os melhores. Eu fiquei super a fim de ler o livro desdo lançamento. A capa me agradou, a história me despertou o interesse.
    Gostei da resenha, ainda não tinha lido nenhuma sobre o livro. Fora que o fato da personagem ser forte e ir atrás daquilo que almeja mesmo numa época em que as mulheres não eram tão valorizada me deixam mais interessada ainda em ler o livro.
    Beijos.
    danydanizinha1@hotmail.com
    Chance Extra - Canal no Youtube da Novo Conceito

    ResponderExcluir
  4. Acho a capa desse livro lindíssima, isso por que nem vi em minhas próprias mãos e o titulo também é forte e diferente.
    Tenho muita vontade de lê-lo, já andei lendo resenhas sobre ele e acho que ele aborda o assunto "sexo frágil" em uma época que isso era ainda mais real.
    As vezes livros maduros tem muito a ensinar e esse me parece repleto de ensinamentos.E os elementos históricos dão um charme á mais nas cenas!!
    Quero muito ler!!
    Bjinhus
    szane@hotmail.com
    “Chance Extra – Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito”.

    ResponderExcluir
  5. Outro livro que tenho e ainda não li! Olha, já li várias resenhas deste livro, mas, poxa, a sua ficou fantastica!!!!! Adorei mesmo! Deu até vontade de começar a lê-lo agora! Adoro histórias assim, onde a personagem é forte e enfrenta seus obstáculos!

    bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Chance Extra – Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito”

      Excluir
  6. Mesmo você indicando ao público feminino rsss, o lerei, pois me interessou bastante a história e também sobre os sentimentos de inveja e angústia que eram consideradas doenças, quero saber como isso era diagnosticado... rss :-)

    fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra - participando da Fan Page no Skoob da Editora novo conceito

      Excluir
  7. Eu adorei a resenha deste livro, com certeza lerei, e vai ser muito interessante, porque faz pouco tempo que me inscrevi em um concurso de redação sobre a igualdade de gêneros, onde defendi a ideia de que a mulher não deveria ser tratada como inferior ao homem, que ambos têm direitos iguais. Ter a oportunidade de ler sobre como as mulheres eram tratadas naquela época, vai me fazer amadurecer ainda mais em minha ideia.

    gabriella-lucia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito

      Excluir
  8. Sinceramente, eu nunca, n-u-n-c-a havia ouvido falar deste livro... E agora, eu estou com uma vontade surpreendente de lê-lo. A resenha me chamou atenção principalmente no ponto em que se refere ao "sexo frágil", que apesar de ser "ultrapassado" como você disse, é ainda muito usado por machistas, ou até mesmo próprias mulheres dizendo serem isto.
    Vou lê-lo, sem dúvidas!

    alanis.a.alberes@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Não tive oportunidade de ler esse livro ainda, mas ao analisar sua resenha, percebo que estou perdendo tempo em não ler. Sua resenha foi a mais completa que li do livro até agora, pois não fazia ideia de todo esse contexto histórico. É um tema que ainda me arrepia, ao pensar que houve um tempo em que bastava a pessoa ter um pensamento diferente e já era taxada de bruxa e a mulheres eram o alvo preferido. Isso me chamou muito a atenção na sua resenha, quando você comenta sobre a protagonista ser uma mulher forte, decidida e com atitudes muito à frente do seu tempo. Talvez por ser mulher esse fato me marcou muito, pois sabemos das dificuldades pelas quais passamos, mesmo estando em uma época história mais igualitária em alguns pontos. Essa busca da protagonista pelo pai deve render momentos fascinantes e pretendo ler o quanto antes. Belíssima resenha!

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. O titulo já é bem chamativo e lgoo propoe uma leitura cheia de mistério e aventuras, simplesmente eu quero. Bela resenha, me deu ainda mais vontade de te-lo. EU QUERO PARTICIPAR! fro_thielly@hotmail.com

    ResponderExcluir