A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra – Robin Sloan

Demorei um pouco a fazer a resenha a seguir, porque tive uma certa dificuldade em organizar os diversos temas apresentados e trabalhados nesse livro, mas vamos lá, vamos tentar explicar do que se trata afinal o livro A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, do autor Robin Sloan da editora Novo Conceito.
A trama gira em torno do personagem Clay Jannon, um web designer que se vê a procura de um novo emprego depois da crise que assolou os EUA, e que depois de muito procurar se vê aceitando uma vaga no período da madrugada em uma livraria 24 horas.
Mas, depois de alguns dias de trabalho, ele percebe que a livraria é uma fachada para um catálogo maior que fica nas prateleiras altas da livraria, e que são procurados esporadicamente por pessoas singulares. Intrigado com o mistério que cerca o catálogo pré-histórico, ele começa a investigar o que eles significam com a ajuda de seus amigos.
A primeira coisa a dizer sobre o livro é o fato de se passar por um período em uma livraria e depois trabalhar com livros. Nós que amamos ler sabemos como é encantador ler sobre outras pessoas que adoram livros, e isso aparece aqui de forma identificativa.
A segunda coisa é se você é um geek ou um nerd vai se esbaldar. Temas como Google, RPG, computadores e tecnologia são recorrentes, e confesso que me fizeram ficar perdidas algumas vezes, afinal não sou conhecedora das tecnologias de quem trabalha desenvolvendo softwares, e uma personagem, a Kat Potente, simplesmente só fala sobre e através da tecnologia.
Clay é alguém que sonha em ser grande, mas que por um azar do destino não conseguiu virar na vida. Ele quase é bom nas coisas que faz, mas não o suficiente para conseguir um emprego que ganhe bem. Mas isso não o impede de tentar, fazer e acontecer dentro de suas vontades. Embora entre os personagens ele seja o mais limitado (e acredite ele é bem inteligente), ele é quem faz tudo acontecer ligando todas as pontas e personagens da história.
Kat Potente, uma garota que surgiu na livraria acaba virando sua namorada (mas tire seu cavalinho da chuva se você espera romance, isso é praticamente inexistente), e trabalha no Google, e digo sem medo que é uma garota problemática. Ela simplesmente vive todo tempo em uma realidade virtual e não consegue estabelecer uma conversa sem conversar através de termos tecnológicos. É bem chatinha e sem noção, mesmo sendo muito inteligente.
Neel é o melhor amigo de Clay. Era o típico nerd que sofria bullying na escola, mas hoje é dono de uma empresa bem sucedida que tem os melhores modelos de peitos virtuais, e é o grande financiador das aventuras de Clay. Estabeleceu uma relação sincera e de fidelidade com o amigo através do livro As Crônicas da Balada do Dragão (será que existe? eu quero lê-lo =P) o livro favorito de ambos.
Mat é um de seus colegas de quarto que trabalha com efeitos especiais, mas feitos na mão e não no computador. É solicitado diversas vezes e é sempre disponível para qualquer necessidade.
O Mr. Penumbra é um velhinho doce e divertido. Fica encantado com todas as descobertas de Clay, e aceita largar todos os anos de trabalho duro feito sem tecnologia pelas propostas de Clay de inserir os computadores na livraria e na ajuda quanto ao mistério que ronda o acervo.
Talvez você esteja se perguntando do que afinal se trata o tal mistério, mas como um bom mistério é bom ser descoberto ao poucos e de forma tranquila no silêncio da noite. A narrativa é feita em primeira pessoa, com uma diagramação simples e uma capa charmosa e atraente.

 A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra é original, mistura temas que eu nunca pensei em misturar e nos trás ao final uma grande lição, embora não seja nada inovador, e seja até óbvia. É uma grande aventura através de uma sociedade secreta, os escritórios do Google e a vida de um nerd/geek muito curioso que pode nos dar uma pista sobre a eternidade. =P

Avaliação









Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Hummm....Infelizmente não me interessei na história!! =S
    Me pareceu chata e arrastada.Posso estar errada mas não pretendo ler.Concordo com vc que um bom mistério tem que ser desvendado aos poucos mas também não pode ser parado néah!!Acho que o que não gostei mesmo foi do enredo em si não me chamou atenção!!A capa é bem charmosa =)
    Bjus
    szane@hotmail.com

    "Chance Extra – Estou participando da Fan Page da Editora Novo Conceito”.

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu gostei da capa e sinopse, pensei que seria abordado um tema totalmente diferente, ai li resenhas....., muitas! E não gostei. Infelizmente este é um livro que eu não leria.,,,, triste!

    Bjo ^ ^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra - estou participando da fan page da Novo Conceito.

      Excluir
  3. Esse livro já vem me intrigando há tempo... Acho que é por causa da capa. Não imaginava que a história fosse assim. Mas, como você diz que tem mistério, já estou interessada em ler.

    @Leila_C_S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito

      Excluir
  4. Estava ansiosa pra ler este livro, mas depois de ler várias resenhas dizendo que o livro não era grande coisa fiquei triste e decepcionada. Mais lendo sua resenha agora, fiquei mais contente e curiosa. Pois a história tem tudo que mais gosto: aventura, mistério e ação. Quem sabe eu não aprecie? Ansiosa pra ler novamente. Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com
    Chance extra - estou participando da fan page da Novo Conceito.

    ResponderExcluir
  5. A primeira coisa que me chamou atenção e claro, foi a livraria. Ter uma história que envolva livros já deixa a gente instigado e com vontade de ler.
    Mas, essa coisa de ter muitos temas me deixou com o pé atrás. Não gosto de ler livros que me deixam perdidas no decorrer da leitura.
    Mesmo assim, ainda pretendo ler.
    Beijos.
    danydanizinha1@hotmail.com
    Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito

    ResponderExcluir
  6. Nossa me surpreendi agora, já havia visto o livro porem não tinha me chamado a atenção mas agora depois de ler a resenha percebi que ele é mais do que eu imaginei. Antes não acreditava que leria mas acabei de mudar de ideia.
    gisa_oliveira07@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance Extra – Estou participando do Twitter da Editora Novo Conceito.

      Excluir
  7. Apenas pela sinopse não tem como imaginar que a história tem tantos elementos diferentes, mesclando o novo e o antigo. Acho que aí está a importância da sua resenha, que sem entregar nada do enredo e nem do mistério presente no livro, conseguiu explicar a história e deixar aquela vontade de ler. Acho que para todos nós, leitores, quando trata-se de uma livraria envolvida, nossa atenção já é aguçada e já temos vontade de ler, mas sua resenha reforçou ainda mais essa vontade.

    vanildarm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Howdу just ωanteԁ to give you
    a quісk heads uρ. The wοrds in your content ѕeemto be
    running off the screеn in Opera. I'm not ѕuгe if thiѕ is
    a fοrmattіng iѕsue or something to ԁο with wеb browser compatibility but I thought I'd post to let yοu knоw.
    The deѕign lоokgгeat thоugh!
    Hoρe you get the ρroblem fixеd soοn.

    Kudos

    Feеl free to vіsіt my wеbsite monster beat studio

    ResponderExcluir
  9. eu me identifiquei com o livro, porque eu fico dois dias da semana toda hora pedindo pra sair pra sala pra ir pra biblioteca que so abre segunda e terça, aqui não tem livraria ai a seca aumenta. Eu gostei, adoro um nerd u-u EU QUERO! fro_thielly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Não havia me interessado pelo livro desde o lançamento, pois a capa não me chamava muita atençao, mas depois de ler sua resenha, meus olhos o vejam diferente agora, me interessei bastante pela historia... apesar de nao saber muito sobre tecnologia, espero tambem nao ficar perdido na hora da leitura rsss.. ;)

    fabricio-fenix2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chance extra - partcipando da fan page no skoob da editora novo conceito

      Excluir
  11. Eu me interessei por este livro desde o lançamento. Adoro o enredo que se passa em uma biblioteca e todo o mistério que o envolve.
    quizy@ig.com.br

    ResponderExcluir