Sherlock Holmes: Um estudo em vermelho - Sir Arthur Conan Doyle

"Um estudo em vermelho" propõe um enigma terrível e invencível para a polícia, que pede auxílio a Holmes: um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto uma expressão de pavor. Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções narrado por seu amigo Dr. Watson, interlocutor sempre atento e não raro maravilhado com a inteligência e talento do detetive.
Essa é a primeira história de Sherlock Holmes e o primeiro livro publicado por Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930). Muito mais do que um livro de estreia, esta história nasceu clássica, com seu ritmo vertiginoso de suspense e mistério que consagraria seu protagonista Sherlock Holmes como o mais apaixonante e popular detetive da história da literatura. A história foi editada pela primeira vez na revista Beeton’s Christmas Annual e logo fascinou inúmeros leitores, para quem o endereço do detetive — 221B Baker Street, Londres — se tornou uma das ruas mais famosas da literatura.
Como definir meu sentimento por Sherlock Holmes? Os livros do personagem são simplesmente instigantes, ótimos, e, sem dúvida, não encontrei algum outro que superasse estas incríveis obras, embora existam alguns títulos investigativos realmente bons no mercado atual, não achei algum que me deixasse com aquela cara "como eu nunca imaginei que ele era o culpado?", porque me sinto assim em todas as histórias de Sherlock.
 Este livro em especial é o primeiro mistério que o autor escreveu sobre nosso querido Holmes, mas a história é contada através do ponto de vista de Watson, que, na procura de alguém para dividir o aluguel, acaba por encontrar o excêntrico, Sr. Holmes.
Quote do livro (espero que gostem):
         ''Ora este artigo – disse, apontando com a minha colher de ovo, enquanto me sentava para tomar o café de manhã – Sei que você já o leu, pois o marcou. Não nego que seja muito bem escrito. Mas me irrita. É evidentemente a teoria de um desocupado de poltrona que desenvolve todos esses pequenos paradoxos bem delineados no isoladamente da sua sala. Não é prático. Gostaria de vê-lo sentado num vagão de terceira classe no metrô, com a tarefa de dizer as profissões de todos os seus acompanhantes de viagem. Aposto que mil contra um que ele não saberia dizer.
         - Você perderia o seu dinheiro – Holmes observou calmamente – Quanto ao seu artigo, fui eu que o escrevi." - Pág.30 da versão da Editora L&PM Pocket.
  Confesso que não li na ordem cronológica dos livros, porque da primeira vez que fui à livraria comprá-los, eles não tinham este volume em especial, e a mocinha que trabalhava lá disse que poderia ler os outros sem 'ficar perdida', mas eu recomendaria ler na ordem cronológica (hábito meu).
    A história é muito boa, apesar de eu achar que O cão dos Baskerville, é praticamente insuperável hahahaha. Sério, é outro nível de literatura hahaha.
      Em relação aos personagens eu só posso dizer que eu acho impossível não amar a dupla Sherlock e Watson, eles são simplesmente incríveis. Uma personalidade completa a outra, uma vez que nosso detetive favorito tem uma personalidade um tanto singular, né?!
     Ao longo do livro aprendemos e nos surpreendemos junto com Watson sobre as descobertas que seu incrível colega nos revela.
     Antes de terminar, uma nota, gente, sério, eu quase comprei a versão da editora Zahar, digo quase por que é um verdadeiro mimo aquelas edições super fofas que eles fazem, mas eu acabei comprando da L&PM Pocket, porque é quase 30 reais a menos, se não me engano os da Zahar giram em torno de 40 reais, mais ou menos. Eu compro os da Zahar quando tem mais de um conto, tipo aquele da capinha verde que me parece ter 12 contos, não tenho certeza. Mas parece que eles estão publicando versões mais baratinhas também.

   Enfim, leiam Sherlock Holmes! Você que é fã de livros do gênero, e até mesmo se você nunca leu achando que não vai gostar, leia porque as chances de você sair amando este livro é MUITO GRANDE. Com certeza darei 5 casinhas e um bônus para este livro, porque merece.
Avaliação






Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro do Holmes, acredita? Sou fã dos filmes, mas, como sempre acontece, os livros devem ser bem melhores neh?

    Adorei sua resenha, quero ler tbm! rsrsrsrsrs

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler algum livro do Sherlock Holmes, até por que adoro o gênero...Livros que nos fazem quebrar a cabeça mas mesmo assim n~~ao conseguimos desvendar nadinha!! rsrsrs
    Também não me lembro de ter assistido algum filme então lerei os livros primeiro ;)
    Achei a capa um charme de puro mistério!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de ler o livro de Conan Doyle

    ResponderExcluir