Fale! – Laurie Halse Anderson

Primeiramente vou começar falando que eu já estava muito empolgada para ler esta obra antes mesmo dela ser lançada aqui no Brasil pela editora Valentina. Isso porque minha amiga já havia comentado sobre este livro, que virou um filme chamado "O Silêncio de Melinda", e que foi estrelado pela Kristen Stewart (protagonista da versão cinematográfica da famosa série de livros que originou o filme de mesmo nome, “Crepúsculo”, e suas continuações).
Então, quando tive a oportunidade de ler esta obra, devorei em poucos dias e agora venho contar para vocês as minhas opiniões a respeito deste livro.
“Fale!” conta a história de Melinda, uma garota que após ir a uma festa dos veteranos e ser a responsável por chamar a polícia e fazer vários jovens estudantes serem presos, passa a ser odiada por todos e sofrer bullying na escola, sem nem ao menos ninguém se interessar pelo motivo que a fez fazer essa ligação para polícia, nem mesmo sua melhor amiga quis saber, e, por isso, ela não tem com quem conversar.
Sua vida passa por maus bocados e ela vê suas notas caindo, vira uma pessoa odiada e sem amigos, vê seus pais, que supostamente deveriam estar sempre a apoiando, ficarem o tempo todo brigando entre si, ou trabalhando, sem nem ao menos prestar atenção nela, fazendo com que ela se sinta triste, sozinha e, para piorar, ela acaba machucando a si mesma, como uma forma de tentar fazer passar a dor que está dentro de si.
“Fale!” nos apresenta a história de uma garota que tem muito para falar, mas não tem quem ouvir, e, com isso, consegue trazer de uma forma simples e rápida uma leitura emocionante e que consegue mexer com nossos sentimentos do início ao fim, nos deixando comovidos com a história de nossa protagonista, que acaba passando por situações bem ruins.
A narrativa deste volume é rápida e fluida, e consegue nos prender do começo até o final. O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem principal, o que foi bem legal, já que assim conseguimos entender tudo o que estava passando com ela, seus pensamentos e o motivo dela ser uma pessoa que acabou parando de falar com todos, o motivo dela ter feito aquela ligação. A história consegue ser leve, mesmo trazendo um tema mais sério que é, consequentemente, mais pesado, e tenta passar uma forma de ensinar os jovens a lidar com seus medos e também a falar sobre o que acontece consigo mesmo, como tudo que Melinda acabou passando (que não vou contar para não acabar sendo um spoiler, mas foi algo bem sério).
A capa é bem legal, tem bastante sentido – quando você ler a história vai entender –, e é linda, além de ser soft touch (aveludada) em sua versão impressa. A diagramação, como em todos os livros já publicados pela Editora Valentina, está perfeita, com letras não muito grandes, mas que funcionaram para mim, e bem separadas, deixando a leitura confortável por mais tempo, além disso, as páginas são amarelas, o que ajuda bastante. O livro é dividido em partes e no começo de cada uma, há uma página com uma silhueta de uma árvore, e os números das páginas, encontrados no rodapé, estão lindos também, com uma arvorezinha os enfeitando.

Recomendo este livro a todas as pessoas que gostem de um ótimo título que aborda assuntos sérios de uma maneira leve e quase educativa, e que consegue mexer com nossos sentimentos desde a primeira página até o fechamento da última, sendo uma leitura que permanece na nossa memória mesmo depois ser finalizada.
Avaliação



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Não conhecia o livro e nem o filme... vou procurar para assisti-lo, se me interessar, quem sabe, compro o livro.

    Adorei a resenha, me deixou bem curiosa!

    bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olha confesso que nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro mas eu olhava a capa e por não gostar muito dela não dava nada por ele =S
    O velho habito de julgar pela capa =/ E agora leio essa resenha incrível que me deixou com aguá na boca para conhecer mais da historia!!
    Ainda mais depois de saber que ele já tem adaptação vou procurar lê-lo em breve e depois correr para assistir o filme!!
    Bjus

    ResponderExcluir